A opção de pagar por aproximação movimentou no Brasil mais de R$ 190 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Utilizada em impressionantes 44,3% de todas as compras presenciais, a tecnologia NFC gerou grandes impactos positivos no cenário financeiro. Leia o texto até o final para saber tudo sobre o assunto: como pagar por aproximação, dicas de segurança e muito mais.

Como pagar por aproximação?

Não tem segredo: basta encostar na maquininha de pagamento o cartão, smartphone ou celular com tecnologia NFC. Em poucos segundos, a compra será processada sem a necessidade de digitar a senha.

É importante ressaltar que nem todos os terminais de pagamento têm habilitada a modalidade por aproximação. Portanto vale a pena conferir antes com o lojista se essa opção está disponível para uso.

Quais as vantagens de pagar por aproximação?

De maneira geral, a tecnologia de aproximação é garantia de maior praticidade durante as compras. Afinal, o titular não precisa sequer se lembrar da senha, tornando o pagamento muito mais rápido.

Outra vantagem pode ser observada em situações em que a agilidade é essencial. Por exemplo, na hora de comprar de bilhetes de transporte público ou mesmo na fila do supermercado.

Vale observar que o pagamento por aproximação facilitou as condições de higiene durante o período pandêmico, uma vez que a tecnologia minimiza o contato físico com superfícies compartilhadas, como máquinas de pagamento, reduzindo o risco de exposição a agentes causadores de doenças.

Pagar por aproximação é seguro?

A tecnologia de pagamento por aproximação possui mecanismos avançados de segurança. Por exemplo, os cartões e aparelhos eletrônicos contêm sistemas de criptografia de dados, o que impede que informações interceptadas sejam facilmente decodificadas.

Contudo, ainda que o cartão contenha proteções, ainda são necessários alguns cuidados gerais para evitar o roubo das informações bancárias. Isso porque, infelizmente, golpes e fraudes continuam sendo uma ameaça, e os usuários devem se manter conscientes do risco.

Dicas para evitar problemas com o pagamento por aproximação

Veja a seguir algumas dicas de segurança para usar a tecnologia por aproximação:

  • Não faça pagamentos em maquininhas com aparência suspeita
  • Mantenha o cartão dentro de carteiras com tecnologia que bloqueia a leitura por aproximação
  • Monitore regularmente as movimentações bancárias e ative as notificações do aplicativo digital
  • Restrinja o limite do cartão, para evitar maiores estragos em caso de golpes.

Além disso, evite deixar os dispositivos com NFC expostos ou em locais de fácil acesso a estranhos. Como mencionamos antes, existem golpes tecnológicos que utilizam máquinas de leitura por aproximação, que podem facilmente acessar os dados do cartão.

Leia também: Como pagar com Google Pay usando o cartão Neon?

Como desativar o pagamento por aproximação?

Tudo vai depender do banco que emitiu o cartão de crédito. Isso porque cada instituição financeira tem suas próprias diretrizes internas.

Geralmente, o procedimento pode ser feito no próprio aplicativo bancário. Na aba de configurações, basta selecionar o cartão e temporariamente desabilitar o pagamento por aproximação.

Atenção: alguns modelos de cartões incluem chips de aproximação que não podem ser desativados. Nesses casos, é feito o bloqueio total do cartão.

Como os procedimentos variam, verifique as instruções com o atendimento ao cliente para receber orientações específicas, combinado?

Lembre-se de desativar a funcionalidade sempre que houver perda ou roubo do cartão ou dispositivos eletrônicos conectados à conta bancária. É uma forma de evitar o uso indevido do cartão.

Coloque em prática estas dicas de como pagar por aproximação com segurança e mantenha-se longe dos golpes!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.