Quanto custa uma fertilização in vitro? Descubra como funciona

Quer saber quanto custa uma fertilização in vitro? Veja os valores, como funciona, se tem como fazer pelo SUS e quanto custa ter um filho.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mãos em laboratório fazendo análise

A indagação sobre quanto custa uma fertilização in vitro ecoa nos corações de muitas pessoas cujo desejo de ter filhos é confrontado por desafios na concepção natural.

Em meio às complexidades da jornada reprodutiva, a medicina reprodutiva é uma aliada valiosa.

No entanto, realizar esse sonho tem um custo significativo, e compreender os aspectos financeiros é essencial nessa jornada.

Neste texto, vamos abordar quanto custa uma fertilização in vitro, como funciona esse tratamento, se é possível fazê-lo pelo SUS, quais os custos associados a ter um filho e como se planejar financeiramente.

Quanto custa uma fertilização in vitro?

A fertilização in vitro é um tratamento médico complexo, que envolve medicamentos, consultas, exames, procedimentos laboratoriais e, como tal, envolve valores consideráveis.

Fatores como clínica e infraestrutura oferecida, região, tipo de medicamento e congelamento de material influenciam no quanto custa uma fertilização in vitro.

A resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina, veta a divulgação de preços na propaganda ou publicidade de serviços médicos, mas estima-se que, em média, o tratamento pode oscilar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil.

Essa cifra pode se elevar quando há necessidade de mais de um ciclo para alcançar o sucesso na concepção.

Se a mulher optar por doar alguns óvulos para serem usados em outras pacientes, o custo pode cair, já que a receptora pagará por parte do tratamento da doadora.

Há ainda uma opção de engravidar por meio da fertilização in vitro sem impactar no orçamento, que é pelo SUS.

Explicaremos essa possibilidade mais adiante, mas antes, entenda como funciona a fertilização in vitro.

Como funciona a fertilização in vitro?

Fertilização in vitro significa fecundar um óvulo em laboratório e, após formado o embrião, transferir para o útero da futura mamãe.

Esse processo se dá em diferentes etapas, que começa com a realização de exames, como de sangue, genéticos e de imagem.

Então, com um tratamento hormonal, é realizada a estimulação ovariana para o desenvolvimento de folículos, que, por sua vez, são monitorados com ultrassonografia.

Posteriormente, os óvulos são coletados em laboratório, bem como o sêmen do futuro papai, e então a fertilização é realizada.

É feita então uma análise qualitativa dos óvulos fecundados e, após preparo do útero com medicamentos, os embriões são transferidos, buscando uma implantação bem-sucedida.

Se necessário, os óvulos podem ser congelados para tentativas futuras.

Como fazer fertilização in vitro pelo SUS?

Se o quanto custa uma fertilização in vitro impede seus planos de formar uma família, saiba que ainda há esperança realizando o procedimento pelo SUS.

Isso mesmo, o Sistema Único de Saúde oferece tratamentos gratuitos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

No entanto, pode ser necessário comprar alguns medicamentos que não são fornecidos e, em alguns casos, pagar outros custos, como o dos materiais de laboratório.

Para ser elegível ao procedimento pelo SUS, é preciso cumprir alguns requisitos, como idade máxima na primeira consulta, que varia de 35 a 40 anos, além de comprovação de infertilidade e necessidade do tratamento.

Há ainda critérios que variam conforme o hospital público, como peso e índice de massa corporal, número mínimo de folículos ovarianos, número máximo de cesáreas já realizadas e não ter doenças crônicas graves.

São nove hospitais da rede pública no Brasil que oferecem a fertilização in vitro pelo SUS.

O primeiro passo é marcar uma consulta em uma Unidade Básica ou Posto de Saúde.

A partir daí, serão feitos os encaminhamentos necessários para os centros de reprodução humana dos hospitais participantes.

Claro, há uma extensa fila de espera, que pode levar até sete anos para atendimento.

Quanto custa ter um filho? Planeje-se!

Agora que você já sabe quanto custa uma fertilização in vitro, é hora de ampliar os cálculos.

Ter filhos envolve muitos custos, que vão desde enxoval, alimentação, medicamentos, produtos de higiene, plano de saúde, carrinhos, berço, banheira e outros itens a roupas, brinquedos, material escolar, educação e mais.

Comece agora mesmo a fazer seu planejamento financeiro, calcule todos os gastos de ter um filho, incluindo quanto custa uma fertilização in vitro, e comece a poupar.

E para acompanhar suas receitas e despesas de perto, utilize a planilha de gastos mensais.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 11

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO