Fazer uma boa gestão de desempenho é a chave para desenvolver ao máximo o potencial dos seus colaboradores.
Isso porque não basta contratar os melhores talentos: é preciso alinhar as competências humanas às metas do negócio e melhorar continuamente.
Para isso, o RH pode utilizar uma série de estratégias e ferramentas.
Veja a seguir como aplicar a gestão de desempenho no seu negócio e ter colaboradores cada vez mais competentes, motivados e eficientes.
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho é um processo contínuo de monitoramento, avaliação e otimização da performance dos colaboradores em uma empresa.
Ou seja, é a área do RH que se encarrega de acompanhar a efetividade dos funcionários em suas atividades, assim como suas competências.
O objetivo, naturalmente, é melhorar cada vez mais o desempenho dos colaboradores para atingir as metas do negócio.
Com isso, a empresa consegue extrair o máximo valor de seu capital humano, que é um grande diferencial no mercado atual.
Mas, para que a gestão de desempenho seja eficaz, ela precisa ser realizada de forma permanente.
Ao longo do artigo, vamos entender como aplicar essa metodologia em um negócio para aprimorar os resultados das equipes.
Qual a diferença entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho?
A diferença é que a gestão de desempenho é um processo mais abrangente, enquanto a avaliação de desempenho é uma das ações pontuais envolvidas nessa metodologia.
Dessa maneira, o RH precisa implementar um processo de gestão amplo, ao mesmo tempo em que utiliza as avaliações e feedbacks como ferramentas para conduzir e evolução dos funcionários.
Afinal, cada colaborador precisa ser avaliado de forma frequente e recorrente.
Somente a soma dessas instâncias individuais é capaz de compor um panorama geral do capital humano da empresa.
Para que serve a gestão de desempenho?
A gestão de desempenho tem os seguintes propósitos em uma organização:
- Monitorar o desempenho em nível individual e de equipe em todas as áreas do negócio;
- Garantir o desenvolvimento das competências-chave necessárias para o atingimento das metas da empresa;
- Aprimorar continuamente a performance e a produtividade dos funcionários e, dessa forma, gerar cada vez mais valor para o negócio.
Além disso, uma gestão de desempenho consistente contribui para aumentar a vantagem competitiva da empresa frente à concorrência.
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Qual a importância da gestão de desempenho?
Sem a gestão de desempenho, a empresa não consegue extrair todo o potencial do seu capital humano e corre o risco de ficar para trás em relação à concorrência.
Por isso, o RH vem assumindo uma posição cada vez mais estratégica nos negócios.
Parte desse trabalho é olhar cuidadosamente para os colaboradores e entender como aprimorar suas capacidades em harmonia com os objetivos da empresa.
Veja alguns dos benefícios diretos e indiretos de investir em uma boa gestão de desempenho:
- Aprimoramento de competências e habilidades dos colaboradores, tanto as hard skills (competências técnicas) quanto as soft skills (competência comportamentais);
- Alinhamento das demandas do negócio com as capacidades das equipes;
- Melhora na gestão de talentos, incluindo a atração e retenção dos melhores profissionais;
- Melhora nos índices de motivação e engajamento, graças ao feedback contínuo e às perspectivas de evolução que a empresa passa a oferecer.
- Construção de uma cultura organizacional positiva e de aprendizado contínuo.
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Como funciona a gestão de desempenho?
A gestão de desempenho pode ser implementada por meio de diversas metodologias, técnicas e ferramentas.
De modo geral, ela funciona por meio de ciclos de avaliação e progressão que se repetem periodicamente.
Nesses ciclos, os colaboradores passam por avaliações e recebem feedbacks para melhorar seus pontos fracos, reforçar seus pontos fortes e encarar novos desafios na empresa.
Para mensurar a performance, são utilizados KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de desempenho) associados a metas.
Assim, todo o processo é padronizado e documentado de acordo com as diretrizes e métricas de cada empresa.
Em geral, o RH é o departamento responsável por planejar, elaborar e aplicar a gestão de desempenho de forma contínua na empresa, como parte das políticas internas.
Como fazer a gestão de desempenho em uma empresa?
Se você quer aplicar a gestão de desempenho para maximizar as forças da sua equipe, siga as dicas abaixo.
1. Comece definindo as metas
Todo processo de gestão de desempenho começa com a definição das metas do negócio.
Podem ser definidos objetivos individuais, assim como por equipe e por área.
É muito importante que cada funcionário tenha clareza total de suas metas e conheça as métricas utilizadas para medir seu desempenho.
Assim, todos podem caminhar na direção certa, sem dúvidas quanto ao seu impacto no sucesso da companhia.
2. Utilize uma metodologia de gestão
Desde o início do seu planejamento, você vai precisar de uma metodologia de gestão para organizar o processo.
Uma sugestão é utilizar a OKR (Objective and Key Results), que define objetivos e resultados-chave claros para os colaboradores.
Veja um exemplo:
- Objetivo: aumentar o tráfego do site
- KR1: otimizar 25 páginas para SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca);
- KR2: Conseguir 25 novos backlinks com uma estratégia de link building;
- KR3: aumentar em 10% os usuários com uma campanha no Google Ads.
Com esse modelo, a gestão de desempenho se torna muito mais mensurável, facilitando o processo de avaliação.
3. Construa uma matriz de competências
Além de deixar as metas claras, é importante que você tenha uma matriz de competências da empresa.
Nesse documento, devem ser especificadas as habilidades esperadas dos colaboradores em cada nível de senioridade, esclarecendo os caminhos do plano de carreira.
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4. Faça avaliações com feedback 360
Em cada ciclo de gestão de desempenho, é recomendado que a empresa utilize o método de feedback 360.
Nessa metodologia, os colaboradores têm a oportunidade de receber feedbacks de vários níveis diferentes e de trocar avaliações entre si.
Um exemplo é o modelo em que o superior deve avaliar cada membro da equipe e receber uma avaliação de volta.
Da mesma forma, colaboradores podem trocar feedbacks entre si e receber devolutivas de colegas de outros times, clientes e parceiros.
5. Ofereça um plano de desenvolvimento
Depois dos ciclos de avaliação, o próximo passo é criar processos de desenvolvimento para aprimorar as habilidades dos colaboradores.
Um método muito utilizado é o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), um roteiro de evolução profissional que é criado em conjunto com o gestor imediato.
Nesse documento, cada colaborador pode ter suas etapas de desenvolvimento, como mentorias, workshops, cursos, aquisição de novas habilidades, correção de problemas, desafios práticos etc.
Além disso, o RH deve promover iniciativas de treinamento e desenvolvimento para toda a empresa.
6. Reconheça e recompense
Colaboradores que passam por avaliação contínua e estão sempre se aprimorando precisam ser recompensados à altura.
Por isso, a próxima etapa da sua gestão de desempenho é definir quais serão as recompensas para os mais dedicados e competentes.
As promoções e aumentos são os campeões de motivação, é claro.
Mas você também pode oferecer bônus, gratificações, menções honrosas, programas de benefícios, etc.
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Agora é só colocar sua gestão de desempenho em prática para tornar seus colaboradores cada vez mais eficientes!
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