Com a humanização dos ambientes corporativos, a satisfação do cliente deixa de ser o único foco: essa é a premissa básica das estratégias de Employee Experience (EX).
Ao contrário das práticas que validam somente a opinião dos consumidores finais, a abordagem de EX permite que os colaboradores se sintam igualmente valorizados pela empresa por meio do cuidado com sua saúde física, emocional e financeira.
A seguir, elaboramos o Guia Completo da Employee Experience: quais são os pilares, como realizar medições e dicas para melhorar sua empresa.
Confira.
O que é employee experience (EX)?
A Employee Experience (EX) é o conjunto de estratégias focadas na satisfação profissional e no bem-estar dos colaboradores.
A tradução do termo pode ser compreendida como “Experiência dos Funcionários”, em uma referência à ampla variedade de ações que visam fortalecer a relação da empresa com seus trabalhadores.
As intervenções realizadas buscam otimizar múltiplos aspectos da rotina dos colaboradores, como:
- Promoção de um clima organizacional mais leve e saudável
- Criação de oportunidades para desenvolvimento profissional, incluindo promoções e progressão de carreira
- Acesso a treinamentos e capacitações técnicas, bem como desenvolvimento de soft skills
- Personalização dos benefícios corporativos
- Adequação dos salários
- Flexibilidade horária
- Maior acessibilidade e inclusão.
Por meio desses pilares, as empresas criam ambientes de trabalho mais produtivos e estimulam um ciclo contínuo de atração, desenvolvimento e retenção dos melhores talentos.
A seguir, explicamos mais sobre a importância das estratégias de EX!
Qual a importância da experiência do colaborador?
Sejamos diretos: cuidar dos funcionários é fundamental para o crescimento sustentável das empresas.
Por meio de uma série de estratégias, a EX promove:
- Clima organizacional saudável e proporcionalmente mais produtivo
- Melhor qualidade das entregas, levando em consideração o engajamento e dedicação dos colaboradores
- Fortalecimento da imagem dos empregadores, atraindo os principais talentos do mercado
- Retenção desses bons profissionais e consequente redução do percentual de rotatividade (turnover)
- Otimização dos gastos com novas contratações, treinamentos e demissões, impactando positivamente no orçamento corporativo.
Isso sem contar a maior satisfação do cliente, uma vez que funcionários felizes tendem a oferecer um atendimento de melhor qualidade.
Como medir o employee experience?
As empresas podem monitorar o Employee Experience por meio de uma combinação de indicadores diretos e indiretos.
Entre eles, podemos mencionar os seguintes KPIs:
- Índices de satisfação dos funcionários
- Taxas de turnover
- Score de entregas setoriais
- Níveis de absenteísmo, referente à proporção mensal de faltas
- Avaliações da empresa em plataformas digitais.
A coleta de dados pode ser feita tanto por meio de relatórios automáticos (como no caso dos porcentuais de atividades finalizadas) quanto de estudos mais específicos.
Continue lendo para conhecer três importantes ferramentas para obter os dados de EX.
Pesquisa de clima organizacional
O feedback de clima organizacional é uma das estratégias mais preciosas para medir o EX, uma vez que indica o quão saudável e confortável é o ambiente de trabalho na empresa.
Por meio de formulários e entrevistas, a empresa pode identificar os pontos de melhoria de suas estratégias, bem como identificar os cases de sucesso.
Além disso, trata-se de uma importante forma de identificar rapidamente novas necessidades dos funcionários e elaborar intervenções adequadas.
Saiba como fazer uma pesquisa de clima organizacional.
Reuniões One-on-one
Além dos formulários de pesquisa de clima organizacional, as reuniões one-on-one (individuais) são fundamentais para entender a percepção dos funcionários a respeito do empregador.
Em encontros regulares entre um líder e um membro de sua equipe, são discutidos tópicos específicos do desempenho, desenvolvimento e necessidades do colaborador.
Por envolver um ambiente mais privado, os colaboradores podem se sentir mais tranquilos em expressar suas opiniões sobre o seu nível de satisfação com a empresa.
Employee Net Promoter Score (eNPS)
A Employee Net Promoter Score (eNPS) é um índice de lealdade e engajamento dos funcionários que é fácil de ser organizado, representando uma alternativa para obter dados mais rápidos de EX.
Por meio de formulários, os colaboradores respondem em uma escala de 0 a 10 se recomendariam a organização, o chefe e os produtos/serviços da empresa.
A nota 0 significa “de jeito nenhum” e a nota 10 “com certeza absoluta”.
As notas baixas entram para a categoria de “detratores” e as notas altas para a de “promotores”, como na pesquisa NPS, que avalia a percepção dos clientes.
O cálculo do score é feito segundo a fórmula:
- eNPS = % de promotores – % de detratores.
De modo geral, o score recomendável vai depender do segmento e tamanho da empresa.
Por isso, os empregadores devem usar os próprios dados como referência da evolução da Employee Experience ao longo do tempo.
Como melhorar o employee experience na sua empresa?
As melhores medidas de Employee Experience são aquelas adaptadas especificamente ao perfil dos colaboradores de sua equipe.
Inclusive, é possível que uma série de tentativas sejam necessárias antes de identificar quais são as abordagens mais efetivas.
Para auxiliar sua empresa, listamos algumas das principais estratégias de otimização da EX.
Cultura e clima organizacionais saudáveis
Nossa primeira dica é: avalie se os valores da empresa transparecem acolhimento e motivação para os colaboradores.
Muitas vezes, a postura agressiva implícita na cultura corporativa cria graves desconfortos nas equipes.
Como consequência, surgem desnecessários conflitos de competitividade que minam o clima organizacional como um todo.
A empresa precisa garantir que todos os colaboradores se sintam constantemente valorizados e confortáveis.
As medidas que impactam positivamente no clima organizacional são:
- Estabelecimento de metas compartilhadas entre todos os setores
- Elaboração de atividades e dinâmicas em grupo intra e intersetorial
- Combate à formação dos silos, popularmente conhecidos como “panelinhas”
- Controle dos níveis de competitividade entre as equipes
- Combate ao assédio e abuso, colocando canais de denúncia anônima à disposição das equipes
- Eventos de confraternização.
Oportunidades de desenvolvimento
Um dos maiores estímulos à permanência dos colaboradores é a oferta de oportunidades vantajosas de crescimento na carreira.
Isso vale tanto para a promoção a cargos superiores quanto para o recebimento de bônus salariais.
Além disso, investir nas empresas pode incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades e competências dos colaboradores por meio de capacitações, programas de mentoria e treinamentos.
Remuneração adequada
É claro que a remuneração atrativa é fundamental para contratar e manter os talentos profissionais.
Por mais complexo que esse assunto seja, a empresa precisa avaliar a possibilidade de tornar suas propostas salariais mais competitivas e vantajosas.
Respeitando o orçamento disponível, é possível elaborar um planejamento de readequação salarial para todos os funcionários, com base nos valores oferecidos pelos demais concorrentes do mercado.
Inclusive, a modificação pode ser gradual para a melhor adaptação financeira do empregador.
Políticas de reconhecimento e valorização
Não tenha dúvidas: o reconhecimento do esforço profissional é indispensável para motivar as equipes.
Além dos programas de prêmios e benefícios adicionais, é preciso preparar as lideranças para lidar de forma empática com as pequenas vitórias do dia-a-dia.
Ou seja, os gestores podem incluir em sua rotina o hábito de elogiar publicamente as conquistas de seu time, estimulando o contínuo desenvolvimento dos colaboradores.
A longo prazo, os funcionários tornam-se mais confiantes e seguros para tomar decisões mais assertivas, contribuindo para o crescimento da empresa.
Investimentos em infraestrutura
Salas reformadas, cadeiras novas e confortáveis, computadores rápidos, climatização agradável: trabalhar em um ambiente bem cuidado é extremamente importante para a saúde dos funcionários.
Além da óbvia segurança ocupacional, esses investimentos demonstram o compromisso da empresa com o conforto de suas equipes, o que pode aumentar o engajamento e a produtividade.
Benefícios corporativos
Por fim, saiba que as atrativas políticas de benefícios corporativos são indispensáveis para impulsionar os níveis de Employee Experience.
Por meio de serviços diferenciados e inovadores, as empresas podem zelar melhor pela saúde física e emocional dos funcionários e até mesmo estimular o bem-estar financeiro dos mesmos.
Algumas dos benefícios adquiridos por grandes empresas são:
- Convênio com plataformas digitais de atendimentos psicológico
- Convênio com academias
- Bolsas de estudos de graduação e pós-graduação
- Vales culturais, como descontos em ingressos de shows e apresentações.
Além disso, um número cada vez maior de empresas oferecem aconselhamento financeiro a seus funcionários, como forma de reduzir os problemas relacionados ao dinheiro.
Quando o assunto é consultoria financeira, saiba que a Neon Benefícios oferece as melhores soluções do mercado.
Por meio de sessões de atendimento com especialistas, os funcionários organizam suas finanças pessoais e criam planejamentos para quitar suas dívidas e fazer seu dinheiro render mais.
Como as preocupações com dinheiro costumam comprometer a tranquilidade dos funcionários, investir em benefícios de saúde financeira significa proporcionar saúde emocional e motivação para as equipes.
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