Avaliando se comprar ou alugar casa é a melhor opção de moradia? Há quem defenda com unhas e dentes o sonho da casa própria, alegando que um imóvel em seu nome é um patrimônio que fica também para as próximas gerações.

Por outro lado, há os que digam que é melhor pagar aluguel a um valor acessível do que arcar com pesadas prestações e intermediárias por quase uma vida inteira. 

Ambos argumentos são verdadeiros, então como decidir? É o que você vai saber como fazer lendo este artigo até o final.

Comprar ou alugar casa: qual a melhor opção?

A compra de uma casa pode ser uma boa opção se você planeja ficar na mesma casa por um longo período de tempo — ou a vida toda — e tem recursos financeiros para fazer um pagamento inicial e pagar as despesas associadas à propriedade.

No entanto, se você não tem certeza sobre sua situação financeira futura ou se planeja se mudar em breve, o aluguel pode ser uma opção melhor.  Embora o dinheiro gasto com o aluguel possa parecer “morto”, essa é uma opção que traz flexibilidade e liberdade para mudar de casa quando necessário.

Além disso, a compra de uma casa financiada pode gerar juros altos, aumentando o custo total da propriedade, fora as taxas, encargos e as sempre pesadas intermediárias.

Como saber se vale mais a pena comprar ou alugar casa?

Por se tratar de uma questão essencialmente financeira, a decisão pela compra ou aluguel de um imóvel sempre vai demandar cálculos. Nesse caso, vale colocar na calculadora as muitas variáveis envolvidas:

  • Valor do imóvel
  • O quanto se está disposto a pagar de aluguel
  • Renda mensal
  • Tempo até a aposentadoria
  • Condições de financiamento
  • Rentabilidade de investimentos
  • Saldo disponível do FGTS (se pretender utilizá-lo)
  • Tempo que espera morar no imóvel
  • Potencial de valorização do imóvel.

Quais as vantagens de ter uma casa própria?

Ter uma casa própria pode trazer muitas vantagens. A principal delas é que a casa própria dá mais estabilidade financeira e previsibilidade de custos depois de paga. Ao contrário do aluguel, os contratos de hipoteca são fixos e não estão sujeitos a reajustes anuais baseados em índices de inflação.

A casa própria também oferece segurança e independência, pois você não precisa se preocupar com a possibilidade de ter que se mudar no final do contrato de locação ou com as condições impostas pelo proprietário. 

Pode ser ainda uma forma de aumentar o patrimônio pessoal, já que as propriedades tendem a se valorizar ao longo do tempo, o que pode representar um investimento.

E se você um dia enjoar de algum aspecto, poderá reformá-la, pintá-la ou fazer uma remodelação completa, sem ter que se preocupar com o impacto desses custos no aluguel. 

Ou, pior ainda, sem correr o risco de não ser reembolsado por um gasto que só vai beneficiar o proprietário do imóvel.

Quais as vantagens de morar em casa alugada?

Por sua vez, o aluguel permite que você mude de casa com mais facilidade, sem a necessidade de vender uma propriedade ou lidar com o processo de compra e venda.  Também pode ser uma opção mais econômica no curto prazo, pois não exige um grande investimento inicial.

Outra vantagem é que, em muitos casos, o proprietário é responsável por reparos e manutenção. Por fim, o aluguel pode oferecer mais opções de localização, permitindo que você more em áreas mais caras ou próximas ao trabalho ou escola. 

Ficou mais fácil decidir agora entre comprar ou alugar casa? Seja qual for a sua decisão, é sempre bom fazer uma reserva financeira para lidar com os custos de moradia. Você pode aplicar esse dinheiro em um CDB, que rende bem mais que a poupança!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.