Portabilidade de salário: o que é, como funciona e vantagens

Você sabe como funciona a portabilidade de salário? Entenda as vantagens, se o banco pode negar, como pedir, quanto tempo demora e mais.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mãos segurando celular e na tela se vê três cifrões

Quando um funcionário não é correntista do mesmo banco que atende a empresa na qual trabalha, ele pode recorrer à portabilidade de salário.

Essa alternativa evita a necessidade de um profissional mudar suas atividades financeiras para o banco do seu empregador e, o melhor de tudo, sem taxas e atrasos no pagamento.

Isso acontece de forma automática, sem a necessidade do trabalhador efetuar transferências, mas é um serviço que deve ser solicitado.

Ou seja, nem a empresa empregadora nem o banco por ela utilizado fará essa operação se o funcionário não informar que deseja a portabilidade de salário, indicando para qual conta o valor deve ser destinado.

Siga a leitura para entender o que é portabilidade de salário, como funciona, quais os benefícios, como solicitar e quanto tempo leva para ser efetivada.

O que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é um direito de escolha que os funcionários podem exercer quando a empresa onde trabalham deposita o pagamento em uma instituição financeira diferente daquela que preferem.

Esse sistema permite que, em até 12 horas após o pagador efetuar o depósito do salário, o valor total seja transferido da conta em seu nome no banco escolhido pela empresa para a conta e banco que você quiser.

Por exemplo, você trabalha na empresa Y, que deposita seu salário no banco Z, porém, você prefere que o seu pagamento caia na sua conta X.

Nesse caso, você tem a liberdade de solicitar a portabilidade de salário — desde que para uma conta corrente de sua titularidade — sem custos adicionais.

Como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário não quer dizer que uma empresa irá depositar o pagamento de seus funcionários em diversos bancos, de acordo com a preferência de cada um.

Ao contrário, os pagamentos serão todos realizados no banco escolhido pela empresa, portanto, todos os funcionários deverão ter uma conta nesta instituição.

No entanto, se desejarem levar seu dinheiro para outra financeira, podem optar pela portabilidade.

Assim, no banco escolhido pela empresa, deverão abrir uma conta salário em seu nome e solicitar a transferência automática para uma conta corrente, também em seu nome, no banco de sua preferência.

Então, sempre que você receber seu salário, ele será transferido para o seu banco de escolha sem que seja necessário que você faça qualquer tipo de operação para isso.

Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?

Sim, você pode fazer a portabilidade de salário mesmo que esteja devendo para o banco onde o seu empregador deposita o seu pagamento.

Esse é um direito seu e não pode ser negado. A única situação em que um pedido de portabilidade não é aceito é se a titularidade da conta desejada não seja a sua.

Por exemplo, você não pode solicitar a portabilidade da sua conta salário para a conta do seu cônjuge, uma para uma conta conjunta ou jurídica, apenas para a sua conta corrente ou poupança.

No entanto, você pode autorizar que, quando o salário for pago, sejam descontadas parcelas de quaisquer dívidas que você tiver, como financiamentos ou empréstimos, antes de o restante ser automaticamente transferido para o seu banco escolhido.

Mas atenção: isso só pode ocorrer se você autorizar. Do contrário, o valor será transferido integralmente para a sua conta previamente informada e você ficará responsável por realizar os pagamentos das dívidas.

O banco pode negar a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é um direito garantido pelo Banco Central desde 2006 e os bancos não podem se negar a fazer, nem mesmo se você tiver alguma dívida, conforme explicamos acima.

Porém, se algum dado informado estiver errado, isso pode impossibilitar a portabilidade de salário — portanto, cuidado para não errar um dígito na hora de indicar a sua conta corrente, agência bancária ou instituição financeira.

Ainda, se o banco desconfiar de fraude, essa operação pode ficar suspensa até que tudo se resolva.

Também há a possibilidade de a sua instituição financeira de preferência não oferecer a opção de receber portabilidade de salário.

Nesse caso, você pode fazer a transferência via Pix, também sem custo.

Por que fazer a portabilidade de salário?

Optar pela portabilidade de salário traz benefícios como conveniência e economia.

O simples fato de você não precisar lidar com contas em diferentes bancos e poder centralizar suas operações financeiras na sua instituição de preferência já é uma grande vantagem.

Ao optar pela portabilidade, você também pode escolher bancos que ofereçam condições especiais, como tarifas menores para manutenção de conta, taxas de juros mais baixas e até serviços adicionais, como cartão de crédito sem anuidade.

Além disso, ao solicitar a portabilidade, você não precisa se preocupar em todos os meses transferir seu salário de um banco para outro, isso ocorrerá de forma automática.

Ainda, não há taxas envolvidas, nem mesmo para solicitar ou cancelar.

Como solicitar a portabilidade de salário?

Para solicitar a portabilidade de salário, você deve informar o banco no qual o seu empregador faz o pagamento que deseja que o valor depositado seja sempre automaticamente transferido para outra conta.

Essa comunicação pode ser feita por e-mail, aplicativo ou site do banco ou mesmo pessoalmente na agência bancária.

Você deverá preencher um formulário informando seus dados, em qual conta, agência e banco deseja receber.

Outra forma de solicitar é diretamente com o banco no qual deseja receber, também acessando os canais digitais.

Lembre-se de que você deve ter uma conta salário no banco onde o depósito é feito inicialmente, assim como na instituição para a qual deseja que o valor seja transferido.

Você também deve avisar o seu empregador sobre a solicitação de portabilidade, informando banco e conta de depósito.

Quanto tempo demora a portabilidade de salário?

Após a sua solicitação de portabilidade de salário, o banco tem até cinco dias úteis para confirmar a transferência automática para a sua instituição escolhida.

A partir daí, sempre que seu pagamento cair na conta salário, o banco tem até 12 horas para repassar o valor integral para a conta corrente que você escolheu.

Por que trazer o seu salário para a conta digital Neon?

Assim como dar o seu melhor no mercado de trabalho é fundamental para seu crescimento e desenvolvimento, forjando novas oportunidades, cuidar bem do seu dinheiro também é vital para a sua saúde financeira.

O seu salário deve estar em uma instituição que você confia, onde você mantém a segurança e o controle de suas finanças, e que ofereça vantagens e serviços de valor.

Com a conta digital Neon, você tem cartão de crédito, investimentos com bons rendimentos, como o CDB, empréstimos, Viracrédito, cashback e muito mais!

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO