Você sabe o que é o SiSU e como esse sistema é usado pelo MEC para selecionar estudantes?
Há mais de dez anos, essa plataforma é usada para realizar o processo seletivo de alunos para universidades públicas em todo o país.
A base para a classificação é a nota do Enem, mas o SiSU também oferece cotas para estudantes de baixa renda, alunos de escolas públicas e minorias étnicas.
Se você quer uma vaga na rede pública de ensino superior, continue a leitura para entender o que é SiSU, como ele funciona e como se inscrever no vestibular nacional.
O que é o SiSU?
SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, uma plataforma usada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer vagas em universidades públicas e selecionar estudantes.
A seleção dos candidatos ao ensino superior público é feita a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é feito alguns meses antes da abertura do sistema.
Dessa forma, o SiSU funciona como uma porta de entrada para a universidade pública, permitindo que estudantes de todo o país concorram às vagas de diversos cursos e campus.
Os candidatos podem acessar o sistema, fazer a inscrição pela internet e escolher os cursos que desejam, com base no resultado do Enem.
Ele foi criado em 2010 pelo governo federal com o objetivo de unificar os vestibulares em instituições públicas de ensino superior. Antes disso, cada instituição aplicava um processo seletivo próprio.
Por isso, o SiSU revolucionou o caminho para a educação superior no país, tornando o processo de seleção mais justo para todos.
Qual é a diferença entre o SiSU e o Enem?
A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.
Ou seja, primeiro você precisa fazer o Enem e, depois, usar a nota obtida na prova para acessar o SiSU e escolher um curso em uma universidade pública.
Dentro do sistema do MEC, os candidatos de cada curso são classificados de acordo com a sua nota do Enem.
Para que serve o SiSU?
O SiSU serve para centralizar o vestibular para as universidades públicas e facilitar a seleção de estudantes.
Além disso, ele também serve para garantir o acesso de estudantes de baixa renda e minorias ao ensino superior, pois oferece diversas cotas baseadas em classe social e etnia.
Como funciona o SiSU?
O SiSU abre suas inscrições alguns meses após a realização do Enem e, geralmente, os candidatos têm cerca de uma semana para se inscrever.
Os inscritos podem escolher até duas opções de cursos ofertados em diversas universidades públicas.
Então, o sistema classifica automaticamente os candidatos por curso, tendo a nota do Enem como critério principal.
É importante ressaltar que, ao se candidatar, o estudante tem a opção da “ampla concorrência”, que é o processo comum, e o de cotas reservadas a estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência e alunos pretos, pardos e indígenas.
Durante as inscrições, é definida a nota de corte, que é a pontuação do último candidato selecionado para o curso.
Dessa forma, os estudantes podem acompanhar a evolução da nota de corte e resultados parciais para verificar suas chances de aprovação nas universidades escolhidas.
Após a seleção, são divulgadas chamadas de aprovados e os estudantes selecionados devem comparecer às instituições para fazer suas matrículas.
Como se inscrever no SiSU?
Veja o passo a passo para se inscrever no SiSU:
- Aguarde a abertura das inscrições do SiSU (em 2023, o prazo foi de 16 a 24 de fevereiro);
- Durante o período de inscrições, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que une as plataformas do SiSU, Prouni e FIES;
- Clique no botão de inscrição e faça login com sua conta gov.br. Se você não tiver o acesso, será necessário criar uma conta gov.br;
- O sistema vai mostrar automaticamente as suas notas do Enem válido para o processo;
- Com base nas notas, escolha até duas opções de curso dentre as ofertadas;
- Confirme sua inscrição e fique de olho, pois você poderá consultar as classificações parciais e mudar de curso até o último dia de prazo, se for interessante.
Como ver o resultado do SiSU?
Assim que as inscrições são abertas, o MEC informa a data de divulgação do resultado do SiSU. Nesse dia, é só acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Consultar” nos resultados da primeira chamada.
Se você não estiver entre os aprovados, ainda pode entrar na lista de espera e ser chamado na segunda, terceira ou até quarta chamada — dependendo das matrículas.
Como calcular a nota do SiSU?
No SiSU, as instituições adotam pesos diferentes por tipo de provas do Enem.
Por exemplo, um curso de exatas vai priorizar a nota do caderno “Matemática e suas Tecnologias”, enquanto um curso de humanas deve dar mais peso à nota em “Ciências Humanas e suas Tecnologias”.
Assim, para calcular a nota do Enem, é preciso multiplicar a nota de cada prova pelo seu respectivo peso informado nas inscrições, depois dividir esse resultado pela soma dos cinco pesos.
Mas não se preocupe: o próximo sistema do SiSU faz esse cálculo automaticamente e mostra a sua nota para cada curso.
Entendeu como funciona e como se inscrever para conseguir uma vaga na universidade pública?
Aproveite e confira 10 dicas sobre como economizar dinheiro sendo estudante e 7 dicas para ganhar dinheiro sendo estudante.
E aí, vai dar uma chance para essas dicas aprendidas com a Neon? Avalie se gostou deste artigo.