O que é e como funciona uma apólice de seguro?

Entender o que é apólice de seguro e quais os tipos que existem é essencial para garantir a cobertura que você necessita. Saiba mais.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Pessoa colocando bloquinho de madeira redondo sobre pilha com mais blocos e símbolos de seguros

A apólice de seguro é um instrumento sempre presente na contratação de produtos financeiros voltados à proteção pessoal e patrimonial. Ela especifica todas as condições e características estabelecidas ao adquirir um seguro, independentemente do tipo.

A apólice formaliza esse acordo firmado com o segurado, sinalizando quem paga as mensalidades e a seguradora que deve pagar a cobertura firmada em caso de sinistro.

Se tem interesse em algum tipo de seguro, é muito importante entender no que implica essa documentação. Assim, você fica ciente de todos os seus direitos e responsabilidades.

Siga a leitura para entender melhor.

O que é apólice de seguro?

Uma apólice de seguro nada mais é do que um documento emitido pela empresa seguradora que concede o seguro para quem contratou o serviço.

Por meio dela é possível comprovar que foi firmado um contrato entre ambas as partes. Além disso, na apólice são mostradas as coberturas que apresentam as situações em que a pessoa será indenizada.

Por se tratar de um documento que oficializa suas vontades, a apólice é um instrumento de garantia ao segurado e aos seus beneficiários de recebimento efetivo dos valores, conforme contratação, caso ocorra algo inesperado.

Isso quer dizer que a apólice apresenta as situações de risco às quais o segurado terá cobertura. Assim, se elas ocorrerem, darão origem a uma indenização ou outra medida prevista na apólice de seguro, a qual servirá para amparar o seu beneficiário.

Como funciona a apólice de seguro?

Para garantir a proteção do segurado, é necessário que a documentação da apólice contenha uma série de especificações.

Apesar de certas variações de alguns contratos, existem determinados elementos comuns em todas as apólices.

São eles:

  • Premissas gerais: determinam quais são os direitos e obrigações das partes envolvidas, as coberturas, valores e prazos;
  • Premissas especiais: são as determinações específicas do tipo de seguro contratado;
  • Premissas particulares: descrevem detalhadamente cada cobertura, indenizações, prazos vigentes, formas de pagamento, entre outros pontos.

Quais os tipos de apólices de seguro?

O seguro tem o objetivo de proteger o segurado ou os seus bens materiais contra qualquer tipo de imprevisto que aconteça.

Como vamos ver ainda neste texto, é possível contratar um seguro para seu carro, sua casa, seu celular, outros bens, e até mesmo para sua vida.

Tendo em vista que existem diversos tipos de seguro, também é possível encontrar diferentes modalidades de apólices.

Conheça agora quais são as principais.

Apólice aberta e fechada

A apólice aberta aceita mudanças na cobertura a depender da necessidade do segurado.

Já a fechada não permite alterações, pois todas as especificações devem ser definidas assim que o contrato é assinado.

Apólice multirrisco ou compreensiva

A apólice de multirrisco é ampla e proporciona proteção contra diferentes tipos de danos.

Ela garante cobertura para o titular e todos os seus bens.

Apólice de recibo

Essa categoria de apólice é adotada quando um seguro para serviços temporários é contratado, como em uma viagem, por exemplo.

Seu nome deriva do fato de que ela também serve como um recibo de pagamento do prêmio do seguro.

Apólice contra danos a terceiros

Essa cobertura reembolsa a indenização que o segurado é obrigado a pagar caso traga prejuízos a terceiros em consequência de danos corporais ou materiais.

Apólice individual ou coletiva

As apólices individuais envolvem somente duas partes: segurado e seguradora.

Já as coletivas têm a participação de diversas pessoas e costumam ser contratadas por empresas.

Apólice de riscos nomeados

Esse contrato de seguro é o mais nichado de todos. Possui cobertura apenas para os eventos indicados na apólice e nada mais.

Ou seja, absolutamente nada sai do previsto no contrato que será coberto pela seguradora.

Principais tipos de seguro

Como a variedade de seguros disponíveis no mercado é grande, com um pouco de pesquisa você encontra a solução adequada para cada situação.

Destacamos abaixo os tipos de seguro mais comuns:

  • Residencial: o seguro residencial visa trazer proteção ao imóvel contra imprevistos como incêndios e desastres naturais. Também é possível incluir as mais variadas coberturas, como contra danos elétricos, furtos, além de assistência 24 horas para reparos domésticos;
  • De vida: o seguro de vida paga uma indenização para os familiares diretos do segurado caso ele morra por causas naturais ou acidentes. Em algumas coberturas, a indenização pode abranger situações de invalidez permanente, temporária ou doenças graves;
  • Automotivo: o seguro de carro foca no risco diário de se envolver em um acidente ou ser alvo de criminosos. A maioria das apólices cobre incidentes básicos, como danos materiais e roubos;
  • Empresarial: menos popular, o seguro empresarial oferece cobertura para negócios e empreendimentos comerciais, protegendo a estrutura utilizada na operação, incluindo equipamentos;
  • Viagem: o seguro viagem é utilizado para cobrir eventuais gastos médicos quando o segurado está fora do seu domicílio. Coberturas adicionais englobam ajuda em situações como perda de documentos e extravio de bagagem.

Como consultar uma apólice de seguro?

Os seguros oferecidos no Brasil devem ser registrados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O órgão federal é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, tendo como uma de suas funções o zelo pela defesa dos interesses dos consumidores deste tipo de produto.

Para consultar a sua apólice de seguro, você deve acessar o site da seguradora que emitiu o documento, entrar em contato com ela ou acessar o site da SUSEP. Os dados da apólice podem levar até 7 dias para constar nesse site.

Gostou do texto? Leia também nosso conteúdo sobre seguro de bens pessoais.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 22

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos