Novas regras do Pix Automático: entenda como funciona

Você está por dentro das novas regras do Pix? Veja o que mudou e descubra se vai haver taxação ou não nesta modalidade de pagamento.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mulher segurando celular e sorrindo

Ficou sabendo das novas regras do Pix Automático, a novidade do Banco Central que vai facilitar os pagamentos recorrentes?

Em 2024, será lançada essa nova função do Pix que permite transferências automáticas e periódicas, facilitando o pagamento de assinaturas, planos e mensalidades.

Dessa maneira, as empresas terão uma forma mais barata e eficiente de receber na recorrência, enquanto os consumidores terão um meio de pagamento prático e conveniente.

Continue lendo para conhecer as novas regras do Pix Automático.

Novas regras do Pix em 2024: como funciona o Pix Automático?

Entre as novas regras do Pix em 2024, destacam-se aquelas relacionadas ao Pix Automático, a nova função recorrente desse meio de pagamento.

A partir de outubro de 2024, será possível fazer Pix na recorrência, fixando um pagamento periódico por meio do sistema instantâneo.

Na prática, o Pix Automático vai funcionar de maneira semelhante ao débito automático, permitindo que faturas e contas sejam pagas todo mês de forma recorrente.

A funcionalidade será exclusiva para empresas, que poderão receber de seus clientes e assinantes com mais praticidade e economia.

Assim, será possível pagar contas de consumo, assinaturas e mensalidades no Pix Automático.

Quais as novas regras do Pix Automático?

Confira as novas regras do Pix Automático que devem entrar em vigor ainda em 2024.

Obrigatoriedade do serviço

De acordo com a resolução do Banco Central, as instituições financeiras que participam do Pix serão obrigadas a oferecer o Pix Automático a partir de 28 de outubro de 2024.

Quem não cumprir esse prazo será multado por dia de atraso na oferta (limitado a 60 dias).

Clareza sobre a prestação do serviço

Antes de autorizar o Pix Automático, o pagador deverá ser informado sobre o valor fixo das transações, a periodicidade dos pagamentos e a vigência do contrato (se aplicável).

Além disso, deverá ficar clara a data prevista para o primeiro pagamento.

Autorização prévia do pagador

Uma das novas regras do Pix Automático é que todas as transações efetuadas com esse meio de pagamento requerem uma autorização prévia do pagador.

Ou seja, o dinheiro só pode ser transferido automaticamente de forma periódica se o consumidor aceitar o serviço pelo celular, dentro do ambiente seguro da conta bancária.

Uma vez que o Pix Automático é autorizado, o usuário não precisa mais fazer a autenticação a cada transação realizada.

Cancelamento da autorização

O Banco Central determinou que a autorização para o Pix Automático pode ser cancelada pelo usuário pagador a qualquer momento.

No entanto, ainda não foram publicados os detalhes sobre o processo de cancelamento do serviço.

Contratação do serviço de Pix Automático

As empresas interessadas em contratar o Pix Automático poderão escolher entre diferentes prestadores de serviços de pagamento do mercado.

O serviço poderá ser contratado diretamente na instituição financeira em que a empresa tem conta, por meio de um API de pagamentos, ou por meio de um iniciador de pagamentos alternativo.

Essa flexibilidade é possível graças ao compartilhamento de dados que ocorre dentro da estrutura Open Finance.

Novas tentativas de cobrança

Outra nova regra do Pix Automático é que a instituição financeira responsável poderá fazer novas tentativas de cobrança, caso a transação não seja autorizada por falta de saldo ou outro motivo.

Será divulgado um manual com informações específicas sobre a periodicidade e as condições dessas tentativas.

Há ainda a possibilidade de utilizar crédito pré-aprovado para o pagamento do Pix Automático, em situações de falta de saldo no momento da cobrança.

Limites de valores

Também haverá limites de valores que poderão ser debitados da conta dos consumidores por meio do Pix Automático.

No entanto, as quantias e suas regras ainda não foram definidas.

Mecanismo Especial de Devolução

As novas regras do Pix Automático ainda preveem o uso do Mecanismo Especial de Devolução, um recurso que é utilizado quando há suspeita de fraude ou falha operacional em uma transação.

Nesse caso, quando acontecer um golpe ou uma falha no sistema, a instituição financeira deverá devolver o dinheiro do Pix Automático para o pagador.

Vantagens do Pix Automático

O Pix Automático traz vantagens para as empresas recorrentes e para os consumidores que assinam produtos e serviços.

Para os negócios, sai mais barato cobrar com o Pix, uma vez que as taxas praticadas pelas instituições financeiras são menores.

Além disso, a expectativa é que o Pix Automático reduza a inadimplência, uma vez que o consumidor não precisará se lembrar de fazer o pagamento e não será preciso utilizar cartões de crédito e débito — basta automatizar a transferência instantânea.

Para os consumidores, será uma forma segura, prática e conveniente de pagar por assinaturas, planos e mensalidades.

Experimente o Pix no crédito Neon

Sabia que, com uma conta digital Neon, você pode fazer Pix com cartão de crédito?

Mesmo sem saldo na sua conta, você pode usar o limite de crédito do seu cartão e parcelar a transferência em até 12x com uma taxa de juros específica.

Mas atenção: utilize o Pix no crédito com moderação para não sobrecarregar a fatura e comprometer seu orçamento.

Entendeu as novas regras do Pix Automático para 2024?

Então, aproveite e aprenda a fazer um Pix com cartão de crédito sem burocracia.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO