Importância dos benefícios corporativos: por que investir nisso?

2 minutos de leitura
2 minutos de leitura
Mulher em frente a fundo azul sorrindo e olhando para símbolo de soma

Quando o assunto é bem-estar e motivação dos funcionários, a importância dos benefícios corporativos é tão evidente quanto a luz do dia.

Afinal, conceder serviços e auxílios diferenciados é uma excelente abordagem para melhorar a qualidade de vida e o conforto dos colaboradores, tanto dentro quanto fora da empresa.

Estamos falando desde parcerias com academias a sessões de aconselhamento financeiro, passando por auxílio-creche e até mesmo vales culturais.

De fato, existem opções de benefícios para todos os perfis de trabalhadores.

A seguir, explicamos tudo sobre a importância dos benefícios corporativos e como elaborar uma política contendo as melhores modalidades para a sua empresa. 

Qual a importância dos benefícios corporativos?

Estratégias de benefícios corporativos são um dos principais pilares de políticas administrativas humanizadas para a promoção do bem-estar e felicidade dos funcionários.

Inclusive, as próprias leis trabalhistas reconhecem o impacto positivo dos serviços de amparo aos contratados, sendo que diversas modalidades devem ser concedidas obrigatoriamente.

Os incentivos laborais previstos pela CLT são conhecidos como “tradicionais”, ao passo que os benefícios complementares são ditos “flexíveis”.

Nesse contexto, quanto mais diversificado e vantajoso for o portfólio de facilidades disponíveis, maior a capacidade das empresas em atrair e reter profissionais talentosos.

Em termos administrativos, a menor taxa de rotatividade de funcionários representa não somente a redução de gastos com processos seletivos e treinamentos, mas também a manutenção de equipes mais integradas e companheiras.

Como consequência, a empresa torna-se referência no mercado de contratação, fortalecendo a cultura organizacional perante investidores e concorrentes.

Entenda o que é a cultura organizacional e suas vantagens.

Quais os melhores benefícios corporativos?

Para que os benefícios corporativos promovam mudanças positivas na gestão de recursos, é preciso que o portfólio de serviços seja escolhido com base nas reais expectativas e necessidades dos colaboradores.

Isso porque as modalidades devem ser de fato úteis para que gerem impactos positivos.

As vertentes modernas de gestão recomendam o prévio mapeamento dos tipos de benefícios que mais iriam agradar os funcionários. 

Então, a partir desses dados iniciais, a empresa pode compor um conjunto de serviços condizentes com a realidade organizacional.

Veja algumas das opções de benefícios flexíveis diferenciadas no meio corporativo:

  • Convênios com plataformas de psicoterapia
  • Convênios com academias
  • Auxílio-creche
  • Vale-cultura, com descontos para apresentações de teatro, sessões de cinema e concertos musicais
  • Bolsas de estudos de idiomas
  • Auxílio para material escolar
  • Auxílio para terapias infantis
  • Parcerias com lojas e restaurantes locais.

E mais: uma das modalidades atuais mais atrativas é a de aconselhamento financeiro, na qual uma empresa de consultoria auxilia os colaboradores a gerenciarem o dinheiro de maneira mais saudável.

Continue lendo para saber mais sobre esse tipo de benefício.

Por que investir em saúde financeira como benefício corporativo?

Problemas com dinheiro são assuntos espinhosos para os brasileiros.

Segundo pesquisa divulgada no final de 2023, as dívidas geram mais preocupações do que questões familiares ou mesmo de saúde.

Dessa forma, conceder benefícios relacionados à segurança financeira trata-se de um poderoso investimento na saúde e bem-estar emocional dos funcionários.

Por exemplo, o programa de benefícios da Neon inclui atendimentos com especialistas para orientar os colaboradores na criação de planejamentos financeiros adequados e seguros.

A consultoria da Neon possui um portfólio completo de soluções para garantir o aconselhamento seguro e realista, auxiliando os funcionários a reduzir os gastos excessivos e gerenciar o dinheiro de maneira mais estratégica.

Viu como existem inúmeras formas de inovar no cuidado com a sua equipe de trabalho?

Então não perca mais tempo, conheça agora os benefícios corporativos da Neon!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos