Quer saber como aumentar o limite do cartão de crédito para poder comprar o que você precisa?

Quando você recebe uma proposta ou solicita um cartão, ele vem com um limite preestabelecido pela empresa emissora de acordo com seu perfil de crédito.

Só que, com o passar do tempo e conforme você utiliza o cartão de crédito, esse limite tende a subir para se ajustar às necessidades, renda e hábitos financeiros que você possui.

Neste artigo, você vai conferir dicas para acelerar esse aumento de limite e conseguir o crédito que você precisa.

Continue lendo e aproveite o conteúdo exclusivo!

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Se você quer aprender como aumentar o limite do cartão de crédito, saiba que existem vários caminhos possíveis para isso.

Confira nossas dicas e conquiste o valor que você deseja.

1. Pague a fatura sempre em dia

A primeira dica de como aumentar o limite do cartão de crédito é a mais básica: pagar sua fatura sempre em dia.

Ao respeitar o vencimento, você mostra à instituição financeira que tem compromisso com suas dívidas e que não costuma atrasar o pagamento.

Esse é um ótimo sinal para a empresa e contribui com a formação de um perfil de crédito confiável — e, consequentemente, com a liberação de um limite maior para suas compras.

Para garantir que o pagamento seja feito sempre em dia, escolha uma data de vencimento próxima à do recebimento do seu salário ou outra fonte de renda mensal.

Dessa forma, você sempre terá recursos suficientes para pagar seu cartão de crédito, que deve ser uma conta prioritária do seu orçamento.

Aqui explicamos a diferença entre a data de fechamento e a data de vencimento da fatura.

2. Pague o valor total da fatura e não parcele

Na hora de fazer o pagamento da sua fatura, opte sempre pela quitação do valor total.

Assim, você demonstra à instituição financeira que controla suas finanças e não precisa recorrer ao pagamento parcial ou mínimo.

Afinal, os juros do rotativo do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado, e alguém que tem controle do orçamento não precisa usar essa linha de crédito, que é considerada emergencial.

O mesmo vale para o parcelamento: se você parcelar a fatura, a instituição entenderá que está com dificuldades para pagar o valor total e, naturalmente, não deve receber um limite maior.

Confira dicas importantes para controlar a fatura do cartão de crédito.

3. Mantenha suas contas em dia

Além da fatura, é importante manter todas as suas contas em dia se você quer aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Isso porque os bancos utilizam diversas informações da sua vida financeira para compor seu perfil de crédito e definir qual limite deve ser liberado.

Logo, se você tem o hábito de atrasar boletos ou está em situação de inadimplência com algum credor, a empresa terá acesso a esses dados e seguirá uma política de crédito mais rígida para o seu cartão.

4. Compre mais no cartão de crédito

Uma forma simples de aumentar o limite do cartão de crédito é concentrar a maioria das suas compras em uma única fatura.

Isso porque, quanto mais você usa o cartão e paga em dia, mais dados a instituição tem para analisar sua vida financeira e considerar a liberação de mais crédito.

Obviamente, as empresas querem que seus clientes usem o cartão o máximo possível, e esse comportamento ajuda a melhorar o relacionamento com a instituição.

Por isso, se você tem uma boa organização financeira, experimente concentrar as compras em um único cartão de crédito e observe o impacto no seu limite.

banner com cta para solicitar cartão de crédito neon

5. Evite ter muitos cartões

Outra dica importante de como aumentar o limite do cartão de crédito é evitar usar muitos cartões de instituições diferentes.

Isso porque ter vários cartões em seu nome pode ser interpretado como um sinal de desorganização financeira, ou mesmo uma tentativa de conseguir mais limite sem passar pela análise de crédito de cada instituição.

6. Movimente sua conta

Além das compras no cartão de crédito, a instituição financeira também utiliza as movimentações da sua conta bancária como base para analisar um possível aumento de limite.

Então, é interessante movimentar a conta associada ao seu cartão, fazendo pagamentos, transferências, depósitos, etc.

Dessa forma, a instituição consegue avaliar melhor seus hábitos financeiros e contabilizar o volume de dinheiro que circula na sua conta.

E isso, é claro, faz toda a diferença na hora de aumentar o limite do cartão de crédito.

7. Aumente seu score

O score é a pontuação associada ao seu CPF nos birôs de crédito que determina se você é um bom pagador ou não.

O mais conhecido é o Serasa Score, que pode ser consultado gratuitamente no site da empresa. Atualmente, o Serasa utiliza quatro faixas de pontuação do score, as quais são categorizadas por cores:

  • 0 a 300 pontos (vermelho — baixo): risco alto de inadimplência;
  • 301 a 500 pontos (laranja — regular): risco médio de inadimplência;
  • 501 a 700 (amarelo — bom): risco intermediário de inadimplência;
  • 701 a 1.000 (verde — muito bom): risco baixo de inadimplência.

Para aumentar seu score e ter mais chances de conseguir um limite maior no cartão de crédito, você deve adotar práticas como:

  • Manter seus dados cadastrais atualizados;
  • Pagar as contas em dia;
  • Manter um bom histórico de pagamentos;
  • Inscrever-se no Cadastro Positivo.

Veja 6 dicas para aumentar o score e melhorar a pontuação do CPF.

8. Atualize sua renda

Os bancos e fintechs solicitam o valor da sua renda no momento da abertura da sua conta, e esse valor fica registrado como referência para o limite do seu cartão de crédito.

Então, se você tiver um aumento de salário no trabalho ou obtiver renda extra, não deixe de atualizar esse valor para comunicar a mudança à instituição.

A empresa ainda terá outros meios para confirmar sua faixa de renda, mas é importante informar sobre qualquer aumento para incentivar a concessão de crédito.

9. Faça a portabilidade de salário

Uma dica interessante para aumentar seu limite de cartão de crédito é fazer a portabilidade de salário para a conta associada ao seu cartão de crédito.

Com esse recurso, você passa a receber o salário na conta do emissor do cartão e ganha mais credibilidade junto à instituição.

Dessa forma, é mais um incentivo para um aumento de limite.

10. Poupe e invista

Por fim, poupar e investir são comportamentos que podem estimular a liberação de mais limite de crédito, visto que indicam um controle financeiro saudável.

Você pode guardar dinheiro na tradicional poupança, apesar de não ser a maneira mais recomendável, ou optar por outros investimentos de baixo risco que rendem mais, como o CDB.

Assim, você transmite uma imagem de consciência financeira e tem maior probabilidade de ter um aumento de limite.

Na Neon, você pode investir no CDB Neon a partir de R$ 10. O CDB é um investimento seguro, com liquidez diária (você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento) e tudo é feito direto pelo app.

Banner com cta para investir no CDB Neon

Quais são os critérios para aumentar limite no cartão?

Cada instituição financeira define seus critérios para aumentar o limite do cartão de crédito de seus clientes.

No entanto, há alguns pontos em comum que são observados por todas essas empresas, tais como:

  • Aumento da renda do cliente, que indica uma oportunidade para conceder um crédito maior;
  • Bons hábitos de pagamento, como pagar a fatura em dia, que sinalizam maior credibilidade para o cliente e incentivam o aumento do limite;
  • Score alto, um dos principais parâmetros para definir o risco de inadimplência de um cliente e, consequentemente, seus limites de crédito;
  • Bom relacionamento com a instituição, que é definido pela frequência e volume de movimentações, serviços contratados, recebimento de salário, etc.

Com base nesses fatores, a instituição decide qual aumento pode ser concedido no limite do cartão de crédito, sem aumentar o risco de inadimplência para a empresa.

Quanto tempo leva para aumentar o limite do cartão?

O tempo que as instituições financeiras levam para aumentar o limite do cartão de crédito de um cliente varia muito.

Nos bancos tradicionais, esse prazo costuma ser maior, enquanto os bancos digitais e fintechs conseguem incrementar o crédito mais rapidamente devido ao uso da inteligência de dados e serviços menos burocráticos.

Há pessoas que relatam receber um aumento de limite em questão de poucos meses conforme intensificam o uso do cartão e mostram boas práticas financeiras.

Então, é melhor você começar a colocar nossas dicas em prática o quanto antes para ter o crédito que deseja em menos tempo.

Aproveite e confira outras dicas financeiras em nosso blog!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.