Aplicar a psicologia organizacional no seu negócio pode ser a solução para aumentar a produtividade e promover o bem-estar dos colaboradores.
Com essa base científica, fica mais fácil entender o perfil comportamental dos seus funcionários e criar políticas eficientes de desenvolvimento humano.
No texto a seguir, vamos entender como a psicologia ajuda empresas a crescerem com a humanização de suas equipes.
Leia até o final!
O que é psicologia organizacional?
A psicologia organizacional é uma disciplina que estuda o comportamento humano dentro das empresas com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.
Ela surgiu no século 19, ainda com o nome de psicologia industrial, uma vez que o contexto da época era a Revolução Industrial.
Naquele tempo, o interesse focado apenas na produção e lucro desumanizou os trabalhadores.
Por conta disso, surgiu a corrente de pensamento que tem como objetivo entender esses colaboradores e melhorar sua qualidade de vida.
Desde então, a psicologia organizacional é aplicada nas empresas para entender as necessidades dos funcionários, melhorar o clima organizacional, promover ações de valorização, criar programas de benefícios, entre outras finalidades.
Qual a importância da psicologia organizacional?
A psicologia organizacional é fundamental para compreender mais a fundo o comportamento dos colaboradores no contexto das empresas e aliar o desenvolvimento humano com a evolução do negócio.
Afinal, as companhias são formadas por pessoas e dependem diretamente desse capital humano para prosperar no mercado.
Dessa forma, a psicologia organizacional se torna um importante instrumento para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e alcançar seu máximo potencial.
Por isso, ela é usada na área de Recursos Humanos para planejar e promover ações alinhadas às melhores práticas de bem-estar e engajamento.
Qual o papel do psicólogo organizacional?
O psicólogo organizacional desempenha diversas funções de apoio no RH de uma empresa.
Veja alguns exemplos:
- Levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento nas equipes, a partir da escuta ativa e análise de competências
- Mapeamento de perfis adequados para o recrutamento e seleção, levando em consideração a compatibilidade entre os candidatos e os valores da empresa
- Estudo, análise e acompanhamento do clima organizacional do negócio, sempre com o objetivo de aumentar o índice de satisfação dos colaboradores
- Apoio na construção de políticas de benefícios e outras iniciativas que promovem a qualidade de vida dos funcionários.
Quais os benefícios da psicologia organizacional?
Confira alguns dos principais benefícios que a psicologia organizacional proporciona às organizações:
1. Aumento de produtividade
A primeira consequência direta da psicologia organizacional e da humanização dos seus colaboradores é o aumento da produtividade.
Naturalmente, pessoas mais satisfeitas trabalham melhor, produzem mais em menos tempo, desenvolvem suas potencialidades e agregam mais valor para a empresa.
2. Otimização do recrutamento e seleção
Uma vez que você “organiza a casa”, entende o perfil comportamental dos colaboradores e o que é necessário para manter a harmonia no ambiente de trabalho, é muito mais fácil entender qual o perfil ideal para preencher as vagas em aberto.
Dessa forma, a psicologia organizacional se torna uma base importante para otimizar o processo de recrutamento e seleção.
Assim, os funcionários são contratados mais rapidamente e sua compatibilidade com a posição é mais certeira.
3. Retenção de talentos
Você sabia que uma empresa que não se importa com a qualidade de vida do colaborador pode estar desperdiçando talentos?
Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar estressante, não é mesmo?
Por isso, a psicologia organizacional contribui para a retenção de talentos importantes para o crescimento do negócio.
4. Reduz a taxa de turnover
Turnover é a taxa de rotatividade do quadro de funcionários.
Empresas que têm altas taxas têm dificuldades para manter a performance, aumentam seus custos e podem não ser bem vistas no mercado de trabalho, pois isso mostra que muitas pessoas optam por deixar seus postos.
Felizmente, a psicologia organizacional também ajuda a reduzir o turnover, mantendo os colaboradores por mais tempo no negócio.
5. Organização financeira
Por fim, esse ramo da psicologia contribui diretamente para a gestão financeira, tanto da empresa quanto dos próprios colaboradores.
Para o negócio, há uma redução de custos com a queda do turnover, otimização das contratações e aumento da produtividade.
Já para os funcionários, a psicologia organizacional é uma grande aliada do bem-estar financeiro, pois considera também a saúde do bolso e inclui ações para educar financeiramente os colaboradores.
Como implementar a psicologia organizacional na sua empresa?
Para implementar a psicologia organizacional na sua empresa, siga as dicas abaixo:
- Contrate um psicólogo organizacional ou ofereça essa formação para um profissional do seu time
- Utilize os conceitos da psicologia no planejamento do RH, partindo da análise do comportamento e das necessidades dos colaboradores
- Crie um programa de benefícios voltado à qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários
- Monitore o clima organizacional por meio de uma pesquisa de clima recorrente e busque feedback dos colaboradores para melhorar continuamente.
A Neon Benefício também pode ajudar sua empresa com soluções que promovem o bem-estar financeiro e ajudam seus colaboradores a desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro.
Se o foco é trabalhar a educação financeira, temos um serviço de consultoria sob medida para ensinar seus colaboradores por meio de workshops e atendimentos individuais.
Por fim, se é de crédito que seus colaboradores precisam, a melhor opção é oferecer o empréstimo consignado Neon.
Entendeu como a psicologia organizacional pode ajudar seu negócio?
Aproveite e conheça também o papel do business partner em uma empresa.