Golpes no Instagram: conheça e evite as ciladas mais comuns

Ameaças de golpe no Instagram são frequentes, mas você pode se proteger. Saiba como e entenda como os criminosos agem nessa rede.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Exclamação amarela sobre fundo azul

Ser vítima de um golpe no Instagram, infelizmente, pode acontecer com qualquer usuário da plataforma. Não que ela seja insegura, mas as ações de fraudadores na internet, incluindo as redes sociais, são cada vez mais ousadas e elaboradas.

Muitas vezes, fica difícil perceber a ameaça e, nesses casos, os prejuízos podem ser grandes. Estima-se que pelo menos 58% dos brasileiros já sofreram algum tipo de crime cibernético.

Se você ainda não faz parte dessa estatística ou quer evitar passar por um novo golpe, é fundamental ficar atento às ciladas mais comuns e se proteger.

Acompanhe as dicas deste texto, foque na sua segurança e evite perder dinheiro.

8 dicas sobre como evitar um golpe no Instagram

O golpe no Instagram é um dos tantos que endossam a estatística e fazem do Brasil o quinto país do mundo com mais ataques cibernéticos no ano.

Em busca de vítimas vulneráveis, os golpistas virtuais estão apenas à espera de uma oportunidade para cometer um crime.

Para evitar cair no golpe no Instagram e em outros tantos pela internet, separamos algumas dicas preventivas.

Acompanhe.

1. Fuja das mensagens que solicitam dados

Uma mensagem fraudulenta, normalmente, pede alguma informação pessoal, como dados bancários ou mesmo documentos pessoais.

Se você receber esse tipo de abordagem, desconfie e proceda com total cautela. Ignorar talvez seja o melhor a fazer.

2. Use sempre URLs oficiais

Nada de fazer login por um link de uma mensagem, pois pode ser um caso de phishing no Instagram (crime virtual que tenta roubar suas informações pessoais para tomar o seu dinheiro ou sua identidade).

Caso haja algum problema com seus dados, o URL oficial vai informar e você também sempre pode recorrer aos canais de atendimento, como chat, e-mail de suporte e ligação telefônica.

3. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma das maneiras mais seguras de proteger suas contas na internet.

Por meio dela, é possível ter um mecanismo secundário de verificação de identidade, como biometria, por exemplo, um mecanismo muito complicado de fraudar.

4. Duvide de ofertas muito tentadoras

Sabe aquele brinde inusitado ou aquele desconto desproporcional? Pois é, fique com os seus dois pés atrás em situações assim.

Os criminosos se valem da dificuldade na capacidade de julgamento com a esperança de ganhar dinheiro fácil do ser humano para ludibriar você.

5. Procure contas verificadas antes de responder mensagens

As contas verificadas são aquelas que possuem uma marca azul ao lado de seus nomes. Elas recebem este selo porque passaram por análise criteriosa para atestar sua autenticidade.

Por isso, antes de responder um perfil de uma marca ou de alguém famoso, procure se não existe uma conta verificada antes.

Caso contrário, pode ser alguém se passando por aquela pessoa.

6. Desconfie de seguidores desconhecidos

Muitos golpes na internet começam com a construção de um vínculo de confiança com um desconhecido.

Desconfie de perfis que você não tem nenhum amigo em comum e prefira sempre manter sua conta privada, para ser possível fazer a gestão de quem o segue.

7. Suspeite de mensagens estranhas de seus conhecidos

Seu amigo mandou alguma mensagem estranha?

Tente um contato direto com ele para verificar se o que ele disse é real ou se alguém está se passando por ele.

8. Use antivírus

Proteção nunca é demais. No caso do ambiente virtual, a melhor maneira de se manter seguro é contar com um antivírus em seus dispositivos.

Eles podem ajudar a encontrar malwares (programas mal-intencionados) quando você clicar em um link duvidoso, por exemplo, entre outros suportes.

Conheça os 6 golpes no Instagram mais comuns

Além das dicas acima, é muito importante ficar atento aos golpes no Instagram mais praticados no momento para identificar os sinais.

Conheça seis tipos de ameaças nessa rede social.

1. Golpe do perfil hackeado

É um dos golpes mais comuns e um dos mais antigos. Nele, algum criminoso utiliza a foto de uma pessoa conhecida por você e diz que o seu outro perfil foi hackeado.

Então, ele pede algum tipo de ajuda em solidariedade para tentar recuperar a sua conta, mas não passa de um aproveitador se valendo da sua boa-fé.

2. Golpe do iPhone no Instagram

Com a promessa de ganhar um iPhone através da divulgação de outros produtos ou serviços, muitas pessoas estão caindo em um golpe no Instagram.

No entanto, depois de você fazer o que foi pedido e ter direito a um suposto prêmio, o golpista pede seus dados para fazer o envio e aproveita para roubar as suas informações pessoais.

3. Golpe do perfil verificado

Aqui, os golpistas vão atrás de contas com um bom número de seguidores, se apresentando como consultores de imagem e autoridades digitais, prometendo o selo de perfil verificado em troca de um valor em dinheiro.

Na ânsia de receber esse reconhecimento, a pessoa faz o depósito sem pesquisar sobre o tema e acaba sendo vítima do golpe.

4. Golpe romântico

Nesse golpe, um desconhecido começa a se envolver romanticamente com você e, conforme ganha a sua confiança, passa a fazer pedidos de presentes.

5. Golpe do falso emprego

Imagine que ótimo seria ganhar um adiantamento em dinheiro de um trabalho para o qual você nem foi contratado ainda?

No golpe do falso emprego, o criminoso chega com a promessa de recolocação profissional, mas, antes, ele pede seus dados para fazer um hipotético depósito. É neste momento que rouba suas informações bancárias.

6. Patrocínio falso aos influenciadores

A promessa de uma parceria publicitária com uma marca real pode saltar aos olhos das celebridades que estão em ascensão no Instagram.

No entanto, tal qual o golpe do falso emprego, os criminosos só querem roubar os dados bancários do usuário.

Como denunciar golpe no Instagram?

Identificou ou foi vítima de algum golpe no Instagram e deseja denunciar? Existem dois caminhos a partir daí. O primeiro é fazer uma denúncia dentro da própria plataforma.

Já o segundo é recorrer às autoridades competentes — nesse caso, às delegacias de crimes virtuais.

É muito importante que o golpe seja denunciado, pois, quanto mais as autoridades souberem, mais informações elas vão ter para identificar os criminosos e retirá-los da ativa.

Como recuperar dinheiro de golpe no Instagram?

Por falar em delegacias de crimes virtuais, esta é a sua melhor maneira de conseguir tentar recuperar seu dinheiro em caso de golpe no Instagram.

Faça um boletim de ocorrência, reunindo o máximo de informações possíveis, como prints de conversas ou de links de phishing. Tudo vale como prova.

Vale ressaltar que, mesmo assim, em alguns casos, pode ser complicado reaver seu dinheiro, por isso é tão importante reforçar a prevenção.

E aí, gostou do artigo? Infelizmente, o golpe no Instagram não é o único praticado por pessoas mal-intencionadas.

Fique atento também a outras ciladas, como o golpe do FGTS, o golpe do empréstimo, o golpe do Pix e o golpe do delivery.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos