Pix parcelado: o que é, como funciona e qual a vantagem?

Já conhece o Pix parcelado? Veja como funciona e quais as vantagens desse serviço que permite parcelar compras e pagamentos no Pix.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Chaves partidas ao meio sobre fundo verde-água

Você já utilizou o Pix parcelado? É uma modalidade oferecida por algumas instituições financeiras para facilitar a vida dos brasileiros.

Com esse serviço, é possível manter a praticidade do Pix e também obter as vantagens do parcelamento.

Trata-se de uma funcionalidade na qual o valor integral cai instantaneamente na conta do seu recebedor, ao passo que você paga a quantia de forma diluída nas parcelas. Interessante, não é mesmo?

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre este assunto, seus mecanismos de funcionamento, vantagens e muitas dicas!

O que é Pix parcelado?

Pix parcelado é uma forma de pagamento na qual o valor cheio é transferido imediatamente, porém a cobrança é feita de forma parcelada. Ou seja: trata-se de um Pix normal cujo valor você irá pagar em parcelas.

É importante ressaltar que o Pix Parcelado foi desenvolvido por iniciativa das próprias instituições financeiras.

Então, não se trata de forma de pagamento validada pelo Banco Central (BC). O serviço correspondente do BC é o Pix Garantido, porém seu uso ainda não está disponível no mercado.

A expectativa é de que, ainda em 2023, esta funcionalidade já esteja funcionando.

Banner com CTA para Pix Neon

Como funciona o Pix parcelado?

O funcionamento do Pix parcelado não possui segredos: o dinheiro é recebido na hora, porém o valor é creditado da sua conta de forma parcelada. 

Para isto acontecer, a instituição financeira arca com a responsabilidade de realizar o pagamento do valor cheio ao recebedor.

Assim, é como se você tivesse recebido um empréstimo do banco para pagar aquela conta, sendo que você irá quitar as parcelas diretamente para a instituição financeira.

Outra característica importante deste serviço é a possibilidade de ser utilizado para pessoas físicas, sem a necessidade de maquininha de cartão nem de qualquer burocracia.

Como parcelar Pix?

Gostou do Pix Parcelado?

Para utilizá-lo, primeiro é preciso confirmar se seu banco ou fintech autoriza tal modalidade de pagamento.

Então, siga o passo a passo:

  1. Faça uma compra selecionando o Pix como meio de pagamento;
  2. No momento de pagar pelo app da sua conta, selecione a opção “Pix parcelado” disponibilizada pelo agente financeiro;
  3. Escolha a quantidade de parcelas e a data de vencimento (se for um Pix parcelado no cartão de crédito, será a data de vencimento da fatura);
  4. Confira se os dados da empresa estão corretos;
  5. Confirme o Pix para a loja receber o pagamento total imediatamente.

Muito fácil e prático, não é mesmo? Pois saiba que o Pix Garantido do BC promete trazer ainda mais facilidades!

Qual a diferença entre Pix parcelado e Pix garantido?

Como mencionamos anteriormente, o Pix Garantido será a modalidade oficial de pagamento instantâneo parcelado. Afinal, o serviço atual é a versão improvisada pelas instituições financeiras.

Não se sabe ao certo os detalhes do funcionamento do Pix Garantido, já que seu lançamento é esperado ainda para o ano de 2023.

No entanto, segundo especulações do mercado financeiro, algumas características serão mais vantajosas do que o atual modelo de parcelamento.

Por exemplo, pode ser que o Pix Garantido não exija o plano de cartão de crédito vinculado ao banco, sendo esta uma exigência recorrente para o atual Pix Parcelado.

Além disso, as taxas e os juros do serviço prometem ser mais acessíveis.

O Pix parcelado tem juros?

Sim, o Pix parcelado tem juros, já que se trata de uma linha de crédito oferecida pela instituição financeira.

No caso, existem dois tipos de parcelamentos via Pix: um atrelado ao cartão de crédito e outro que funciona como um produto de crédito à parte.

No primeiro serviço, você paga as parcelas do Pix na sua própria fatura do cartão e consegue se livrar dos juros se respeitar a data de vencimento.

No segundo, é definida uma taxa de juros semelhante à do crédito consignado para o Pix parcelado, entre 2% e 3% ao mês.

Por exemplo, se você fizer um Pix de R$ 100 parcelado em 4 vezes, com 2% de juros ao mês, você irá pagar o total de R$ 108.

Como as regras e taxas variam conforme a instituição financeira contratada, é fundamental checar quanto será cobrado em juros antes de parcelar seu Pix.

Já conhece o Pix crédito Neon?

Sabia que na Neon você pode fazer seu Pix no crédito?

O Pix no crédito é uma funcionalidade onde você consegue fazer transferências via Pix mesmo sem ter saldo em conta, usando o limite disponível no seu cartão de crédito Neon, podendo parcelar em até 12x mediante a taxas, variando conforme o número de parcelas.

Tela Pix crédito no app Neon

Assim você tem mais um caminho para lidar com o crédito e realizar sonhos, podendo escolher o que melhor cabe na sua realidade e necessidade!

Viu aquela promoção imperdível no Pix, mas quer guardar o dinheiro? Use o Pix crédito!

Vantagens e desvantagens do parcelamento do Pix

Antes de optar por um meio de pagamento específico, é indispensável avaliar todos os prós e contras envolvidos. Afinal, o que pode ser um ótimo negócio para alguns, pode comprometer as finanças de outros.

Para auxiliar você na avaliação do Pix Garantido, listamos as vantagens e desvantagens desta modalidade a seguir.

Vantagens do Pix Parcelado

O Pix Parcelado é vantajoso em termos de permitir a agilidade das transações bancárias. Como o valor é depositado imediatamente, os pagamentos são aprovados mais rapidamente nas plataformas de compras online, por exemplo.

Além disso, a possibilidade de parcelar transferências para pessoas físicas facilita a dinâmica financeira cotidiana entre amigos e familiares.

Desvantagens do Pix Parcelado

Apesar dos benefícios do Pix Parcelado, atente-se para não exagerar no seu uso e provocar acúmulo de dívidas! Afinal, os juros envolvidos vão deixar seu endividamento ainda maior.

Portanto, utilize o Pix Parcelado de forma comedida, sempre prestando atenção para não prejudicar suas finanças pessoais.

Pix parcelado ou cartão de crédito?

Muitas pessoas ficam em dúvida entre utilizar Pix Parcelado ou o cartão de crédito, já que ambos permitem dividir o pagamento em várias vezes.

Se você tem este questionamento, saiba que o segredo é analisar os custos da operação para decidir o que vale mais a pena.

O parcelamento no cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados e, se você tiver limite disponível, pode parcelar compras em até 12 vezes sem juros.

Porém, é importante lembrar que os lojistas têm custos para receber por esse método, já que as operadoras e adquirentes cobram percentuais sobre cada pagamento.

Então, em alguns casos, pode valer a pena pagar com Pix parcelado para o lojista receber imediatamente o valor e sem taxas — e, claro, repassar essa economia ao cliente na forma de um desconto no preço do produto ou serviço.

Por exemplo, se a sua instituição financeira cobrar 2% de juros sobre o Pix parcelado e o lojista topar dar um desconto de 5% na compra via Pix, vale a pena usar esse meio em vez do cartão de crédito.

Então, fica a dica: quando estiver em dúvida entre Pix e cartão, veja se você consegue economizar na sua compra ao escolher o Pix Parcelado.

O Pix e suas funcionalidades revolucionaram as transações bancárias no país, não é mesmo? Em pouco tempo, esta modalidade tem se tornado preferência entre os brasileiros.

Para estar sempre por dentro dos assuntos de educação financeira e empreendedorismo, continue acompanhando o blog Neon!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos