Você sabe o que acontece se não pagar o IPTU e ficar devendo para a prefeitura?
No começo, a dívida só aumenta com os juros, mas as consequências vão piorando conforme o tempo passa com o débito em aberto.
No limite, você pode até mesmo ter bens penhorados.
Por isso, continue com a gente e descubra o que acontece se não pagar o IPTU do imóvel.
O que acontece se não pagar IPTU?
Se você não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pode sofrer diversas consequências, que vão ficando mais graves com o passar do tempo.
Primeiro, a dívida começa a aumentar com a multa de atraso e os juros de mora, que podem chegar a 20% do valor devido.
Em seguida, com o passar de alguns meses, a prefeitura pode negativar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista.
Se o débito persistir após o prazo de pagamento do IPTU anual, o município inscreve a pendência em dívida ativa — o cadastro de inadimplentes do governo.
Com isso, a situação pode se complicar, porque você fica com sérias restrições de crédito e problemas para acessar serviços financeiros.
No limite, a inscrição em dívida ativa permite que a prefeitura proteste a dívida em cartório ou entre com uma ação judicial de cobrança.
Dessa maneira, se a dívida de IPTU for executada, seus bens podem ser penhorados — não o imóvel em si, mas bens como saldo em contas bancárias e veículos, prioritariamente.
Como pagar o IPTU?
No início do ano, os donos de imóveis recebem duas opções de boletos para pagar o IPTU: à vista, em parcela única com desconto, ou parcelado, geralmente em até 10 vezes.
Para fazer o pagamento, as opções são:
- Pagar os boletos enviados pelos Correios;
- Emitir a segunda via dos boletos pelo internet banking ou app bancário (também é possível emitir em caixas eletrônicos e casas lotéricas);
- Pagar pelo seu app bancário utilizando somente o número do contribuinte (cadastro do imóvel).
Além disso, algumas prefeituras oferecem a opção de débito automático, que pode ser escolhida no internet banking ao pagar o IPTU parcelado.
Como pagar IPTU atrasado?
O IPTU atrasado pode ser pago por meio do internet banking e da rede bancária conveniada, da mesma forma que os boletos quitados em dia.
O cálculo é feito de forma automática, com acréscimo de multa e juros.
Outra opção é emitir uma segunda via do IPTU no site da prefeitura do seu município.
Se o débito for inscrito em dívida ativa, é preciso fazer a consulta no site da prefeitura em uma seção específica e fazer o pagamento.
Em São Paulo, por exemplo, existe o portal Dívida Ativa, onde os contribuintes que possuem débitos em atraso podem parcelar o IPTU.
Como pagar o IPTU no cartão de crédito?
Você também pode pagar seu IPTU no cartão de crédito se a conta oferecer essa opção.
Para isso, é só escolher a forma de pagamento parcelado na hora de quitar o boleto no seu app bancário.
Dessa maneira, você pode parcelar tanto o boleto de cota única quanto os boletos de parcelas.
No entanto, essa não é uma prática muito recomendada, já que os juros podem sair caros.
De modo geral, se você precisa parcelar o IPTU, compensa mais fazer o parcelamento oficial com os boletos da prefeitura, que só não terão desconto de 3% da cota única — mas, certamente, não terão juros altos de cartões.
Entendeu o que acontece se não pagar IPTU e como quitar o imposto?
Aproveite e abra sua conta digital Neon para ter acesso a diversas formas de pagamento e manter suas contas sempre em dia.
Conta digital completa na palma da sua mão
A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!