Um sopro de renovação: assim funcionam as estratégias de recrutamento externo ao permitir a chegada de colaboradores com diferentes perspectivas e experiências profissionais.
Ao trazer novos talentos de fora, a organização quebra padrões e ideias internas engessadas, facilitando o processo de melhoria contínua dos processos administrativos e operacionais.
Mas será que tudo é vantajoso e essa é, de fato, a melhor escolha para a sua empresa?
Continue lendo para descobrir como organizar recrutamentos com eficiência!
O que é recrutamento externo?
O recrutamento externo é a busca por candidatos a vagas de trabalho entre profissionais que não fazem parte do atual quadro de funcionários da empresa.
A finalidade de atrair talentos fora da organização é trazer novas perspectivas e experiências para a realidade corporativa, promovendo inovação e diversidade.
Em outras palavras, o recrutamento externo permite a chegada de colaboradores com as mais diversas bagagens profissionais que podem agregar na evolução da empresa.
Diferença entre recrutamento externo e interno
Basicamente, a diferença entre recrutamento externo e interno reside no perfil de candidatos.
Como vimos, o recrutamento externo busca por colaboradores fora da instituição que possam trazer conhecimentos técnicos e skills mais atualizados com as demandas do mercado.
Em contrapartida, a modalidade interna permite que os próprios funcionários da empresa se candidatem para as vagas.
Essa é uma estratégia que visa oferecer oportunidades para “talentos escondidos”, valorizando funcionários que se mostram engajados.
Como resultado da diferença de enfoque, as etapas do processo de recrutamento podem também apresentar particularidades, como abordagens distintas na avaliação de competências.
Por exemplo, as vagas internas costumam ser menos burocráticas e com entrevistas mais dinâmicas, uma vez que a empresa já conhece o funcionário.
Vale lembrar que ambos os tipos de contratação são igualmente importantes, sendo que cabe à empresa estabelecer uma proporção adequada de cada tipo de recrutamento.
Aqui explicamos melhor como funciona o recrutamento interno.
Quais as vantagens do recrutamento externo?
O recrutamento externo funciona como uma “expansão” no potencial criativo da empresa.
Afinal, um novo colaborador carrega com sigo não somente um conhecimento técnico diferenciado, mas também novas estratégias para lidar com problemas administrativos e operacionais.
Dessa forma, investir em recrutamento externo pode ser fundamental para:
- Manter a competitividade da empresa no mercado
- Combater o engessamento de processos e práticas corporativas
- Elevar a diversidade de ideias para a gestão de crises
- Estimular a cultura de melhoria contínua
- Fortalecer o capital humano com enfoque no crescimento da empresa.
As etapas do recrutamento e respectivo processo seletivo externo devem ser muito bem elaboradas para que os melhores talentos sejam identificados.
Inclusive, a necessidade de etapas mais complexas e custosas é, em si, uma das desvantagens desse tipo de modalidade, como veremos a seguir.
Desvantagens do recrutamento externo
As etapas de recrutamento, seleção e onboarding direcionadas a colaboradores externos requerem maiores investimentos organizacionais.
Afinal, a depender do porte da empresa, podem ser necessários diversos tipos de atividades e entrevistas para poder identificar os candidatos que atendem ao perfil da vaga.
Um exemplo disso são os processos seletivos externos que fazem análises de fit cultural dos concorrentes como forma de avaliar o alinhamento com os valores da empresa.
Esse é um tipo de custo que geralmente não aparece nos recrutamentos internos.
Isso porque se parte da premissa de que os atuais funcionários já possuem conhecimento prévio da cultura organizacional.
Em contraste com a seleção interna, a escolha de colaboradores externos também envolve maiores gastos com treinamentos iniciais e um período de adaptação, atrasando a tomada de decisões que dependem do novo funcionário.
Por isso, ressaltamos mais uma vez a importância do uso combinado de recrutamentos internos e externos, de forma que um complementa as desvantagens da outra modalidade.
Principais fontes e métodos de recrutamento externo
O sucesso de todo processo de recrutamento depende da capacidade de alcançar o público-alvo.
Isso significa que é essencial escolher os canais e estratégias mais adequados para divulgar as vagas disponíveis, de modo a atrair a atenção dos candidatos qualificados.
No caso da modalidade externa, existem inúmeras formas de realizar essa busca:
- Anúncios em plataformas de networking, como o LinkedIn
- Auxílio de headhunters ou agências de recrutamento
- Contatos em feiras profissionais
- Indicação de outros colaboradores
- Parcerias com universidades e centros de estudo
- Banco de talentos
- Divulgação em redes sociais.
Com essas abordagens, o processo de recrutamento pode acontecer pelo método presencial, online ou misto.
As fases presenciais são as mais clássicas, incluindo as tradicionais etapas seletivas de provas e entrevistas frente-a-frente com os avaliadores.
Na versão online, todos os passos são feitos por meio de plataformas específicas ou videoconferências.
Caso as empresas prefiram, também existe a opção do método misto/híbrido, que mescla fases digitais e presenciais.
Leia também o artigo: Como funciona o recrutamento humanizado?
Como fazer um recrutamento externo?
Por envolver a análise detalhada dos participantes, o recrutamento externo deve ser organizado com muito planejamento.
O cuidado com todas as fases do processo são indispensáveis para a contratação de bons colaboradores.
Veja algumas como estruturar as etapas de recrutamento e seleção:
- Identificar a necessidade de abertura de vagas e enviar o respectivo pedido para aprovação orçamentária
- Definição do perfil de habilidades e competências desejáveis nos candidatos
- Escolha do método de recrutamento (presencial, online ou misto)
- Gerenciamento das candidaturas com o auxílio de plataformas confiáveis
- Escolha das estratégias e critérios de seleção, usando provas de conhecimento técnico, dinâmica de grupo ou entrevistas com gestores
- Enviar a proposta oficial após selecionar o candidato
- Realizar o onboarding do novo colaborador.
Caprichar em cada etapa do recrutamento e seleção facilita a escolha de colaboradores que se integrem bem à cultura organizacional.
Como resultado, as empresas organizam equipes mais unidas e harmônicas, promovendo melhores ambientes de trabalho.
Vale lembrar que as instituições precisam também estar atentas a outros cuidados para manter os altos índices de satisfação dos funcionários.
Além de salários atrativos e oportunidades de crescimento na carreira, os bons programas de benefícios corporativos auxiliam na retenção de talentos.
Nesse contexto, a consultoria financeira da Neon Benefício pode ser uma grande aliada na promoção da qualidade de vida no trabalho.
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