Uma conta para menor pode representar o primeiro passo dos seus filhos em termos de educação financeira. 

Assim, eles vão se acostumando desde cedo a movimentar dinheiro e a usar uma conta bancária para cobrir seus gastos e até investir. 

Veja ao longo deste artigo como abrir esse tipo de conta e outras dicas úteis.

O que é conta para menor?

Uma conta para menor é uma conta bancária que pode ser aberta em nome de uma criança ou adolescente

Essas contas são geralmente gerenciadas pelos pais ou responsáveis legais do menor e podem ser usadas para ensinar as crianças sobre finanças e economia ou para abrir uma poupança desde cedo.

Algumas contas especiais para menores dispõem de produtos e soluções como cartões de débito sem comissão, limites de gastos diários e taxas de juros mais atrativas. 

De qualquer forma, cada banco trabalha com suas próprias tarifas, logo, o melhor a se fazer é pesquisar bem antes de abrir uma conta.

Como abrir conta para menor?

Para abrir uma conta para menor, é necessário seguir um processo específico. Geralmente, um dos responsáveis legais da criança deve visitar a instituição financeira, caso não haja a opção de abertura online.

Eles precisarão apresentar documentos como certidão de nascimento do menor, identificação, comprovante de residência e, em alguns casos, o CPF do menor. 

Após apresentar a documentação necessária, o banco ou instituição financeira irá orientar sobre os procedimentos adicionais e regras específicas para contas de menores, como limites de movimentação e tipos de conta disponíveis. 

Vale ressaltar que os detalhes podem variar de acordo com o banco. Então, é recomendável contatar diretamente a instituição desejada para obter informações específicas sobre o processo de abertura de conta para menores.

Quais as vantagens de abrir contas para os filhos?

Abrir contas para os filhos traz diversas vantagens financeiras e até educacionais, como vimos.  

Essa é uma oportunidade para ensinar responsabilidade financeira desde cedo, permitindo que as crianças aprendam a poupar, gerenciar dinheiro e planejar para o futuro. 

Além disso, criar um histórico financeiro positivo desde a infância pode ser benéfico no futuro ao solicitar empréstimos ou cartões de crédito. 

Outra vantagem é a possibilidade de economizar para objetivos de longo prazo, como educação superior, compra de um carro ou até mesmo a entrada em um imóvel.

As contas para crianças muitas vezes oferecem taxas de juros favoráveis, incentivando o crescimento do dinheiro ao longo do tempo. Além disso, podem servir como um fundo para situações inesperadas.

Lições de educação financeira para os filhos

Uma conta para menor é um passo importante na formação da criança ou jovem que tem a oportunidade de ter uma conta pela primeira vez. 

Os pais podem e devem aproveitar este momento para reforçar a educação financeira, mostrando a importância de:

  • Poupar: ensine-os a economizar parte do dinheiro recebido, criando o hábito de guardar
  • Ter um orçamento: mostre como planejar gastos, estabelecendo prioridades e limites
  • Saber a diferença entre necessidades e desejos: ajude-os a discernir o que é essencial do que é supérfluo
  • Conhecer investimentos: explique conceitos básicos sobre investir, mesmo que seja em pequena escala
  • Contrair crédito responsável: ensine também sobre os riscos do endividamento e como usar o crédito de forma responsável
  • Adotar metas financeiras: encoraje-os a definir objetivos financeiros de curto e longo prazo
  • Fazer compras conscientes: mostre como pesquisar preços e evitar compras impulsivas
  • Doações e caridade: incentive a generosidade e o apoio a causas sociais
  • Exemplo prático: seja sempre um modelo de comportamento financeiro responsável para os seus filhos.

Outra ótima dica nesse sentido é abrir uma conta digital para chamar de sua ou em nome dos seus filhos.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.