Ouviu falar sobre Pix com cartão de crédito e tem dúvidas se isso realmente é possível? Então, vale se informar bem.

Aproveitando a grande popularidade do Pix, as instituições financeiras têm lançado variadas modalidades de pagamento instantâneo. É justamente nesse movimento que surge a opção de fazer Pix com o cartão.

Ainda novidade para muitos, o uso dessa nova função associada ao crédito gera diversas dúvidas. Afinal, como funciona? Quais são as vantagens? Quando vale a pena utilizar?

Para responder a todas as suas dúvidas, listamos as principais características e as vantagens desse recurso do Pix.

Comece agora mesmo!

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, é possível fazer Pix com cartão de crédito! Essa é uma modalidade de pagamento instantâneo na qual o valor é incluído na fatura em aberto do cartão.

Portanto, trata-se de uma opção interessante para situações de saldo em conta insuficiente.

Funciona parecido com um empréstimo: o banco destinará de forma imediata o seu Pix ao recebedor.

Posteriormente, no débito da fatura, você irá pagar para o banco o valor com juros acrescidos.

Vale lembrar que, para o uso do Pix com cartão de crédito, existe a cobrança de taxas e encargos que variam conforme a instituição.

O uso do Pix no cartão é uma modalidade oferecida por bancos tradicionais ou digitais, bem como por aplicativos de carteira digital. Ou seja, gradualmente, as instituições financeiras têm adicionado essa opção aos seus catálogos de serviços oferecidos.

Banner com CTA para Pix Neon

Leia também: Será que tem como cancelar um Pix após confirmar a transação?

Como fazer Pix com cartão de crédito?

Apesar de alguns detalhes específicos mudarem entre os diferentes bancos e aplicativos, o passo a passo geral se mantém:

  • Selecione a opção do serviço Pix no aplicativo do seu banco/carteira digital;
  • Clique em transferência e inclua a chave Pix adequada e o valor do pagamento;
  • Se solicitados, informe os dados do recebedor;
  • Ao selecionar o item “escolher como transferir”, opte pelo cartão de crédito;
  • Caso prefira, realize o pagamento parcelado;
  • Confirme os dados da transferência e finalize o seu Pix.

Caso você prefira utilizar o QR Code, o procedimento é bem parecido: faça a leitura do código com seu aplicativo e, então, selecione a opção de pagar com o cartão de crédito. Depois, é só revisar os dados e concluir a transação.

A interface dos aplicativos tem sido aprimorada cada vez mais, a ponto de tornar a navegação intuitiva.

Dessa forma, não se preocupe: você não terá nenhuma dificuldade para realizar o Pix!

Saiba como cadastrar chaves Pix e usar no seu dia a dia.

Já conhece o Pix crédito Neon?

Sabia que na Neon você pode fazer seu Pix no crédito?

O Pix no crédito é uma funcionalidade onde você consegue fazer transferências via Pix mesmo sem ter saldo em conta, usando o limite disponível no seu cartão de crédito Neon, podendo parcelar em até 12x mediante a taxas, variando conforme o número de parcelas.

Tela Pix crédito no app Neon

Assim você tem mais um caminho para lidar com o crédito e realizar sonhos, podendo escolher o que melhor cabe na sua realidade e necessidade!

Viu aquela promoção imperdível no Pix, mas quer guardar o dinheiro? Use o Pix crédito!

ABRA SUA CONTA NEON

Vale a pena fazer Pix com cartão de crédito?

A resposta é: depende. Por implicar na cobrança de juros, taxas e IOF, há o risco de sobrecarga na fatura. Recomenda-se utilizar essa opção de Pix de forma cautelosa para não comprometer o orçamento mensal.

Algumas lojas oferecem descontos para pagamentos no Pix com cartão de crédito. No entanto, preste atenção: avalie se a porcentagem de desconto é superior aos juros e encargos relativos ao uso do crédito.

Pode ser que não compense!

Como controlar os gastos com o cartão de crédito?

Como acontece com qualquer meio de pagamento, a educação financeira é fundamental ao fazer um Pix com cartão de crédito.

A função que veio para facilitar a vida do usuário pode se transformar em uma grande dor de cabeça se utilizada sem cuidados.

Siga as nossas dicas e evite que o cartão de crédito vire um problema no seu orçamento:

Elabore seu planejamento financeiro

Mapeie as principais movimentações da sua conta para saber quanto dinheiro entra e quanto é gasto. Ter o controle das finanças reduz as chances de gastar além do limite.

Uma excelente maneira de você realizar seu planejamento financeiro pessoal é utilizando uma planilha de gastos mensais.

Ao organizar as transações financeiras, você visualiza mais facilmente os gargalos que comprometem seu orçamento. Por exemplo, ao estudar as despesas mensais, você pode perceber gastos supérfluos maiores do que o imaginado.

O planejamento também ajudará você a se proteger de imprevistos! O preenchimento das planilhas pode ser feito a cada 7, 15 ou mesmo 30 dias: o importante é estabelecer uma frequência com a qual você consiga manter consistência.

Evite o acúmulo excessivo de parcelas

Pondere se vale realmente a pena o parcelamento, afinal, o uso demasiado da função crédito pode comprometer — e muito — as suas finanças.

Cada parcela é uma dívida que você adquire. Portanto, faturas com valores crescentes ficam cada vez mais difíceis de serem quitadas.

O ideal é que os gastos mensais com cartão de crédito não ultrapassem 30% do seu salário líquido. Assim, você não corre o risco de se comprometer com valores além das suas possibilidades financeiras.

Utilize o aplicativo do seu banco para monitorar as finanças

Os aplicativos são constantemente atualizados para permitir a melhor experiência ao cliente. Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real as movimentações bancárias, além de utilizar funções de controle das despesas.

Monitorar as finanças pelo aplicativo permite que se perceba rapidamente quando os gastos passarem do limite.

Prefira a função débito

Dê preferência ao pagamento no débito sempre que seu saldo permitir.

Essa é a maneira convencional de evitar enormes faturas, afinal, ver seu saldo diminuir imediatamente traz mais consciência dos gastos realizados.

Deixe o crédito para situações em que pagar à vista não oferece vantagens ou descontos expressivos.

Reduza o limite do cartão

Uma forma de controlar a fatura é limitando o teto de gastos no cartão de crédito. Você mesmo pode realizar essa operação através dos aplicativos: basta acessar a aba de cartões e selecionar a opção referente ao limite.

Para calcular o valor adequado, faça a avaliação dos gastos dos meses anteriores. O segredo para o bom uso do cartão de crédito é a moderação.

Assim, aproveite conscientemente as vantagens do Pix com cartão de crédito e mantenha suas finanças em dia!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.