O seguro de vida em grupo pode ser uma ótima opção de benefício que oferece proteção financeira aos colaboradores e suas famílias.
Hoje, diversas empresas incluem essa garantia em seus planos de compensação e conseguem negociar valores acessíveis com as seguradoras.
Afinal, os contratos coletivos são mais vantajosos.
Se interessou? Então, continue lendo para entender o funcionamento do seguro de vida em grupo e conhecer as vantagens para colaboradores e empregadores.
O que é seguro de vida em grupo?
O seguro de vida em grupo, também chamado de seguro de vida coletivo ou empresarial, é um tipo de proteção contratada por empresas para oferecer segurança financeira aos seus funcionários.
A principal cobertura desse tipo de contrato garante uma indenização em caso de morte natural ou acidental, além de invalidez permanente decorrente de acidentes ou doenças.
Dessa maneira, as empresas recorrem a seguros de vida em grupo para oferecer uma proteção financeira às famílias de seus colaboradores.
Essa iniciativa demonstra uma preocupação da empresa com o bem-estar dos funcionários e, por isso, tem efeitos positivos na motivação e no engajamento.
Como funciona o seguro de vida em grupo?
O seguro de vida em grupo funciona da mesma forma que um seguro comum, com a diferença de que a empresa faz a contratação do produto e atua como intermediária.
A partir do momento em que os colaboradores estão segurados, eles têm direito às coberturas previstas na apólice.
Em relação ao pagamento do seguro, o chamado prêmio, existem várias modalidades.
As mais comuns são:
- Plano não contributário: nessa modalidade, a empresa arca com o valor total do seguro, sem cobrar nada dos colaboradores segurados;
- Plano contributário: nesse caso, os colaboradores devem arcar com o valor total ou parcial do seguro, que é descontado na folha de pagamento. Em algumas empresas, o prêmio mensal é dividido igualmente entre empregador e colaborador.
Qual a diferença entre seguro de vida em grupo e individual?
A diferença do seguro de vida em grupo para os seguros de vida individuais é que a apólice é contratada de forma coletiva, para um grupo de colaboradores.
Além disso, como vimos, a empresa age como intermediária da contratação e pode arcar com o valor total ou parcial do prêmio.
Outra diferença é que o contrato coletivo só é válido enquanto o colaborador permanecer vinculado à empresa.
Em caso de demissão, o funcionário pode contatar a seguradora, se tiver interesse em continuar com a apólice e assumir o valor total da mensalidade.
No entanto, nessa hipótese, o valor do seguro de vida será renegociado conforme as condições de uma apólice individual.
Lembrando que o preço pago depende das coberturas, da idade do segurado, do histórico familiar, entre outros fatores.
Quais os benefícios do seguro de vida em grupo?
O seguro de vida em grupo traz importantes vantagens para colaboradores e empregadores.
Veja alguns benefícios:
- Aumento da retenção de talentos, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados por benefícios desse tipo;
- Acesso a um produto financeiro importante com valor menor ou gratuitamente por meio da empresa;
- Garantia de proteção financeira para as famílias dos colaboradores, que não ficam desamparadas em caso de falecimento ou invalidez. Com isso, a organização promove o bem-estar de seu capital humano;
- Aumento da motivação e engajamento, já que os trabalhadores identificam a preocupação da empresa em oferecer garantias mais abrangentes para suas vidas;
- Redução dos riscos de ações trabalhistas;
- Melhora da reputação da empresa no mercado, uma vez que ela passa a ser vista como mais humana e comprometida com seus colaboradores.
Entendeu como funciona o seguro de vida em grupo e por que ele é vantajoso?
Então, considere a possibilidade de oferecer esse benefício aos seus colaboradores.