Com as gerações X, Y e Z convivendo profissionalmente, incentivar a harmonia e colaboração entre perfis tão diferentes pode ser um desafio.
Isso porque cada faixa etária está associada a certos padrões de comportamentos gerais, assim como a valores, expectativas e modos de comunicação bem distintos.
Desta maneira, conhecer as características das gerações auxilia as empresas nas estratégias de employee experience, nas quais o objetivo é promover maiores níveis de felicidade no trabalho.
A seguir, explicamos tudo sobre o que são as gerações X,Y,Z e quais suas principais características nos ambientes de trabalho.
Continue lendo!
O que são as gerações X, Y e Z?
Geração Y, millenials, baby boomers, gen Z… você provavelmente já viu diversos termos que se referem às pessoas de certas faixas etárias, não é mesmo?
De modo geral, esses “apelidos” surgem em consequência de alguma característica compartilhada pelas pessoas nascidas no mesmo período.
Para que você não se perca em meio a tantos nomes e letras, explicamos a seguir o que é cada grupo.
O que é a geração X?
Vamos começar com a geração X, que contempla os nascidos entre meados de 1960 e o início da década de 1980, logo após o período dos baby boomers.
Também conhecida como geração MTV ou Coca-Cola, estamos falando de pessoas que vivenciaram as mudanças sócio-políticas no país, além de terem presenciado na fase adulta a chegada de tecnologias importantes, como o computador pessoal.
O que é a geração Y?
A geração Y, ou “millenial”, compreende os nascidos entre meados de 1980 a 1994 (ou 1995, segundo algumas abordagens acadêmicas).
De modo geral, são as pessoas que testemunharam a revolução digital logo na infância ou pré-adolescência, como a chegada da internet na década 1990.
E mais: a intensa exposição à cultura pop globalizada, como filmes icônicos, boy bands e sitcoms, ajudou a moldar suas identidades e preferências culturais.
O que é a geração Z?
Ainda que não exista um consenso entre os estudiosos, convencionou-se classificar como gen Z os nascidos no período de 1995 a 2010.
Esses indivíduos são considerados os primeiros “nativos digitais”, por conta do acesso precoce a computadores e redes sociais.
Como você pode imaginar, o efeito da exposição tecnológica desde cedo levou a grandes diferenças na percepção sobre comunicação, trabalho e vida pessoal.
Quais as características das gerações X, Y e Z?
Do estilo de vida às preferências tecnológicas… as gerações são reconhecidas por suas próprias peculiaridades.
Fruto das semelhanças socioculturais dos indivíduos, o “perfil-padrão” de cada grupo afeta principalmente como os indivíduos interagem com o mundo ao redor.
Em termos profissionais, por exemplo, as diferentes faixas etárias são famosas por demonstrarem prioridades e interesses distintos.
Continue lendo para entender como cada geração se comporta e como suas características pessoais refletem no ambiente de trabalho.
Geração X
Como mencionamos, a geração X é conhecida por ter participado das inúmeras transições tecnológicas no trabalho, desde a chegada da internet e do e-mail ao uso das plataformas de compartilhamento em nuvem.
Por isso, em primeiro lugar, são pessoas que tiveram que desenvolver ao longo da vida uma forte habilidade de adaptação na rotina profissional.
Veja outras características comuns dessa faixa etária:
- Prefere a autonomia nas decisões menores, porém valoriza a presença de estruturas hierárquicas
- Demonstra grande engajamento com as metas da empresa, incentivando o espírito de “trabalho em equipe”
- Pode apresentar dificuldade em separar vida pessoal e obrigações profissionais
- No emprego, prefere cargos estáveis e com progresso de carreira previsível.
Geração Y
Com idade de aproximadamente 30 a 40 anos, os millennials se diferenciam radicalmente da geração anterior, principalmente em aspectos de estilo de vida.
Cuidado com a saúde mental e capacidade de equilibrar trabalho e vida particular são alguns exemplos.
Confira um resumo das principais características:
- Busca de empregos que estejam alinhados ao propósito de vida
- Valorização do desenvolvimento pessoal, incluindo “soft skills”
- Preferência por ambientes de trabalho colaborativos, porém não abraça as metas da empresa “cegamente”
- Adoção de práticas meditativas para gerenciar o estresse cotidiano
- Necessidade de flexibilização horária, com maior adesão a modelos de trabalho remoto
- Mais abertos à comunicação empática, com feedback constante.
Geração Z
Dentre as três gerações, a Z é a mais conectada com o mundo digital.
E não é para menos: são as pessoas que nasceram em uma época na qual internet, redes sociais e tecnologias móveis já eram parte integral da rotina diária.
Podemos resumir essa faixa etária em uma palavra: rapidez.
Veja só como a “velocidade alta” reflete no comportamento geracional:
- Priorizam meios de comunicação mais rápidos, como videochamadas e mensagens por aplicativos
- Buscam oportunidades de aprendizado ágil que fogem, muitas vezes, dos formatos convencionais de ensino superior
- Tendem a preferir trabalhar de forma independente, com relativa baixa tolerância a estruturas hierárquicas.
Com certeza, as gerações X, Y e Z são muito diferentes entre si.
Por isso, as lideranças que sabem lidar com cada perfil podem criar equipes mais unidas.
A seguir, explicamos melhor sobre a importância de conhecer as diferenças comportamentais no trabalho.
Por que é importante entender as gerações X, Y e Z no trabalho?
Conhecer as características de cada grupo é importante para resolver conflitos, incentivar a produtividade e criar ambientes de trabalho mais colaborativos.
Ou seja, saber como lidar com as diferentes necessidades e expectativas permite que as lideranças façam uma boa gestão do clima organizacional.
Além disso, adaptar estratégias de desenvolvimento e treinamento às expectativas de cada geração ajuda a reter talentos e promover o crescimento profissional.
Uma maneira de agradar os diferentes perfis geracionais é planejar boas políticas de benefícios corporativos.
Pode-se chegar a um meio-termo que agrada a todos mesclando serviços tradicionais, preferidos pela geração X, com alternativas diferenciadas e inovadoras que possam agradar os colaboradores mais novos.
Uma dica de benefício moderno é o aconselhamento financeiro, como o oferecido pela Neon.
Funciona assim: os especialistas da Neon auxiliam os funcionários da sua empresa a organizar planejamentos financeiros pessoais.
Assim, ao conseguir quitar as dívidas e economizar dinheiro, os funcionários conquistam uma melhor qualidade de vida.
E sejamos sinceros: o bem-estar financeiro é algo que agrada a todas as gerações, não é mesmo?
Por isso, não perca mais tempo: venha para a consultoria financeira da Neon e cuide de seus colaboradores das gerações X, Y e Z.
Veja como funciona a Neon Benefício!
O benefício que você estava procurando, RH
Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.