Empreender por necessidade ou oportunidade: quais as diferenças?

Quais as diferenças entre o empreender por necessidade e por oportunidade? Veja os principais desafios de cada modelo.
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Boa notícia para quem quer aumentar os lucros: existem inúmeras opções de coisas para vender fácil e garantir uma boa renda no fim do mês. Escolher bem os produtos de sua loja é o primeiro passo para gerar resultados e fidelizar seus clientes! A seguir, confira 20 dicas imperdíveis de como se tornar um microempreendedor de sucesso! 15 coisas para vender fácil como MEI Muitas vezes, nos falta inspiração para definirmos o catálogo da nossa loja, não é mesmo? Isso é totalmente compreensível, já que são infinitas as possibilidades comerciais.  Nesse sentido, conhecer os tipos de produtos com boa saída permite que você economize tempo — e dinheiro. Continue lendo e fique por dentro do que mais vende nas lojas de microempreendedores individuais (MEI). 1. Roupas  Não tenha dúvidas: vender roupas é um clássico do empreendedorismo. Afinal, a procura por vestuário é constante! Veja alguns dos nichos que mais movimentam a indústria da moda: Trajes de banho: maiôs, biquínis e saídas de praia Roupas de frio (nos meses de outono/inverno): suéteres, moletons e cardigans Roupas sociais: calças de alfaiataria, camisas de linho Pijamas. Leia também: Como abrir uma loja de roupas femininas. 2. Peças usadas A venda de produtos de segunda mão é outra possibilidade prática para gerar uma renda extra. Isso por conta da recente valorização de práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais. De livros velhos a roupas e acessórios, são inúmeras as possibilidades de lucro com a economia circular. Saiba como montar um brechó. 3. Bijuterias Assim como as roupas, os acessórios “da moda” estão em constante atualização.  Com isso, surge a chance de sempre lançar novos estilos de adereços, como brincos, anéis e colares.  E mais: se você gosta de trabalhos manuais, é possível fabricar seus próprios materiais! Veja como fazer suas bijuterias e empreender com sucesso! 4. Maquiagens Batom, base, rímel, blush e até sombras coloridas… o mercado de cosméticos é gigantesco, oferecendo espaço para quem quer começar a empreender do zero.  Uma boa dica é se tornar revendedora de marcas conhecidas e garantir sua primeira clientela. Separamos alguns conteúdos para você conferir: Como revender Eudora? Como revender Boticário? Como revender Quem Disse Berenice? Como revender Natura? 5. Calçados A venda de calçados também é uma ideia para quem deseja atuar como microempreendedor individual.  Existem cidades no Brasil que são famosas por serem polos de fabricação de sapatos, como os municípios paulistas de Franca e Jaú.  Quem mora perto dessas regiões, garante a facilidade de conseguir estoque a custo mais acessível. 6. Velas aromáticas Com baixo custo inicial, fabricar velas aromáticas é uma opção interessante para quem é artesão. Ao variar formatos, cores e aromas, é possível criar coleções criativas e muito acessíveis.  Dicas de aromas: lavanda, camomila, canela, café, alecrim e até frutas cítricas. 7. Sabonetes artesanais Sabonetes artesanais são produtos populares por conta de seus ingredientes naturais e sustentáveis. Por exemplo, é frequente o uso de óleos essenciais, ervas e aditivos naturais que beneficiam a pele.  Além da formulação caprichada, invista em forminhas para criar sabonetes com formato criativos, como ursinhos e frutas. 8. Decoração de festa temática Não tem erro: o setor de festas movimenta o comércio o ano todo. Isso porque, além dos feriados comemorativos, os aniversários também geram alta demanda por decoração temática. Veja só alguns itens muito procurados: toppers de bolo ilustrados, centros de mesa, painel de desenho animado, lembrancinhas e sacolinhas-surpresa. Saiba como fazer artesanato de resina para suas decorações de festa. 9. Kit festas Ainda no ramo das festas, existe a opção de atuar como MEI vendendo conjuntos prontos de itens pré-selecionados para festas.  Por exemplo, um kit de festa junina pode vir com alimentos típicos, decorações de bandeirinhas e prendas para os jogos. 10. Itens personalizados A venda de itens personalizados é um ramo lucrativo e muito diverso. Afinal, as estampas podem ser aplicadas em incontáveis materiais, como camisetas, chaveiros, canecas e capas de almofadas. Para cada tipo de técnica de personalização, existem equipamentos específicos. Assim, faça uma análise da viabilidade financeira para definir os investimentos mais adequados financeiramente. Leia também: o que é controle financeiro empresarial? 11. Doces Se você possui habilidades culinárias, já sabe: vender doces artesanais como MEI é uma ótima maneira de começar a empreender. Confira algumas ideias de sucesso: Bolo gelado Bolo de pote Brigadeiro Brownie Cookies Trufas Pão de mel Cupcakes Pé de moleque e pé de moça. 12. Salgados Já que mencionamos os doces, não podemos deixar de citar os salgados! Com o CNAE de venda ambulante de alimentos, o MEI pode comercializar produtos como tortas, empadas, quiche, coxinha e muito mais. Outra opção é preparar lanches. Como abrir uma lanchonete com o CNPJ MEI. 13. Itens de papelaria Cadernos, bloquinhos de anotação, canetas coloridas e borrachas de formatos variados: os itens de papelaria fazem sucesso com clientes de todas as faixas etárias! Você pode revender itens de outras marcas ou produzir artesanalmente seus produtos. Saiba como montar uma papelaria de sucesso. 14. Livros  Sejam novos, usados ou digitais, vender livros é uma tradicional atividade comercial. Procure por plataformas específicas, como a Estante Virtual, e monte sua loja online. 15. Infoprodutos Por fim, mas não menos importante: os produtos digitais!  Se você tem conhecimento técnico aprofundado em alguma área, vale a pena montar cursos, e-books e outros infoprodutos para garantir um bom dinheiro.  A seguir, explicamos mais sobre o que vender fácil nas plataformas digitais. Coisas para vender fácil na internet Com o fortalecimento dos aplicativos de e-commerce, todos os produtos que sugerimos podem ser vendidos facilmente pela internet.  Atualmente, os próprios consumidores dão sinais de preferência pelas lojas digitais. Pesquisas indicam que 51% dos brasileiros preferem fazer compras online do que em estabelecimentos físicos. Veja 50 dicas do que vender na internet. Por que abrir um MEI ajuda a vender mais? Se você ainda não abriu sua empresa formalmente, saiba que o CNPJ MEI oferece muitas vantagens práticas para os empreendedores: Reduzida carga burocrática, permitindo que o MEI foque seus esforços na divulgação e venda de produtos Baixo valor tributário mensal, o que facilita o lucro da empresa Permissão para emitir nota fiscal, fortalecendo a imagem de seriedade da empresa perante os clientes. Sem contar os benefícios do INSS e a facilidade de adquirir crédito bancário. Todo o procedimento de abertura do MEI leva apenas poucos minutos e é 100% gratuito. Com o app MEI Fácil por Neon, você abre seu CNPJ pelo celular e ainda acessa inúmeras funcionalidades para seu dia a dia como microempreendedor. Agora que você conhece a lista de coisas para vender fácil, não perca mais tempo: abra seu CNPJ com a MEI Fácil por Neon!

Empreendedorismo por necessidade e oportunidade são duas formas bem diferentes de começar um novo negócio.

Na primeira, o empreendedor é motivado por uma situação difícil, como o desemprego e a falta de dinheiro.

Na segunda, a motivação é encontrar uma oportunidade promissora no mercado e buscar a independência financeira abrindo um negócio próprio por escolha.

Por isso, vamos mostrar qual a diferença entre empreendedorismo por necessidade e oportunidade, além de dar exemplos e dicas para você começar um negócio.

Continue lendo e descubra qual a melhor forma de se tornar um empreendedor.

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Diferença de empreendedorismo por necessidade e oportunidade

Empreendedorismo por necessidade e oportunidade são dois caminhos possíveis para o início de um negócio, e a principal diferença entre eles é a motivação.

Confira a seguir as definições desses dois conceitos.

O que é empreendedorismo por necessidade?

Empreendedorismo por necessidade é a abertura de novos negócios motivada pelo desemprego, más condições de trabalho ou renda insuficiente.

Quem empreende dessa forma geralmente está desempregado ou tem uma ocupação que não proporciona renda suficiente para manter a qualidade de vida.

Portanto, o empreendedorismo se torna uma solução para trabalhar de forma autônoma, obter renda e melhorar as condições financeiras da família.

Nesse caso, abrir uma empresa não é exatamente uma escolha ou objetivo para o empreendedor, mas sim uma saída para uma situação difícil.

De modo geral, o empreendedorismo por necessidade cresce conforme aumenta a taxa de desemprego em um país.

Afinal, a falta de oportunidades no mercado de trabalho empurra a população para atividades autônomas que se transformam em negócios próprios.

O que é empreendedorismo por oportunidade?

Empreendedorismo por oportunidade é a abertura de novos negócios motivada pela percepção de uma demanda no mercado.

Por isso, quem empreende dessa forma costuma estar em uma situação mais confortável, na qual pode escolher entre diferentes áreas profissionais e planejar a abertura de um negócio conforme as tendências de um setor.

Nessa posição, o empreendedor fica de olho nas oportunidades do mercado e resolve abrir um negócio ao enxergar perspectivas de independência financeira e ganhos superiores.

Dessa forma, o empreendedorismo é realmente uma escolha, e não uma fuga para escapar do desemprego e da falta de perspectiva.

Exemplo de empreendedor por necessidade

Um exemplo típico de empreendedorismo por necessidade é a abertura de negócios por mães que foram demitidas após a licença-maternidade.

Como essa prática ainda é comum em empresas, infelizmente, surgem as mães empreendedoras para contornar a discriminação e garantir sua ocupação no mercado.

Veja dificuldades e inspirações de empreendedorismo feminino

Outro exemplo de empreendedorismo por necessidade é a situação do refugiado empreendedor.

Esse fenômeno acontece quando pessoas que tiveram que sair de seus países de origem às pressas, por causa de guerras e perseguições, abrem negócios nos novos países que as acolhem.

Isso porque é muito difícil para um refugiado conseguir um emprego normal, devido às diferenças de qualificação, burocracia, barreiras de idioma e até mesmo o preconceito.

Logo, abrir um negócio se torna uma saída para conseguir uma renda rapidamente e reconstruir a vida.

Um último exemplo é o afroempreendedorismo, um movimento empreendedor de pessoas negras que driblam o racismo e a desigualdade de oportunidades abrindo suas próprias empresas.

Como a população negra tem menor escolaridade e ainda sofre preconceito no mercado de trabalho, empreender se torna um caminho mais igualitário para conquistar a independência financeira.

Esses foram alguns exemplos específicos, mas, de modo geral, qualquer trabalhador pode ficar desempregado e decidir abrir um negócio para conseguir renda com urgência.

Alguns abrem uma loja na própria garagem ou escolhem algo para vender no porta-malas — o importante é ter uma fonte de renda imediata, mesmo sem dinheiro para investir.

Exemplo de empreendedor por oportunidade

Um exemplo de empreendedor por oportunidade é um profissional da área de vendas que tem um emprego fixo e uma vida financeira estável, mas tem vontade de empreender para aumentar seus ganhos e ser independente.

Então, ele identifica uma tendência de alimentação saudável e resolve usar um dinheiro que tem guardado para montar uma loja de produtos naturais.

Outro exemplo é uma mulher que trabalha como manicure em um salão de beleza e percebe uma oportunidade de abrir uma loja de roupas, devido ao contato com a clientela em potencial.

Por fim, um contador cansado de sua profissão pode decidir abrir uma tabacaria para seguir uma tendência de mercado e ter maior potencial de ganhos.

Nesses casos, os profissionais já têm uma carreira estável, mas querem ir além e trabalhar por conta própria, à frente de seus próprios negócios.

Ressaltando que não é preciso ter uma renda alta ou um cargo de destaque para empreender por oportunidade.

Basta enxergar uma demanda em um mercado e decidir que vale mais a pena investir nela do que continuar no emprego atual.

Qual o melhor empreendedorismo: por necessidade ou oportunidade?

Em tese, o empreendedorismo por oportunidade tem mais chances de sucesso, uma vez que o empreendedor tem tempo e recursos para se planejar ao montar o negócio.

Além disso, quem empreende dessa forma normalmente é mais capacitado e já tem ampla experiência profissional, aumentando a probabilidade de prosperar com a empresa.

Já o empreendedor por necessidade encontra mais dificuldades, pois, de modo geral, nunca esteve à frente de um negócio, não tem um bom capital inicial e sabe pouco sobre gestão.

No entanto, ele também pode se dedicar à gestão de seu negócio e ser bem-sucedido, desde que consiga superar esses desafios.

Inclusive, a urgência em conseguir uma renda pode ser uma força motriz poderosa para impulsioná-lo nessa jornada e manter a motivação.

Logo, são pontos de partida muito diferentes, já que quem empreende por oportunidade tem diversas vantagens na atividade, mas ambos têm chances de sucesso.

Para o país como um todo, é melhor que surjam mais empreendedores por oportunidade, pois isso é reflexo de uma economia mais saudável e desemprego em baixa.

Panorama do empreendedorismo por oportunidade no Brasil

O Brasil é um país cada vez mais empreendedor.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo GEM em parceria com o Sebrae, publicada no G1, o número de brasileiros que pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75%.

Ao todo, 50 milhões de pessoas têm o objetivo de começar um negócio no país.

Na série histórica da pesquisa, é a primeira vez que “ter uma empresa” ocupa o lugar de segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas pelo desejo de viajar.

Além disso, o estudo mostra que a taxa de empreendedorismo no Brasil é de 18% — um índice considerado alto para um país emergente.

Empreendedorismo por necessidade em tempos de crise

Apesar da alta taxa de empreendedorismo, quase metade dos empreendedores brasileiros são motivados pela necessidade, devido ao contexto de crise e recessão econômica.

Segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), publicados no G1, 48,9% dos novos negócios do Brasil são abertos por essa razão.

O número representa uma leve queda em relação aos 50,4% registrados durante o auge da pandemia, mas ainda é consideravelmente alto.

No mesmo período, a taxa de desemprego ficou em 11,2%, com mais de 12 milhões de brasileiros em busca de emprego.

Naturalmente, quando falta trabalho no mercado formal, as pessoas buscam o trabalho autônomo e o empreendedorismo para garantir sua sobrevivência.

Por isso, vemos a abertura de novos negócios disparando em tempos de dificuldades econômicas.

Como ter sucesso no empreender?

Se você quer ter sucesso no empreendedorismo, seja por necessidade ou oportunidade, siga nossas dicas:

  • Escolha um ramo de atividade com o qual você se identifique e que esteja relacionado à sua atuação profissional (ou pelo menos a um hobby)
  • Pesquisa as tendências de negócios para entender quais produtos e serviços estão em alta
  • Entenda quem é seu público-alvo e se existe demanda para o produto ou serviço que você pretende oferecer no segmento escolhido
  • Faça uma análise de concorrência antes de entrar no mercado-alvo, observando como seus concorrentes se posicionam, o que vendem, quais preços praticam, etc.
  • Faça cursos do Sebrae, que são gratuitos e oferecem muito conteúdo de qualidade para formar pequenos empreendedores
  • Tenha um capital inicial suficiente para começar o negócio e um capital de giro para cobrir as contas nos primeiros meses, quando a empresa ainda não estiver gerando lucro
  • Aprenda sobre gestão financeira e entenda como fazer o fluxo de caixa do seu negócio, para garantir finanças equilibradas desde os primeiros meses da empresa.

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O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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