Auxílio-doença MEI: entenda quem tem direito e como solicitar

Você sabe como funciona o auxílio-doença MEI? Entenda como calcular o valor, quem tem direito e como solicitar o benefício.
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Pessoa colocando cubo de madeira em pilha com outros cubos com símbolos de saúde

O auxílio-doença MEI é fundamental para a estabilidade financeira dos microempreendedores impossibilitados de trabalhar por conta de doenças ou acidentes.

O benefício se destina a todos os segurados do INSS que receberam um afastamento profissional por mais de 15 dias.

Continue lendo para saber tudo sobre o assunto: o valor do auxílio, como dar entrada no pedido e muito mais!

O que é o auxílio-doença do MEI?

O auxílio-doença do MEI é o benefício previdenciário dado aos microempreendedores temporariamente incapacitados de trabalhar.

Com uma ajuda financeira mensal, o governo ampara os trabalhadores acidentados ou doentes cujo desempenho profissional foi prejudicado.

A seguir, explicamos mais sobre as regras dessa categoria de ajuda financeira.

Quem tem direito ao auxílio-doença MEI?

Em primeiro lugar, o auxílio destina-se a todo MEI que comprovar com laudo médico a necessidade de afastamento por período superior a 15 dias.

O requerimento de benefício também exige que os microempreendedores tenham o CNPJ ativo sem pendências tributárias — ou seja, é preciso que o MEI esteja com todos os seus impostos em dia.

Em relação ao período de carência, tudo vai depender do tipo e gravidade da doença.

As doenças menos sérias não relacionadas ao trabalho geralmente exigem pelo menos 12 meses de contribuição com o INSS MEI.

Por outro lado, as enfermidades graves listadas pela Portaria Interministerial MTP/MS nº 22, de 31/08/2022, isentam o MEI de período mínimo de contribuição, sendo que o auxílio pode ser pedido a qualquer momento.

Qual o valor do auxílio-doença MEI?

O auxílio-doença MEI é no valor do salário-mínimo vigente, considerando a contribuição mínima de 5% do DAS MEI.

Assim, segundo a tabela de 2024, o benefício é de R$ 1.412 por mês.

No entanto, esse valor pode ser maior caso o microempreendedor quite mensalmente uma guia complementar da Previdência Social. 

Isso porque o pagamento adicional do “carnê do INSS” permite complementar a alíquota de contribuição para 20% do salário de contribuição.

Dessa forma, o cálculo irá considerar uma média salarial mais alta, refletindo os maiores valores pagos pelo MEI.

Veja como calcular o auxílio-doença.

Como funciona o auxílio-doença do MEI?

O auxílio-doença do MEI funciona de maneira idêntica ao benefício liberado aos contribuintes de outras categorias do INSS.

Ou seja, o primeiro passo é enviar o requerimento do auxílio de maneira presencial ou online.

Para isso, o trabalhador deverá ter em mãos seus documentos pessoais e o laudo médico que comprove o afastamento.

Em seguida, será preciso esperar o agendamento da perícia médica.

Normalmente, o prazo para essa etapa é de 45 a 90 dias a contar do envio do requerimento, porém atrasos podem acontecer.

Na perícia médica, o profissional credenciado avaliará clinicamente o trabalhador e analisará a documentação médica apresentada.

Por fim, o MEI deverá aguardar a liberação do benefício, que ocorre geralmente 45 dias após a aprovação da perícia.

O pagamento é feito segundo o calendário do INSS, que pode ser consultado no Meu INSS.

O app também pode ser usado para solicitar e consultar outros benefícios previdenciários do INSS MEI, como a aposentadoria.

Saiba mais sobre a aposentadoria MEI.

Como solicitar o auxílio-doença MEI?

A entrada do auxílio-doença pode ser feita de maneira digital pela plataforma Meu INSS.

O MEI deverá ter em mãos seu documento de identidade com foto e o laudo médico do afastamento por período superior a 15 dias.

Lembre-se de que o atestado deverá conter o CID, o tempo de afastamento recomendado, além do carimbo com CRM/CRO ou RMS do profissional.

Para preencher o requerimento, basta seguir o passo a passo:

  • Entre na página oficial do Meu INSS
  • Faça o login usando a conta gov.br
  • Clique em “Pedir benefício por incapacidade temporária”
  • Em seguida, escolha a opção “Benefício por incapacidade temporária”
  • Carregue a imagem do laudo médico, com boa resolução
  • Preencha os dados pessoais e informe se o afastamento envolveu acidente de trabalho
  • Por fim, revise os dados preenchidos e conclua o requerimento.

Como mencionamos, a perícia será agendada dentro de 45 a 90 dias após o envio do pedido.

Dica importante: assim que o benefício for liberado, recomendamos que você mantenha sua organização financeira.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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