Dinâmica de grupo: entenda quais os benefícios e como facilitar

Você sabe o que é e como funciona uma dinâmica de grupo? Veja o conceito, para que serve e descubra como fazer uma na sua empresa.
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Pessoas com os braços para cima em escritório

No universo corporativo, uma boa dinâmica de grupo é fundamental para a criação de ambientes dinâmicos voltados ao aprendizado e comunicação.

As atividades coletivas facilitam treinamentos internos e também viabilizam processos seletivos, uma vez que proporcionam uma visão mais ampla das habilidades e competências dos participantes. 

Vale ressaltar que a prática deve ser muito bem elaborada, para que os colaboradores e candidatos de fato se sintam confortáveis e participativos.

Para montar dinâmicas de grupo adequadas, confira nosso conteúdo a seguir. Explicamos tudo sobre a importância dessa abordagem e o passo a passo completo para organizar atividades criativas!

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O que é dinâmica de grupo?

Em termos gerais, dinâmica de grupo é toda atividade coletiva elaborada para promover a interação e aprendizado dos participantes

A prática estimula o trabalho em equipe por meio de variados exercícios ou mesmo rodas de conversa, proporcionando um ambiente de confiança e colaboração. 

Devido à sua versatilidade, podemos aplicar esta abordagem nas mais diversas situações.

De programações escolares a eventos corporativos, as dinâmicas em grupo sempre marcam forte presença.

Especificamente no contexto organizacional, essa técnica é muito útil para a elaboração tanto de treinamentos quanto de processos seletivos. 

A seguir, explicamos melhor a importância das dinâmicas nos ambientes de trabalho.

Para que serve a dinâmica de grupo?

Como mencionamos, a dinâmica de grupo atua primeiramente no incentivo à comunicação assertiva e trabalho em equipe

Dessa forma, estamos falando de atividades que estimulam os colaboradores a:

  • Expressarem de forma clara suas opiniões
  • Trabalharem de forma criativa na resolução de problemas
  • Desenvolverem o espírito de equipe para alcançar metas em comum
  • Cultivarem o senso de liderança e responsabilidade por suas decisões.

Além disso, as reuniões e atividades coletivas são uma rica ferramenta de processo seletivo na qual os profissionais de RH identificam os candidatos mais alinhados à cultura organizacional. 

Continue lendo para saber como isso funciona.

Como funciona a dinâmica de grupo em entrevista?

Existem inúmeras formas de aplicar a dinâmica de grupo nas entrevistas para processos seletivos, como:

  • Competição de jogos e quebra-cabeças
  • Rodas de bate-papo para estudos de casos
  • Simulações de situação de trabalho
  • Exercícios de gestão de crise
  • Apresentação de painéis com as opiniões do grupo. 

Ao longo das atividades, os profissionais de RH avaliam criteriosamente as habilidades e competências dos participantes.

Com base nos perfis de comportamento e respostas, os avaliadores podem identificar o candidato mais alinhado às expectativas da vaga.

Quer saber mais como montar uma dinâmica para processo seletivo?

Então, continue com a gente!

Como fazer dinâmica de grupo em uma seleção?

Não tem jeito: boas dinâmicas de grupo requerem planejamento adequado.

Além das competências a serem avaliadas, o RH deve preparar corretamente os materiais para as atividades escolhidas.

Em geral, o passo a passo envolve as seguintes etapas:

  1. Em conversa com o gestor da vaga, compreender qual é o perfil adequado de funcionário
  2. Em seguida, definir os critérios de avaliação por meio de listas de hard e soft skills desejadas
  3. Escolher as atividades e técnicas que mais trabalham as competências escolhidas
  4. Incluir a análise de fit cultural dos candidatos
  5. Preparar os materiais necessários à realização da dinâmica, como comprar papéis coloridos, canetas, etc
  6. No dia da dinâmica, comunicar de forma clara e objetiva as regras aos candidatos
  7. Durante a prática, observar atentamente os comportamentos e falas dos participantes, realizando anotações se possível
  8. Após concluir as atividades, disponibilizar formulários aos candidatos para obter feedback construtivo
  9. Por fim, os resultados com base nos critérios escolhidos anteriormente.

Siga essa estrutura e você irá certamente montar boas dinâmicas de grupo!

Caso você esteja em dúvida de qual atividade escolher, não se preocupe.

A seguir, listamos também as principais técnicas utilizadas por grandes grupos corporativos. 

Ilha deserta

Essa é uma das dinâmicas mais famosas, na qual os participantes são convidados a listar os materiais que levariam consigo se estivessem presos em uma ilha deserta.

Essa atividade pode ser organizada tanto individualmente quanto em grupos.

Em ambas as opções, os candidatos devem justificar sua escolha, o que é uma ótima oportunidade para a avaliação de competências como o pensamento complexo na solução de problemas.

Prédio de papel

Se o intuito for avaliar competências como inventividade e planejamento, uma excelente ideia é promover a dinâmica de “Cabana de Papel”. 

Com folhas de papel sulfite, os candidatos devem construir um prédio de papel com o maior número de andares possível.

Mas atenção: não é permitido usar colas nem quaisquer tipos de fixadores.

Os participantes devem planejar a estrutura do prédio contando apenas com as dobraduras de papel.

Ao final de 20 minutos, cada grupo deve apresentar sua “criação” para os demais, explicando o raciocínio utilizado para manter os andares em pé. 

Dica: os avaliadores precisam prestar atenção aos participantes às habilidades de escuta empática e comunicação assertiva dos entrevistados.

Jogos de escape

Essa categoria de dinâmica de grupo vai exercitar a criatividade dos entrevistados.

Isso porque o objetivo é estimular os grupos a descobrirem como sair de situações-limite de maneira estratégica.

Por exemplo, os avaliadores podem propor que os candidatos expliquem como sairiam de um barco afundando ou mesmo de um ônibus desgovernado. 

O objetivo é identificar os candidatos que apresentam perfil de gestão de crise, bem como os que contribuem efetivamente no trabalho em equipe.

Verdade ou Mentira

Quando o conhecimento técnico é altamente relevante, a dinâmica de “Verdade ou Mentira” pode ser muito útil. 

Para isso, basta organizar os participantes em grupo e realizar rodadas de perguntas ligadas a conhecimentos específicos essenciais à vaga.

O grupo que apresentar melhor pontuação, certamente possui integrantes de destaque.

Se você quiser promover uma dinâmica diferenciada, ofereça brindes e mimos para os ganhadores — podem ser kits de cadernos e blocos de anotação de sua empresa, por exemplo.

Painel “Quem sou eu”

Por fim, uma dinâmica mais tranquila: a apresentação de painéis desenhados à mão

Funciona assim: com canetas e lápis coloridos, os candidatos desenham imagens que representam sua vida pessoal e profissional.

Em seguida, todos apresentam e discursam rapidamente sobre as ilustrações. 

O objetivo, claro, não é analisar a destreza artística dos candidatos.

No caso, o mais importante é avaliar as habilidades de comunicação dos participantes.

Leia também: Tendências do RH e 7 dicas de como se preparar!

Dinâmica de grupo entre colaboradores da empresa

Como explicamos antes, as dinâmicas de grupo são também poderosos aliados dos treinamentos internos

Por meio de exercícios, brincadeiras e conversas, os colaboradores podem desenvolver suas habilidades de comunicação, pensamento crítico, empatia e até mesmo reforçar seus conhecimentos técnicos.

E mais: as dinâmicas são excelentes oportunidades para fortalecer a união das equipes, contribuindo para a manutenção de um clima organizacional agradável.

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Além disso, empresas que oferecem benefícios corporativos de consultoria financeira aos funcionários podem promover atividades de perguntas e respostas para testar os conhecimentos adquiridos.

Além da competição saudável, a empresa passa a estimular os funcionários a assimilarem as dicas de bom uso do dinheiro. 

Quer saber mais sobre como cuidar do bem-estar financeiro de seus colaboradores?

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