Empreendedorismo por necessidade e oportunidade são duas formas bem diferentes de começar um novo negócio.
Na primeira, o empreendedor é motivado por uma situação difícil, como o desemprego e a falta de dinheiro.
Na segunda, a motivação é encontrar uma oportunidade promissora no mercado e buscar a independência financeira abrindo um negócio próprio por escolha.
Por isso, vamos mostrar qual a diferença entre empreendedorismo por necessidade e oportunidade, além de dar exemplos e dicas para você começar um negócio.
Continue lendo e descubra qual a melhor forma de se tornar um empreendedor.
Diferença de empreendedorismo por necessidade e oportunidade
Empreendedorismo por necessidade e oportunidade são dois caminhos possíveis para o início de um negócio, e a principal diferença entre eles é a motivação.
Confira a seguir as definições desses dois conceitos.
O que é empreendedorismo por necessidade?
Empreendedorismo por necessidade é a abertura de novos negócios motivada pelo desemprego, más condições de trabalho ou renda insuficiente.
Quem empreende dessa forma geralmente está desempregado ou tem uma ocupação que não proporciona renda suficiente para manter a qualidade de vida.
Portanto, o empreendedorismo se torna uma solução para trabalhar de forma autônoma, obter renda e melhorar as condições financeiras da família.
Nesse caso, abrir uma empresa não é exatamente uma escolha ou objetivo para o empreendedor, mas sim uma saída para uma situação difícil.
De modo geral, o empreendedorismo por necessidade cresce conforme aumenta a taxa de desemprego em um país.
Afinal, a falta de oportunidades no mercado de trabalho empurra a população para atividades autônomas que se transformam em negócios próprios.
O que é empreendedorismo por oportunidade?
Empreendedorismo por oportunidade é a abertura de novos negócios motivada pela percepção de uma demanda no mercado.
Por isso, quem empreende dessa forma costuma estar em uma situação mais confortável, na qual pode escolher entre diferentes áreas profissionais e planejar a abertura de um negócio conforme as tendências de um setor.
Nessa posição, o empreendedor fica de olho nas oportunidades do mercado e resolve abrir um negócio ao enxergar perspectivas de independência financeira e ganhos superiores.
Dessa forma, o empreendedorismo é realmente uma escolha, e não uma fuga para escapar do desemprego e da falta de perspectiva.
Exemplo de empreendedor por necessidade
Um exemplo típico de empreendedorismo por necessidade é a abertura de negócios por mães que foram demitidas após a licença-maternidade.
Como essa prática ainda é comum em empresas, infelizmente, surgem as mães empreendedoras para contornar a discriminação e garantir sua ocupação no mercado.
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Outro exemplo de empreendedorismo por necessidade é a situação do refugiado empreendedor.
Esse fenômeno acontece quando pessoas que tiveram que sair de seus países de origem às pressas, por causa de guerras e perseguições, abrem negócios nos novos países que as acolhem.
Isso porque é muito difícil para um refugiado conseguir um emprego normal, devido às diferenças de qualificação, burocracia, barreiras de idioma e até mesmo o preconceito.
Logo, abrir um negócio se torna uma saída para conseguir uma renda rapidamente e reconstruir a vida.
Um último exemplo é o afroempreendedorismo, um movimento empreendedor de pessoas negras que driblam o racismo e a desigualdade de oportunidades abrindo suas próprias empresas.
Como a população negra tem menor escolaridade e ainda sofre preconceito no mercado de trabalho, empreender se torna um caminho mais igualitário para conquistar a independência financeira.
Esses foram alguns exemplos específicos, mas, de modo geral, qualquer trabalhador pode ficar desempregado e decidir abrir um negócio para conseguir renda com urgência.
Alguns abrem uma loja na própria garagem ou escolhem algo para vender no porta-malas — o importante é ter uma fonte de renda imediata, mesmo sem dinheiro para investir.
Exemplo de empreendedor por oportunidade
Um exemplo de empreendedor por oportunidade é um profissional da área de vendas que tem um emprego fixo e uma vida financeira estável, mas tem vontade de empreender para aumentar seus ganhos e ser independente.
Então, ele identifica uma tendência de alimentação saudável e resolve usar um dinheiro que tem guardado para montar uma loja de produtos naturais.
Outro exemplo é uma mulher que trabalha como manicure em um salão de beleza e percebe uma oportunidade de abrir uma loja de roupas, devido ao contato com a clientela em potencial.
Por fim, um contador cansado de sua profissão pode decidir abrir uma tabacaria para seguir uma tendência de mercado e ter maior potencial de ganhos.
Nesses casos, os profissionais já têm uma carreira estável, mas querem ir além e trabalhar por conta própria, à frente de seus próprios negócios.
Ressaltando que não é preciso ter uma renda alta ou um cargo de destaque para empreender por oportunidade.
Basta enxergar uma demanda em um mercado e decidir que vale mais a pena investir nela do que continuar no emprego atual.
Qual o melhor empreendedorismo: por necessidade ou oportunidade?
Em tese, o empreendedorismo por oportunidade tem mais chances de sucesso, uma vez que o empreendedor tem tempo e recursos para se planejar ao montar o negócio.
Além disso, quem empreende dessa forma normalmente é mais capacitado e já tem ampla experiência profissional, aumentando a probabilidade de prosperar com a empresa.
Já o empreendedor por necessidade encontra mais dificuldades, pois, de modo geral, nunca esteve à frente de um negócio, não tem um bom capital inicial e sabe pouco sobre gestão.
No entanto, ele também pode se dedicar à gestão de seu negócio e ser bem-sucedido, desde que consiga superar esses desafios.
Inclusive, a urgência em conseguir uma renda pode ser uma força motriz poderosa para impulsioná-lo nessa jornada e manter a motivação.
Logo, são pontos de partida muito diferentes, já que quem empreende por oportunidade tem diversas vantagens na atividade, mas ambos têm chances de sucesso.
Para o país como um todo, é melhor que surjam mais empreendedores por oportunidade, pois isso é reflexo de uma economia mais saudável e desemprego em baixa.
Panorama do empreendedorismo por oportunidade no Brasil
O Brasil é um país cada vez mais empreendedor.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo GEM em parceria com o Sebrae, publicada no G1, o número de brasileiros que pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75%.
Ao todo, 50 milhões de pessoas têm o objetivo de começar um negócio no país.
Na série histórica da pesquisa, é a primeira vez que “ter uma empresa” ocupa o lugar de segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas pelo desejo de viajar.
Além disso, o estudo mostra que a taxa de empreendedorismo no Brasil é de 18% — um índice considerado alto para um país emergente.
Empreendedorismo por necessidade em tempos de crise
Apesar da alta taxa de empreendedorismo, quase metade dos empreendedores brasileiros são motivados pela necessidade, devido ao contexto de crise e recessão econômica.
Segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), publicados no G1, 48,9% dos novos negócios do Brasil são abertos por essa razão.
O número representa uma leve queda em relação aos 50,4% registrados durante o auge da pandemia, mas ainda é consideravelmente alto.
No mesmo período, a taxa de desemprego ficou em 11,2%, com mais de 12 milhões de brasileiros em busca de emprego.
Naturalmente, quando falta trabalho no mercado formal, as pessoas buscam o trabalho autônomo e o empreendedorismo para garantir sua sobrevivência.
Por isso, vemos a abertura de novos negócios disparando em tempos de dificuldades econômicas.
Como ter sucesso no empreender?
Se você quer ter sucesso no empreendedorismo, seja por necessidade ou oportunidade, siga nossas dicas:
- Escolha um ramo de atividade com o qual você se identifique e que esteja relacionado à sua atuação profissional (ou pelo menos a um hobby)
- Pesquisa as tendências de negócios para entender quais produtos e serviços estão em alta
- Entenda quem é seu público-alvo e se existe demanda para o produto ou serviço que você pretende oferecer no segmento escolhido
- Faça uma análise de concorrência antes de entrar no mercado-alvo, observando como seus concorrentes se posicionam, o que vendem, quais preços praticam, etc.
- Faça cursos do Sebrae, que são gratuitos e oferecem muito conteúdo de qualidade para formar pequenos empreendedores
- Tenha um capital inicial suficiente para começar o negócio e um capital de giro para cobrir as contas nos primeiros meses, quando a empresa ainda não estiver gerando lucro
- Aprenda sobre gestão financeira e entenda como fazer o fluxo de caixa do seu negócio, para garantir finanças equilibradas desde os primeiros meses da empresa.
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