A inclusão de novos talentos para o quadro de funcionários é necessária para melhorar os resultados, atualizar processos organizacionais e estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Ainda que possa parecer simples na teoria, a contratação de funcionários de alto nível de competência requer uma série de adaptações culturais e financeiras para as quais a instituição precisa estar preparada.
Para auxiliar seu planejamento de processos seletivos, elaboramos um artigo completo sobre o assunto: aqui, explicamos a importância de novos talentos e como sua empresa pode despertar o interesse de candidatos qualificados.
Mapeamos também o passo a passo para fazer o onboarding e trazemos dicas para evitar altas taxas de rotatividade de funcionários.
Acompanhe até o final.
Qual a importância de atrair novos talentos?
Estamos falando de uma estratégia indispensável: a contratação de colaboradores é a melhor oportunidade para ampliar o potencial criativo das equipes.
Afinal, os integrantes recém-chegados trazem consigo não somente a expertise técnica, mas também a vivência profissional externa que enriquece a competitividade da empresa no mercado.
Veja só um resumo de como os novos talentos podem contribuir para o sucesso organizacional:
- Composição de equipes mais alinhadas ao fit cultural da empresa, principalmente no que se refere aos valores e propósitos organizacionais
- Entregas mais produtivas e de maior qualidade, facilitando o andamento dos cronogramas de projetos
- Ampliação do pool de conhecimentos técnicos das equipes (capital humano), promovendo o aprendizado entre os colaboradores entre si
- Otimização de procedimentos e fluxos burocráticos, substituindo modelos desatualizados por práticas modernas e tecnológicas.
Vale ressaltar que a presença de equipes altamente treinadas e competentes fortalece a imagem da empresa perante o mercado investidor.
São muitas vantagens, não é mesmo?
A seguir, explicamos como as melhores empresas se preparam para chamar atenção dos melhores candidatos.
Como atrair novos talentos para a empresa?
As diretrizes de recursos humanos focadas nas contratações estratégicas formam o que se chama de employer branding.
O intuito dessa abordagem é justamente atrair os melhores talentos do mercado, de forma a consolidar a imagem da empresa como um excelente lugar para trabalhar.
O pilar fundamental do Employer Branding é a garantia da melhor experiência profissional para as equipes.
Para isso, analisa-se todos os possíveis aspectos, como fatores relacionais e financeiros.
Abaixo listamos 5 dicas para atrair novos talentos e tornar sua empresa ainda mais produtiva.
1. Fortalecimento da cultura organizacional
Não tem jeito: antes de pensar em contratar os melhores funcionários do mercado, é preciso que a instituição estruture muito bem sua identidade corporativa.
O conjunto de valores, propósitos, crenças e práticas que compõem o arcabouço ético e comportamental da empresa é chamado de cultura organizacional.
Saiba que manter essa base de dados bem definida é fundamental para que os processos seletivos sejam de fato eficazes na contratação de bons profissionais.
Confira como a cultura organizacional contribui para um bom employer branding:
- Promoção de clima organizacional positivo e saudável, garantindo a fama da empresa como boa empregadora
- Criação de ambientes de desenvolvimento reconhecidamente estimulantes, por meio da abertura a novas ideias
- Reconhecimento dos funcionários e equipes de destaque, atraindo funcionários que investem no aprimoramento profissional.
2. Salários atrativos e bons planos de carreira
Vamos ser sinceros: dinheiro é um dos mais potentes fatores de motivação.
Por isso, vagas bem remuneradas atraem naturalmente os candidatos mais competitivos do mercado.
Sabemos que a reestruturação das faixas salariais é uma empreitada complexa, mas avalie a possibilidade de atualizar os valores aos poucos.
3. Presença ativa nas redes sociais
Em dias de transformação digital, é quase obrigatória a atuação das empresas nas redes sociais.
As táticas de marketing nessas plataformas, seja por meio de agências terceirizadas ou equipes in-house, envolvem interação com o público-alvo, criação de conteúdo relevante e estabelecimento de conexões duradouras.
Com bilhões de usuários, redes como Instagram e Facebook são ferramentas poderosas para a divulgação e fortalecimento da imagem organizacional.
Quanto mais conhecido o empregador for, maior será a disputa por vagas de trabalho, não é mesmo?
Para potencializar o alcance nas redes, confira nossas 6 ferramentas de automação de marketing.
Como fazer o onboarding de novos talentos?
Engana-se quem pensa que o Employer Branding termina na contratação do colaborador.
Para que o novo funcionário se sinta confortável em exercer seu melhor potencial, é preciso que ele se sinta muito bem-vindo.
No contexto da gestão de recursos humanos, empregamos o conceito de onboarding para as atividades de recepção do colaborador.
A tradução do termo pode ser compreendida como “embarque”, em uma referência à ideia de que os recém-contratados serão guiados e acolhidos, tal qual em uma viagem.
Confira algumas dicas para realizar o onboarding e evitar que os colaboradores se sintam perdidos:
- Realize workshops para a apresentação da cultura organizacional
- Ofereça os treinamentos de segurança necessários
- Organize uma visita por toda a empresa, explicando como cada setor se interconecta
- Promova um encontro dinâmico e descontraído para a apresentação aos colegas de trabalho, humanizando o processo de adaptação à nova equipe
- Ofereça um kit de boas-vindas, com cadernos e outros mimos.
Quanto mais bem-cuidado o colaborador se sentir, maior será o engajamento com suas atividades a longo prazo.
Dicas para reter os novos talentos recrutados
Por fim, a retenção de talentos também é uma área de atuação fundamental do employer branding.
Bons empregadores possuem reduzido índice de turnover, uma vez que as vantagens da empresa estimulam a permanência dos funcionários.
Por isso, uma dica indispensável para reter os talentos é justamente oferecer um excelente programa de benefícios corporativos, com serviços atrativos e diferenciados.
Veja algumas sugestões de benefícios flexíveis:
- Vale-cultura com descontos para apresentações teatrais, shows e concertos musicais
- Auxílio-creche e auxílio-material escolar
- Convênio com academias e clínicas de psicoterapia
- Descontos no comércio local
- Aconselhamento financeiro.
E vale destacar: em termos de consultoria financeira, a Neon oferece o melhor portfólio de serviços para a sua empresa.
Além de auxiliar os funcionários a lidar melhor com o dinheiro e evitar dívidas, a Neon também descomplica a rotina do RH com um sistema de pagamento em folha prático e eficiente.
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