A portabilidade de empréstimo consignado permite que você leve seu contrato de crédito para onde quiser, em busca das melhores condições.
Afinal, nada melhor do que ter a liberdade de pagar juros mais baixos em outra instituição, não é mesmo?
Então, continue a leitura para entender como funciona a portabilidade de empréstimo consignado e como solicitar a sua.
Navegue pelo conteúdo:
O que é portabilidade de empréstimo consignado?
Portabilidade de empréstimo consignado é uma operação que transfere o contrato de crédito de uma instituição financeira para outra, mantendo o mesmo saldo devedor e prazo de pagamento.
Todo consumidor que contrata um empréstimo consignado tem direito a solicitar a portabilidade em busca de taxas de juros menores e melhores condições. Basta encontrar uma instituição financeira que ofereça esse serviço e enviar uma proposta.
Se a portabilidade for aceita, o banco ou fintech que concedeu o crédito inicialmente é obrigado a transferir o contrato.
Dessa forma, os consumidores têm a liberdade de procurar por soluções de crédito mais em contas no mercado.
Tudo sobre empréstimos: o que você precisa saber para contratar.
Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?
O processo de portabilidade de empréstimo consignado é muito simples: o consumidor só precisa encontrar uma instituição financeira com uma nova proposta e solicitar a transferência à empresa credora atual.
De modo geral, não é um procedimento muito burocrático e exige apenas uma análise de crédito da empresa proponente.
Com o open finance, a portabilidade se tornou ainda mais simples, já que todos os bancos estão conectados na rede.
Quanto tempo leva para fazer portabilidade de empréstimo consignado?
O prazo médio para a conclusão da portabilidade de empréstimo consignado leva entre 10 e 30 dias úteis.
Em alguns bancos digitais e fintechs, esse processo pode ser mais rápido, mas deve levar no mínimo uma semana.
Quais bancos fazem portabilidade de empréstimo consignado?
A maioria dos bancos fazem a portabilidade de empréstimo consignado, incluindo bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica e bancos privados como Itaú, Bradesco e Santander.
Além disso, os bancos digitais e fintechs também trabalham com esse tipo de serviço e costumam ser mais ágeis na transferência da dívida.
Leia mais: Bancos que fazem portabilidade de consignado.
O banco pode negar a portabilidade do consignado?
O banco que detém o contrato vigente do empréstimo consignado não pode negar a portabilidade, uma vez que é um direito do consumidor garantido por lei.
No entanto, a instituição financeira de destino pode negar a transferência da dívida, caso encontre algum impedimento ou verifique que o cliente não tem perfil durante a análise de crédito.
Por isso, quando você solicita a portabilidade, precisa passar pela avaliação da nova empresa antes que a operação seja realizada.
Afinal, a instituição financeira vai assumir sua dívida e, para isso, é necessário que o risco de inadimplência seja baixo.
Além disso, as empresas também fixam algumas regras para transferir contratos em andamento, como a exigência de que entre 15% e 30% da dívida já tenha sido quitada.
Se correr tudo bem com a análise de crédito e a proposta for aceita, o trâmite acontecerá entre as duas instituições, sem que você precise se preocupar com qualquer problema em relação ao contrato atual.
Qual a vantagem da portabilidade de empréstimo consignado?
A principal vantagem da portabilidade de empréstimo consignado é ter acesso a uma taxa de juros mais baixa ao transferir o crédito para outra instituição.
Dessa forma, você consegue reduzir o valor da parcela devida mensalmente e economizar.
Além disso, com a redução dos juros, é possível liberar mais margem consignável para buscar novas oportunidades de crédito.
Outro ponto que motiva a portabilidade do consignado é a possibilidade de ter um suporte melhor em outro banco, caso o atual não esteja satisfazendo suas necessidades.
Por fim, ainda existe a possibilidade de ter uma portabilidade de consignado com troco.
Nesse caso, a dívida é transferida e a nova instituição libera mais dinheiro para resgate, na forma de um “refinanciamento”.
Ou seja, é como se você ganhasse uma oportunidade de emprestar mais uma quantia de dinheiro no mesmo contrato.
Como fazer portabilidade de empréstimo consignado?
Veja como é simples fazer portabilidade de empréstimo consignado passo a passo:
1. Encontre uma nova instituição financeira
O primeiro passo para fazer sua portabilidade de empréstimo consignado é procurar uma instituição financeira que ofereça condições mais atrativas.
De modo geral, os bancos e fintechs promovem ativamente seus serviços de portabilidade, competindo entre si para trazer novos contratos de empréstimo.
Para atrair novos clientes, essas empresas oferecem:
- Taxas de juros menores
- Redução de parcelas
- Maior prazo para pagamento
- Troco na portabilidade (novo empréstimo no mesmo contrato)
- Melhor qualidade de atendimento e suporte.
Então, você deve pesquisar o mercado e escolher a instituição financeira que oferece as melhores condições para a portabilidade do consignado.
2. Faça uma simulação
Depois de escolher a empresa, é só fazer uma simulação de empréstimo consignado, informando o saldo devedor e prazo de pagamento.
Se a proposta interessar, solicite a portabilidade. Geralmente, basta enviar a proposta com alguns cliques ou pelo aplicativo da empresa.
3. Aguarde a análise de crédito
Após a solicitação da portabilidade, o banco vai informar um prazo para realizar a análise de crédito.
Essa avaliação leva em conta fatores como score de crédito, histórico financeiro, margem consignável, percentual da dívida que já foi paga, entre outros critérios.
Durante esse processo, a empresa também pode solicitar documentos de identificação e comprovação de renda, como RG e holerite.
4. Aguarde a portabilidade
Se a proposta de portabilidade do consignado for aprovada, a nova instituição vai quitar sua dívida com a empresa atual e assumir o empréstimo.
Esse processo leva de uma semana a um mês, dependendo da empresa.
5. Confira seu novo contrato
Assim que a portabilidade for concluída, você terá um novo valor de parcela (considerando uma proposta com juros menores) e passará a pagar seu empréstimo para a nova instituição.
Como se trata de um consignado, as parcelas serão descontadas automaticamente na folha de pagamento, sem que você precise fazer nada.
Então, na prática, o que muda é que você deverá acompanhar seu contrato por meio do aplicativo da nova instituição financeira.
Empréstimo consignado Neon
Se você está pensando em fazer portabilidade de empréstimo consignado, considere a Neon.
O empréstimo consignado Neon permite o desconto direto na folha de pagamento, está entre as menores taxas de juros do mercado e está disponível para empresas conveniadas à Neon.
Se a sua empresa ainda não é conveniada, é só indicá-la via WhatsApp e nossa equipe vai entrar em contato com sua empresa para preparar o benefício.
O que acontece com o consignado se você sair da empresa?
Se você sair da empresa com um empréstimo consignado ativo, deverá negociar com a instituição financeira uma nova forma de quitar a dívida.
Geralmente, essa situação está prevista no contrato do crédito.
Algumas instituições passam a cobrar as parcelas com débito automático ou boleto bancário, enquanto outras preveem a quitação antecipada ou amortização da dívida com parte da verba rescisória, quando aplicável.
Por isso, é importante verificar o que é estabelecido em contrato no momento da contratação ou portabilidade.
De qualquer forma, saiba que o desligamento da empresa não extingue a dívida e pode mudar suas condições de pagamento.
Quem tem empréstimo consignado pode fazer portabilidade de salário?
Sim, o empréstimo consignado não impede a portabilidade de salário para uma nova instituição financeira.
Isso porque o valor recebido em conta é o salário líquido, ou seja, a remuneração final após todos os descontos (incluindo a parcela do consignado).
Dessa forma, não faz diferença o banco em que você recebe o salário, mesmo tendo um consignado ativo.
Entendeu tudo sobre a portabilidade de empréstimo consignado?
Então, faça a simulação do seu consignado e considere trazer seu contrato!