Suas férias de verão começaram e o dinheiro está curto? As contas de início do ano trazem sempre sobrecarga para o orçamento familiar, impossibilitando alguns planos para as férias.
No entanto, temos boas notícias: é possível aproveitar sua pausa no trabalho para realizar diversas atividades divertidas — e acessíveis.
Para auxiliar com o planejamento, separamos algumas dicas imperdíveis de como aproveitar as férias sem gastar muito dinheiro.
Leia até o final!
O que fazer nas férias de verão sem gastar muito?
Para quem está com o orçamento apertado, não se preocupe! Saiba que é possível aproveitar as férias sem gastar muito dinheiro.
Sendo criativo e flexível, você pode elaborar roteiros com passeios acessíveis ou mesmo gratuitos.
O que conta é a diversão e os bons momentos em família! Confira agora algumas dicas econômicas sobre o que fazer nas férias de verão.
1. Entre em contato com a natureza
Mergulhar na cachoeira, caminhar na areia da praia, fazer piqueniques nos parques… entrar em contato com a natureza sempre refaz nossas energias.
Para isso, não é preciso realizar grandes excursões: basta aproveitar o que sua cidade ou região tem a oferecer. Afinal, o Brasil é conhecido pela sua enorme biodiversidade, sendo palco para os mais variados passeios ecoturísticos.
2. Visite museus locais
Para quem é fã de passeio cultural, visitar museus é uma excelente forma de conhecer a história e os costumes locais. Estude os horários de funcionamento e planeje-se com antecedência.
Apesar de alguns museus cobrarem ingresso, atente-se aos descontos ou entrada gratuita para crianças e estudantes.
3. Pratique esportes
Aproveite as suas férias e coloque em dia os exercícios físicos, apostando nos esportes individuais ou coletivos. Partida de vôlei, corrida, passeio de bicicleta ou até mesmo nadar na piscina de casa: o que importa é mexer o corpo.
Dica: convide seus amigos para se exercitarem com você, tornando a atividade mais alegre e divertida.
4. Treine seus dotes culinários
Cozinhar também é terapia! Aproveite sua pausa no trabalho para treinar os pratos mais elaborados, apostando em receitas acessíveis.
Muitos doces e salgados saborosos utilizam ingredientes de baixo custo, sendo perfeitos para quem precisa economizar dinheiro.
Viagens baratas para as férias de verão
Caso sua intenção seja realizar viagens acessíveis durante suas férias, existem diversas opções que cabem no seu bolso. Lembre-se: o segredo é fazer o planejamento financeiro com antecedência.
Assim, você aumenta as chances de conseguir bons preços nas passagens aéreas e na hospedagem.
Para ajudar no planejamento, separamos dois exemplos de destinos maravilhosos e em conta:
1. São Sebastião
São Sebastião é uma das cidades litorâneas mais visitadas do estado de São Paulo, a uma distância de cerca de 200 km da capital paulista.
Apesar de a cidade estar cheia durante as datas próximas ao Natal e virada de ano, ao longo do verão o movimento vai reduzindo.
Uma dica é convidar os parentes ou amigos e alugar uma casa de temporada. Ao dividir os gastos com várias pessoas, o custo final da viagem fica muito mais acessível.
2. Florianópolis
Também conhecida como Ilha da Magia, a capital de Santa Catarina é conhecida pelas suas belíssimas praias e preços acessíveis.
Das praias mais agitadas às mais tranquilas, Florianópolis agrada a todos os gostos e estilos de viagem! Para se locomover pela ilha, você pode alugar um carro.
Faça as simulações nas diferentes locadoras e escolha a opção mais adequada à sua situação financeira.
Comece a planejar as próximas férias!
Antes de qualquer decisão, é necessário que você mapeie os possíveis gastos, para determinar o teto máximo das despesas. Em seguida, defina o roteiro das férias com antecedência e estabeleça estratégias para guardar dinheiro.
Uma dica é cortar os gastos supérfluos! Manter os planos dentro do orçamento familiar é essencial para evitar dívidas — e estresse durante a viagem.
Portanto, com organização e planejamento, as suas férias podem ser perfeitas mesmo sem gastar dinheiro!