Faça Você Mesmo: conheça a tendência DIY e confira dicas

Conhece a tendência Faça Você Mesmo? Entenda o Do It Yourself (DIY) e veja dicas para economizar ou fazer renda extra em diferentes casos.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Criança e mulher pintando parede de casa e dando risada

Já ouviu falar na tendência “Faça Você Mesmo”? Ela está bastante na moda, e não só por aqui. O “Faça Você Mesmo” é uma tradução de “Do It Yourself”, ou simplesmente “DIY”.

O sucesso se justifica pelo próprio significado da expressão. Como ela sugere, é uma forma de incentivo para que as pessoas criem, modifiquem, consertem ou fabriquem algo por conta própria, sem uma assistência profissional.

Em outras palavras, é o famoso “colocar a mão na massa” – e vale até mesmo para leigos em determinado assunto. Até porque, hoje, é muito fácil ter acesso a tutoriais na internet com o passo a passo para realizar algo.

O mais interessante é que o DIY estimula as pessoas a investir em novos hobbies ou mesmo negócios no tempo livre. Já pensou descobrir uma vocação ou veia empreendedora brincando de fazer você mesmo?

Leia este texto até o final e entenda melhor!

O que é DIY ou “Faça Você Mesmo”?

DIY, ou “Faça Você Mesmo”, é o movimento que incentiva as pessoas a construírem soluções variadas sem precisar de apoio profissional — uma ideia que cresceu e se transformou em um enorme mercado para venda de produtos caseiros.

A busca pelo DIY aumentou muito nos últimos anos, geralmente impulsionada por quem procura uma alternativa de baixo custo para realizar seus anseios decorativos ou dar presentes de forma criativa.

Quem mergulha nesse mundo acaba encontrando soluções que superam suas expectativas tanto em qualidade quanto na aparência – sem contar o estímulo ao próprio cérebro, algo marcante durante a confecção dos produtos.

E não podemos deixar de falar também que aquilo que começa como uma brincadeira ou hobby pode se tornar uma fonte de renda extra. Já pensou que bacana? Talvez você descubra um talento novo e faça dele a motivação para empreender!

Exemplos de DIY para você mesmo fazer

Gostou e quer entrar para a tendência “Faça Você Mesmo?”. Possibilidades não faltam. Além de economizar dinheiro, muitas pessoas encontram no DIY uma maneira de fazer uma renda extra, comercializando suas criações.

Vamos conferir algumas possibilidades?

Decoração de festa infantil: faça você mesmo

Se você é do tipo que gosta de enfeitar a festa dos seus filhos, temos algumas dicas para ajudar na decoração.

A primeira é: não economize na hora de investir em balões e fitas coloridas. Depois, siga as principais características dos personagens favoritos do seu filho, como os Minions ou a Peppa Pig.

Organize divertidos bolos com doces e personagens em destaque. Mergulhe no mundo da fantasia e, com certeza, você construirá um momento inesquecível ao lado de sua família!

Confira no vídeo ideias para decorar uma festa de aniversário infantil.

Decoração de chá de panela: faça você mesmo

Que tal surpreender sua amiga que vai casar e preparar o chá de panela você mesma? Com EVA, papel, utensílios de cozinha, flores, bombons e até mesmo materiais recicláveis, é possível dar muita personalidade a essa festa

Certamente, vai ser um orgulho danado propor uma linda decoração que vai ser uma das estrelas do evento.

No vídeo abaixo, há excelentes ideias artesanais para você fazer e ter sucesso:

Decoração da mesa de Natal: faça você mesmo

A data que reúne a família com detalhes espalhados por todo o lar é o Natal. A afetuosidade e generosidade tomam espaço em nossos corações nesse momento, e isso é refletido na decoração da casa.

O momento mais esperado é quando todos se sentam à mesa de jantar, enquanto os familiares conversam e relembram histórias inesquecíveis entre si.

Que tal se dedicar para dar à mesa muitos toques notáveis? Obviamente, teremos uma bela toalha de mesa e velas decorativas, mas não apenas isso.

Alguns itens podem ser elaborados com suas próprias mãos, como distribuir folhas de pinheiro e pinhas por toda a mesa.

Para mais ideias sobre a decoração de Natal, confira o vídeo abaixo:

Drinks e coquetéis: faça você mesmo

Se você costuma realizar festas em casa, já deve saber que uma ótima alternativa para agradar os amigos como um bom anfitrião é utilizar uma mesa de bar. E montar a sua é muito simples: antes de tudo, escolha o melhor lugar para colocar a mesa que irá receber os drinks.

As mesas de vidro de cores neutras, como branco e bege, são as melhores escolhas nesse caso, pois são versáteis, fáceis de limpar e vão bem com qualquer decoração.

Um toque de bom gosto são bandejas de metal, com um balde de gelo e pinças junto de liquidificadores e batedores que sejam do mesmo material.

E na hora de preparar os coquetéis? Deixe a criatividade rolar e se inspire nas ideias do vídeo abaixo:

Lembrancinhas de festa: faça você mesmo

Oferecer uma lembrancinha feita com todo carinho por você é muito original e até surpreendente, concorda? Certamente, seus convidados vão adorar a sua inspiração DIY!

Para isso, considere colocar uma tag nas embalagens, carimbo ou adesivo personalizado para que todos sempre se lembrem da sua festa. Quem não quer que a recordação de um momento especial seja inesquecível e impactante?

Há vários tipos de ilustrações possíveis e os preços podem ser atrativos, dependendo da quantidade que planeja adquirir e distribuir no evento. Pesquise e crie o que a sua imaginação mandar.

Comece pelas dicas do vídeo abaixo:

Gostou das ideias? Que tal fazer você mesmo? Use seu tempo livre para testar essas e outras possibilidades do DIY!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO