As vendas na Black Friday são uma oportunidade perfeita para melhorar os resultados do final do ano, limpar o estoque e faturar alto.
Se você está à frente de um negócio, não importa o seu tamanho ou setor de atuação, não dá para deixar de aproveitar a data.
Mas, para entrar com tudo na sexta-feira de descontos, você precisa se preparar, ter criatividade nas ofertas e investir em divulgação.
Para ajudar, preparamos um guia super completo para impulsionar seus resultados em uma das datas comerciais mais importantes do nosso calendário.
Continue lendo e aproveite suas vendas na Black Friday!
Como foram as vendas da Black Friday em 2023?
Em 2023, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 5,2 bilhões durante a Black Friday, segundo levantamento da Neotrust e ClearSale divulgado por IstoÉ Dinheiro.
Esse valor representou uma queda de 15,1% em relação à edição anterior, quando as vendas totalizaram R$ 6,1 bilhões.
Apesar da redução no faturamento, o ticket médio de compra subiu, confirmando uma previsão feita pela RTB House e publicada no Terra.
O ticket médio alcançou R$ 636,66, o equivalente a um aumento de 2,1% em comparação com 2022.
Em relação aos meios de pagamento, destaque para o Pix, que saltou 65% em relação ao ano anterior, conforme dados da Wake.
E vale destacar que esses são dados de vendas na Black Friday apenas no meio online, mas lojas físicas também podem aproveitar muito a data.
Ainda não cobra no Pix? Saiba como usar para receber de clientes
Qual a expectativa de vendas para a Black Friday em 2024?
A expectativa para a Black Friday de 2024 é otimista.
Outro levantamento da Wake, divulgado pelo IstoÉ Dinheiro, revela que 66% dos brasileiros estão planejando participar do evento.
Muitos consumidores, inclusive, pesquisam preços com antecedência para aproveitar as melhores ofertas, o que é um indicativo das oportunidades da data.
Neste ano, ferramentas de comparação de preços e cashback devem ganhar ainda mais relevância.
Tudo indica que essa preparação vai fazer com que os consumidores comprem de maneira mais estratégica nesta edição Black Friday.
Por isso, negócios mais bem preparados para vender mais na Black Friday saem na frente.
Como vender na Black Friday?
A Black Friday é uma campanha nacional de adesão livre, logo, qualquer negócio pode vender nessa data utilizando o nome do evento.
Para participar, você só precisa criar sua promoção de Black Friday, oferecendo descontos atrativos e condições especiais para seus clientes na última sexta-feira de novembro.
Se você vende em um marketplace (shopping online) ou tem uma loja em um shopping, por exemplo, pode participar de campanhas especiais promovidas pela plataforma ou administração local.
Ainda neste texto, vamos listar todas as dicas sobre como se dar bem vendendo na Black Friday. Então, continue lendo!
Não sabe como vender online? Veja dicas para começar e alavancar as vendas.
Produtos mais vendidos na Black Friday
De acordo com o relatório da Neotrust, as categorias de produtos que mais tiveram pedidos na Black Friday 2023 foram:
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Eletroportáteis
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Esporte e Lazer
- Móveis
- Telefonia
- Informática
- Ar e Ventilação.
Já em termos de faturamento, o top 3 ficou da seguinte forma:
- Eletrodomésticos: 20,7% do total comercializado, com R$ 1 bilhão em faturamento
- Eletrônicos: 15,4% do total comercializado, com R$ 767 milhões em faturamento
- Telefonia: 11,7% do total comercializado, com R$ 587 milhões em faturamento
- Moda e acessórios: 7,3% do total comercializado, com R$ 362 milhões em faturamento.
Como aumentar as vendas na Black Friday em 6 dicas
Como está a motivação para começar?
Chegou a hora de colocar o seu plano em prática com estas dicas especiais para aumentar suas vendas na Black Friday:
1. Prepare-se com antecedência
A Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro, ou seja, vai cair no dia 29 de novembro de 2024.
No entanto, se você quer aumentar suas vendas, precisa começar a planejar sua campanha com antecedência. De preferência, dois meses antes da data.
Dessa forma, você terá tempo para planejar seu estoque, estimar a demanda e criar promoções que realmente fazem a diferença para os consumidores.
Saiba como fazer uma promoção e veja exemplos reais para você se inspirar!
2. Estenda a Black Friday
Muitas empresas usam a tática de estender a Black Friday para aumentar o período promocional e vender mais.
Você pode entrar nessa onda e fazer a “Black Week” (semana de descontos) ou o “Black November” (novembro de descontos).
Dessa forma, seus clientes terão mais tempo para aproveitar as ofertas e seu ticket médio pode aumentar.
Depois da Black Friday, ainda tem a Cyber Monday na segunda-feira, um dia voltado especialmente para desconto em itens eletrônicos e de informática.
3. Planeje seu estoque
Um dos principais problemas enfrentados pelos lojistas durante a Black Friday é o controle de estoque, uma vez que é comum que produtos se esgotem ou, pior, acabem parados por não terem a saída esperada.
Por isso, você precisa fazer uma previsão de demanda para evitar que falte ou sobre itens na época de descontos.
Negocie com seus fornecedores para fazer os pedidos com antecedência e garantir a disponibilidade dos produtos mais vendidos.
Se puder entrar em algum acordo de consignação, vale a tentativa para a Black Friday.
4. Cuide do atendimento
O atendimento ao cliente é um ponto-chave para aumentar as vendas na Black Friday.
Afinal, os clientes buscam empresas que ofereçam um tratamento personalizado, sejam ágeis para atender a solicitações e transparentes em relação aos preços e condições.
Para garantir suas vendas na Black Friday, ofereça canais de atendimento eficientes para seus clientes, como chat online, WhatsApp e e-mail.
Se possível, disponibilize FAQ e assistente virtual para tirar dúvidas mais comuns rapidamente, sem a necessidade de um contato do cliente.
No caso de lojas físicas, é importante contratar funcionários temporários para as épocas de aumento do movimento.
Assim, você assegura um pessoal qualificado para atender seus clientes durante a Black Friday.
5. Seja criativo nas promoções
Os clientes esperam promoções extraordinárias na Black Friday, e você deve atender a essa expectativa.
Não sabe o que fazer? Veja algumas ideias:
- Ofereça descontos progressivos (ex.: 10% off na primeira peça, 20% na segunda e assim por diante)
- Ofereça cashback (ex.: 5% de dinheiro de volta)
- Crie um desconto especial para compras no Pix
- Prepare um brinde especial e ofereça nas compras a partir de um determinado valor
- Venda kits de produtos com descontos especiais
- Ofereça seu melhor desconto no produto de maior saída, de modo que o volume de vendas compense a queda da margem de lucro
- Utilize o marketing de urgência (ex.: descontos válidos apenas por 24 horas)
- Ofereça frete grátis em compras acima de um determinado valor
- Realize pré-vendas exclusivas com descontos antes da Black Friday
- Implemente um programa de indicações (ex.: desconto adicional para clientes que indicarem amigos)
- Aposte em redes sociais com conteúdos interativos e promoções específicas.
Aqui ensinamos como fazer publicidade em redes sociais.
6. Crie um senso de urgência
Já ouviu falar em gatilhos mentais? São técnicas usadas para influenciar o comportamento do consumidor.
Entre os principais gatilhos que podem impulsionar as vendas na Black Friday, o de urgência se destaca.
Para aproveitar o poder dessa estratégia, aposte em ofertas com prazos curtos, como promoções relâmpago.
Essa abordagem desperta no cliente a sensação de urgência, incentivando-o a agir imediatamente.
7. Divulgue suas ofertas
De nada adianta preparar promoções incríveis para a Black Friday se você não fizer uma divulgação adequada, certo?
Na loja física, aposte em uma decoração temática da data com adesivos, banners, folders e o que mais sua imaginação e orçamento permitirem.
Na loja virtual, prepare banners e popups promocionais.
Para os dois tipos de negócio, vale investir em ações de marketing digital, como:
- Divulgar suas ofertas nas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok. Se possível, faça posts patrocinados para alcançar públicos segmentados
- Enviar e-mail marketing para seus clientes com as melhores promoções da Black Friday
- Enviar mensagens no WhatsApp por meio das listas de transmissão
- Investir em anúncios no Google, por meio do Google Ads, e em produtos patrocinados no Google Shopping.
8. Invista no pós-venda para fidelizar
Com estratégias adequadas de pós-venda e relacionamento, é possível transformar clientes ocasionais da Black Friday em clientes recorrentes.
Além de acompanhar a satisfação do comprador e fornecer o suporte necessário após a compra, procure estabelecer um programa de fidelidade e ofereça ofertas exclusivas e personalizadas.
Se for enviar e-mails promocionais, lembre-se de seguir as recomendações da LGPD para o uso de dados pessoais, ok?
Aqui estão as melhores dicas para fidelizar clientes.
Vale a pena fazer uma campanha de vendas para a Black Friday?
Ainda indeciso sobre participar da Black Friday 2024?
Apesar de a edição anterior não ter superado os números de anos anteriores, a data continua sendo uma das mais relevantes para o varejo e ainda representa uma grande oportunidade para lojistas.
A Black Friday não só ajuda a aumentar o volume de vendas, como também pode ser uma chance de conquistar novos clientes e fidelizá-los.
Lembre-se de seguir as dicas que compartilhamos aqui e crie uma campanha de vendas bem estruturada para atender às expectativas dos clientes que estão ainda mais atentos este ano.
E então, tudo pronto para arrasar nas vendas da Black Friday?
Aproveite e veja também como aumentar as suas vendas.