Chat GPT: descubra o que é e como usar na educação financeira

Sabia que o Chat GPT pode ser um grande aliado da sua vida financeira? Entenda como acessar e como se organizar com essa ferramenta.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Computador mostrando tela inicial do Chat GPT

Conhecida por seu sucesso mundial, a nova versão do Chat GPT revolucionou o campo das aplicações de inteligência artificial.

Com recursos tecnológicos inspirados no próprio cérebro humano, o Chat GPT alcançou alta popularidade por conta dos conteúdos produzidos de maneira mais assertiva e coerente.

Em pouco tempo, o programa tornou-se uma das ferramentas digitais mais procuradas para auxiliar nas pesquisas e produções de textos para inúmeras áreas do conhecimento.

Venha com a gente e confira tudo sobre o Chat GPT: como acessar, pesquisar e conferir as informações corretamente.

Vamos ver também como usar o chatbot para a organização financeira pessoal.

O que é Chat GPT?

O Chat GPT é um programa de inteligência artificial online desenvolvido para a produção de textos e diálogos automatizados.

Lançada oficialmente em novembro de 2022, a versão mais recente do programa conta com o modelo de linguagem Generative Pre-trained Transformer 3 (GPT-3), cujos mecanismos de operação são baseados em redes neurais construídas com mais de 175 bilhões de parâmetros.

Esses complexos algoritmos permitem a identificação de nuances e contextos linguísticos, criando estruturas semânticas e gramaticais mais coerentes e realistas.

Ainda que não seja o primeiro chatbot disponível no mercado, o Chat GPT tem impactado profundamente a dinâmica de interação entre humanos e máquinas.

Por exemplo, seu uso se popularizou no contexto de atendimento ao cliente, produção de conteúdo, suporte técnico e até mesmo auxílio educacional.

Como acessar o Chat GPT?

Para utilizar o Chat GPT, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse a plataforma oficial da OpenAI;
  • Clique em “Try Chat GPT”;
  • Crie seu cadastro;
  • Após efetuar o login, clique no botão “+ New chat”, localizado no canto superior esquerdo;
  • Na barra de pesquisas, digite seu questionamento;
  • A resposta será gerada em poucos segundos, sendo que o usuário pode solicitar novas versões de resposta caso o conteúdo produzido não tenha sido satisfatório;
  • Para copiar o texto, clique no ícone de pasta localizado ao lado da resposta;
  • Observe que suas buscas prévias ficam registradas na aba lateral esquerda e basta clicar no item para consultar o histórico de conversas com o Chat GPT.

Lembre-se de que o programa não emite respostas a solicitações ofensivas ou relacionadas a conteúdos ilícitos e criminosos.

Portanto, avalie bem seus questionamentos antes de utilizar a plataforma.

Quanto custa o Chat GPT?

A OpenAI disponibiliza duas modalidades de chatbot

  • Chat GPT gratuito;
  • Chat GPT Plus.

A modalidade Plus requer adesão ao plano pago de 20 dólares mensais, com vantagens como acesso prioritário aos servidores e manutenção da alta velocidade de pesquisa.

Como usar o Chat GPT?

Saber como utilizar o Chat GPT é essencial para aproveitar o potencial tecnológico da ferramenta.

Seja para a pesquisa de informações gerais ou com a assistência em tarefas específicas, alguns cuidados são indispensáveis para que você não obtenha conteúdos contraditórios e incorretos.

Confira agora algumas dicas para incluir adequadamente o chatbot no seu cotidiano.

Elabore solicitações claras e objetivas

Em primeiro lugar, é preciso ser direto ao elaborar as solicitações ao programa. Assim, você reduz as possibilidades de interpretações ambíguas e a consequente produção de conteúdos inadequados.

Confira os dados fornecidos

O Chat GPT não coleta as informações em tempo real. Isso significa que a versão atual GPT 3 foi treinada previamente com dados digitais gerados até setembro de 2021.

Além disso, é válido mencionar que as respostas também podem conter inconsistências e erros originados pelo uso de fontes de informação duvidosas. 

Portanto, é preciso sempre conferir se os conteúdos produzidos pelo programa estão de fato corretos e atualizados.

Evite utilizar o texto na íntegra

Apesar de ser programado especificamente para a produção de textos e diálogos, evite utilizar os conteúdos na íntegra.

O chatbot utiliza como referência textos já produzidos e disponibilizados na internet. Assim, são altas as chances de cópias literais de conteúdos previamente existentes, o que pode levar o usuário a infringir regras de direitos autorais.

Portanto, para evitar plágios acidentais, reescreva sempre os textos com suas próprias palavras.

Como usar o Chat GPT para organizar suas finanças?

Administrar o próprio dinheiro corretamente pode ser muito desafiador, não é mesmo? Neste contexto, os recursos de inteligência artificial podem ser de grande ajuda na busca por hábitos financeiros mais saudáveis.

Conheça agora algumas estratégias para utilizar o Chat GPT na organização de suas finanças pessoais.

Obter conteúdos de educação financeira

Uma das principais funções do chatbot é facilitar a pesquisa do significado de termos técnicos e conceitos específicos.

Além disso, o usuário pode solicitar indicações de livros e vídeos, promovendo a consolidação do aprendizado de educação financeira.

Solicitar ajuda para planejamentos financeiros

O Chat GPT pode auxiliar a colocar em prática todo o aprendizado teórico de educação financeira.

Por exemplo, pode-se obter sugestões e dicas para elaborar adequadamente o planejamento financeiro pessoal

Ao obter simulações de diferentes cenários de orçamento familiar, o usuário aprenderá a estabelecer metas financeiras mais realistas, além de compreender melhor como tomar decisões de maneira mais segura.

Buscar dicas de como economizar dinheiro

Ao consultar um extenso banco de dados, o programa pode oferecer inúmeras sugestões de estratégias para guardar dinheiro

Por exemplo, o chat pode listar algumas metodologias específicas, como o Desafio das 52 semanas, que permite economizar de maneira suave e gradativa.

Interaja com o programa e solicite simulações de valores mensais a serem guardados. 

Comparar entre modalidades de investimento

Compreender a diferença entre os tipos de investimento é fundamental para garantir boa rentabilidade em suas aplicações. 

Consulte o Chat GPT para aprender sobre características e detalhes específicos do mercado financeiro e para obter orientações gerais a respeito dos respectivos riscos associados a cada modalidade de investimento.

É possível fazer verdadeiros cursos rápidos ou obter comparações entre diferentes tipos de ativos.

Viu só quantos benefícios o Chat GPT e as demais ferramentas de inteligência artificial podem trazer ao seu dia a dia?

Coloque em prática nossas dicas e torne a tecnologia uma grande aliada das suas finanças pessoais.

Para saber mais sobre tecnologias aplicadas à organização financeira, continue acessando os conteúdos imperdíveis do blog Neon.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos