Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, é natural surgirem questionamentos sobre a natureza das profissões do futuro.
Afinal, quais serão as habilidades valorizadas? Que modelos de trabalho serão seguidos? Como começar a se preparar agora?
Para compreender esse assunto tão importante e se preparar para o que vem por aí, é necessário refletir sobre as transformações que estão moldando os ambientes profissionais.
Por isso, falamos neste texto sobre as principais tendências e as carreiras que devem ser prestigiadas nas próximas décadas.
Vem com a gente!
O que são profissões do futuro?
As profissões do futuro são as carreiras com perspectivas de ascensão, segundo especialistas, que fazem projeções com base na observação de tendências mundiais e mudanças tecnológicas que impactam o mercado de trabalho.
Estamos falando das atividades econômicas que serão mais valorizadas dentro de alguns anos.
Existem diversas abordagens teóricas para definir quais seriam tais profissões, sendo que a maioria delas considera o contexto da crescente revolução tecnológica nos empreendimentos.
A seguir, explicamos as características projetadas para as profissões do futuro.
Como serão as profissões do futuro?
Não é preciso bola de cristal para prever certas características do futuro.
Afinal, os sinais de mudança já estão por toda parte, e é só questão de tempo para que sejam incorporados à realidade profissional.
Imersão no mundo tecnológico, necessidade de quebrar tradições e habilidade de se reinventar em altas velocidades: tais particularidades já observáveis nas novas gerações serão também evidentes nos novos tipos de carreiras.
Vamos conferir agora algumas das qualidades que serão observadas nas profissões do futuro.
Aproveite para aprender o que é um Plano de Desenvolvimento Individual.
Tecnologia aplicada
Não tem jeito: grande parte das carreiras consideradas promissoras estarão de alguma forma vinculadas aos recursos tecnológicos.
Assim, os profissionais mais valorizados serão aqueles que aplicarem a tecnologia às demandas e necessidades específicas de cada setor.
Por exemplo, projeta-se grande reconhecimento das áreas de sustentabilidade que trabalhem para a preservação ambiental desenvolvendo materiais biodegradáveis e fontes renováveis de energia.
Valorização das soft skills
O trabalho em parceria com softwares altamente complexos desperta a necessidade de os profissionais exercitarem suas características mais humanas.
Ou seja, para equilibrar o elo com as tecnologias frias e impessoais, espera-se que a afetividade, criatividade espontânea, sensibilidade e boa comunicação sejam características fundamentais das profissões do futuro.
Desta forma, as habilidades comportamento-emocionais, também conhecidas como soft skills, irão garantir o direcionamento adequado de todo o potencial da tecnologia.
Multidisciplinaridade
Com a complexidade dos problemas e desafios que serão enfrentados, é indispensável que o profissional do futuro possua conhecimentos multidisciplinares.
Afinal, a habilidade de conectar as informações de áreas variadas permite chegar a soluções muito mais criativas e eficazes.
Modelos de trabalho mais flexíveis
Vale ressaltar que, em termos de formatos de trabalho, a grande tendência é a adoção de flexibilidade de horários e mais leveza nos ambientes de escritório.
Isso onde houver escritórios, uma vez que muitas empresas já estão adotando a modalidade de trabalho remoto ou híbrido para todo o quadro de funcionários.
Saiba quais são as competências do trabalhador 4.0.
Quais são as profissões do futuro?
Agora que você já está por dentro das características esperadas para as profissões do futuro, que tal conhecer alguns exemplos dessas carreiras?
Por mais que não consigamos prever o surgimento de ocupações específicas, é possível antecipar a valorização de profissões já existentes.
Então, fique de olho na lista!
Programadores e engenheiros da computação
Não tem como falar de tecnologia sem começar pelos profissionais que orquestram todo o funcionamento das engrenagens do mundo tecnológico.
Afinal, a elaboração dos softwares está vinculada direta ou indiretamente a todas as áreas de atividades humanas.
Isso vai desde joguinhos infantis de celular até programas computacionais que auxiliam o desempenho médico em cirurgias de risco, por exemplo.
Trata-se de uma área do conhecimento que serve como base para os avanços de todos os demais setores.
Portanto, não se trata nem de especulação: as carreiras na área da computação são com certeza profissões do futuro.
Saiba quanto ganha um engenheiro de software no Brasil.
Analistas de Big Data
Não somente quem atua na criação computacional está nesta lista, mas também quem interpreta e analisa os dados provindos dos softwares.
Considerando a progressiva adesão dos empreendimentos aos mecanismos de análise de dados, são consideradas promissoras as atividades de gerenciamento e organização da extensa base de informações coletadas, também conhecida como Big Data.
Vale ressaltar que a gestão da base de dados segundo as boas práticas de cibersegurança são essenciais não somente para sua correta análise e interpretação, mas também para proteger os sistemas computacionais de crimes cibernéticos.
Técnicos de cibersegurança
Conforme acabamos de destacar, garantir a segurança digital é indispensável para promover a integridade da base de dados de qualquer pessoa ou empreendimento.
Considerando que as estratégias criminosas de ciberataques avançam com as novas descobertas tecnológicas, é necessário estar sempre atualizado e prevenido contra os potenciais golpes.
Nesse contexto, os técnicos de cibersegurança serão cada vez mais valorizados, devido à crescente passagem de serviços e fluxos burocráticos para o ambiente digital.
Leia também: Como evitar fraudes e golpes pela internet nas compras online?
Gestor de inteligência artificial
Inteligência artificial (IA) é, sem dúvidas, um assunto do momento, impulsionado pela ascensão meteórica do ChatGPT e outras ferramentas criadas com base nessa tecnologia.
Há quem ame e quem odeie a possibilidade de as máquinas mimetizarem cada vez mais atividades humanas.
O fato é que existem infinitas aplicações benéficas da inteligência artificial e esse desenvolvimento não vai parar.
Por exemplo, emissão de diagnósticos médicos, produções industriais otimizadas, atendimento e amparo aos clientes, entre outras.
E para cada possível utilização dessa tecnologia, surge uma modalidade diferente de gestor de IA.
Engenheiros ambientais
As profissões vinculadas à proteção ambiental certamente terão grandes oportunidades, levando em conta a tomada de sensibilização ecológica e a adesão ao consumo consciente pela população.
Com a agenda ESG, espera-se para os próximos anos mudanças regulatórias que progressivamente instituam a redução da emissão de poluentes, bem como o tratamento de resíduos fabris e erradicação do desmatamento ilegal.
Neste contexto, projeta-se o aquecimento do mercado de trabalho para engenheiros que projetam estruturas vinculadas ao desenvolvimento sustentável.
Engenheiro de energia
A engenharia de energia merece um tópico à parte, pois desempenha um papel fundamental no futuro do desenvolvimento industrial e corporativo em todo o planeta.
O consumo de combustíveis poluentes é um dos grandes vilões da crise ambiental, afetando diretamente a qualidade de vida populacional e o equilíbrio dos ecossistemas.
Por isso, o desenvolvimento de fontes energéticas mais sustentáveis é uma corrida contra o tempo para assegurar a qualidade de vida das gerações futuras.
Vale dizer que os profissionais dessa área podem atuar com pesquisa acadêmica ou nos próprios núcleos internos empresariais para resolução de problemas de sustentabilidade.
Especialista de sustentabilidade
Além dos engenheiros, existem outras profissões que também zelam pelo cuidado socioambiental.
Estamos falando de especialistas e consultores que desenvolvem e implementam soluções e estratégias em prol da comunidade e da natureza.
Palestrantes de educação ambiental, por exemplo, atuam na conscientização popular a respeito das práticas de reciclagem e economia circular.
Outro caso é a profissão de consultor em certificação ambiental, na qual o especialista faz o diagnóstico organizacional e auxilia as empresas a se adaptarem aos requerimentos regulatórios de sustentabilidade.
Gestor de inovação
Muitas vezes, a melhor solução é proposta por alguém que está de fora, concorda?
Isso porque o olhar de distanciamento pode auxiliar o desenvolvimento de estratégias mais realistas e condizentes com as condições corporativas e industriais.
Nesse contexto, os gestores de inovação se destacam na prestação de serviço introduzindo novas ideias e soluções disruptivas para empresas que enfrentam dificuldades na criação de projetos e produtos de destaque.
Soluções farmacotécnicas, desenvolvimento de máquinas exclusivas e até mudanças na cultura organizacional: não faltam áreas para atuar com inovação, seja qual for sua especialidade profissional!
Gestor de saúde digital
Gestão de saúde digital é uma carreira cujo destaque começa a despontar no horizonte.
Basicamente, trata-se da profissão que auxilia a transformação digital e tecnológica na área da saúde.
O leque de atividades inclui a instalação de programas e softwares para a análise mais assertiva de dados médicos, bem como a criação de ferramentas que facilitem os atendimentos de telemedicina.
Desenvolvedor de blockchain
O desenvolvimento de blockchain apresenta fortes indícios de ser uma profissão do futuro, tendo em vista o aumento da adoção dessa estratégia por grandes empresas a até mesmo por entidades governamentais.
O blockchain é uma tecnologia digital caracterizada por seus blocos encadeados e criptografados, o que assegura a proteção, transparência e resistência a fraudes.
Seu uso é cada vez mais frequente em todo tipo de plataforma online, desde portais de dados públicos até sistemas financeiros gigantes.
A seguir, entenda como se preparar profissionalmente para os novos tempos que estão por vir.
Como se preparar para as profissões do futuro?
Como as grandes tendências mundiais já podem ser observadas, é possível começar a se preparar para o contexto profissional dos próximos anos.
A seguir, veja algumas dicas de habilidades das profissões do futuro.
Estude, estude e estude
Considerando a alta performance exigida pelo mercado de trabalho, não poderíamos deixar de incentivá-lo a investir em cursos e capacitações.
Afinal, conhecimento nunca é demais!
Uma boa ideia é fazer pesquisas para utilizar recursos tecnológicos em sua área de atuação.
Para adquirir o conhecimento necessário, opte por graduações ou cursos de especialização.
Com a possibilidade de ensino à distância (EaD), você pode conciliar mais facilmente seus estudos com sua rotina atual.
Lembre-se que a multidisciplinaridade é uma das características dos profissionais do futuro.
Assim, busque se manter atualizado e informado sobre diversas áreas do conhecimento.
Invista em networking
Plataformas como o LinkedIn são indispensáveis para a construção de redes de contato profissional.
Por meio dessa interação, é possível se manter a par de tendências do mercado, cargos de destaque e habilidades requisitadas nos processos seletivos.
Desenvolva suas soft skills
Como vimos, o desenvolvimento de habilidades sócio-comportamentais é extremamente importante no contexto das profissões do futuro.
Assim, vale investir no fortalecimento de soft skills como:
- Liderança empática
- Comunicação não-violenta
- Escuta ativa
- Rapidez e flexibilidade para se adaptar a novas tecnologias
- Alta concentração para resolver problemas complexos.
Para treinar essas habilidades, você pode utilizar diversas técnicas e ferramentas de autoconhecimento.
Por exemplo, é possível realizar participar de imersões e mentorias com profissionais qualificados de Recursos Humanos ou Psicologia.
Além disso, para o desenvolvimento pessoal, também são indicadas práticas de feedback com colegas de trabalho ou de faculdade.
Busque anotar seus avanços, para mensurar seu progresso, ok?
Planeje-se financeiramente
Embora não esteja diretamente relacionada às habilidades profissionais, cuidar bem do dinheiro é fundamental para garantir os recursos necessários aos cursos e capacitações.
Ao juntar uma boa reserva financeira, você poderá investir em uma educação de melhor qualidade.
E diga-se de passagem: essa é certamente uma das melhores formas de conseguir um bom posicionamento no mercado de trabalho.
Um primeiro passo para planejar suas finanças pessoais é usar uma planilha de controle de gastos.
Abrir sua conta digital Neon é outra excelente estratégia, já que você terá acesso a recursos vantajosos como CDB Neon, cartão de crédito sem anuidade, cashback (mediante adesão ao programa) e muito mais.
Agora que você sabe quais são as profissões do futuro, é hora de se organizar financeiramente para realizar seus sonhos.
Não perca mais tempo e venha fazer parte da Neon!
Conta digital completa na palma da sua mão
A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!