Em tempos de alta performance e transformação digital dos negócios, as abordagens do RH estratégico são fundamentais para assegurar a competitividade das empresas.
Por meio da integração estruturada das atividades, essa modalidade de gestão de recursos humanos promove a eficaz adaptação às mudanças no cenário econômico e nas demandas comerciais.
Para facilitar a implementação dessa estratégia, listamos a seguir tudo sobre o assunto: o que é, como funciona, quais são as vantagens e o passo a passo para transformar o RH de sua empresa.
Acompanhe até o final!
O que é RH estratégico?
RH estratégico é a abordagem na gestão de recursos humanos na qual os procedimentos estão firmemente alinhados às metas e planejamentos gerais da organização.
Em outras palavras, o departamento de RH assume o posto de suporte dinâmico e inteligente que interconecta e mantém unida toda a estrutura departamental rumo aos resultados esperados.
Essa proposta contrasta muito com o perfil tradicional de atividades desempenhadas pelo setor de RH.
Isso porque as tarefas deixam de ser unicamente focadas em documentações burocráticas e transações operacionais, conforme as diretrizes da gestão tradicional.
A seguir, explicamos mais as diferenças entre as vertentes na organização do setor de RH.
O benefício que você estava procurando, RH
Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.
Qual a diferença entre o RH estratégico e o RH tradicional?
De modo geral, a abordagem estratégica mantém a base convencional de procedimentos administrativos operacionais.
No entanto, existem nítidas diferenças quanto ao foco e, sobretudo, às ferramentas tecnológicas utilizadas.
Em contraste com a reduzida presença da versão tradicional nos planos de crescimento da empresa, as decisões do RH estratégico são tomadas com o intuito de fortalecer a cultura organizacional e direcionar os esforços organizacionais para objetivos específicos.
Por exemplo, a abordagem estratégica incorpora às atividades do RH tradicional — como elaboração de processos seletivos e treinamentos — componentes da visão humanizada nas gestões de desempenho, avaliações de fit cultural nas contratações e capacitação de soft skills.
Vale mencionar que as ferramentas utilizadas pelo RH estratégico também se destacam pelo seu refinamento tecnológico, como o uso de avançados softwares de gestão de talentos, automação de processos e análise de dados.
Confira 7 tendências de RH para 2024 ser um ano de sucesso.
Benefícios do RH estratégico para a empresa
A proposta do RH estratégico está vinculada a inúmeras vantagens práticas, tanto a curto quanto médio e longo prazo.
Isso porque o departamento é organizado para justamente abranger as variadas metas organizacionais, de maneira sincrônica aos acontecimentos econômicos no panorama mundial.
Como exemplos positivos da abordagem estratégica, podemos citar:
- Promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e motivadores, assegurando o bem-estar e felicidade dos funcionários
- Atração e retenção de talentos alinhados ao fit cultural da empresa, com o consequente aumento na qualidade das entregas
- Uso de ferramentas e recursos tecnológicos que reduzem o desperdício de tempo e dinheiro com atividades repetitivas
- Melhor desempenho na gestão de crises, incluindo a tomada de decisões mais assertivas
- Redução de desperdícios com erros e consequentes retrabalhos
- Maior engajamento dos colaboradores, uma vez que as metas estabelecidas são mais realistas
- Fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado, decorrente da entrega de resultados e da gestão humanizada.
Como podemos observar, o papel do RH estratégico envolve dezenas de frentes de atuação.
Para que a implementação dessa modalidade de gestão seja feita de modo organizado e eficaz, é preciso seguir uma série de etapas.
Continue lendo para saber mais.
Como aplicar o RH estratégico em uma empresa?
Para tornar o departamento de RH moderno e alinhado ao planejamento da empresa, é preciso justamente compreender quais são as características da nova abordagem.
Portanto, estude a fundo as características dessa nova abordagem, mapeando os investimentos necessários em tecnologias, treinamentos e novas contratações.
Em seguida, tendo um conhecimento mais robusto do RH estratégico, é hora de seguir alguns passos fundamentais, como vamos ver a seguir.
Defina os objetivos da empresa
Existem nuances ao colocar em prática as diretrizes de recursos humanos, tendo em vista as peculiaridades e demandas específicas de cada empresa.
Por isso, é fundamental compreender quais são os objetivos e metas aos quais o RH estará atrelado, bem como os limites para os quais é possível alcançar a mudança de paradigmas.
A alteração de modos de trabalhar não é fácil e muito menos rápida.
No contexto de grandes empresas, é inclusive comum encontrar colaboradores que se mostram resistentes às mudanças.
Então, nosso conselho de início é: tenha foco — e muita paciência.
Consolide a cultura organizacional
Mapeie como o RH pode contribuir para o fortalecimento dos valores, crenças e propósitos da empresa.
Para isso, busque:
- Padronizar a comunicação corporativa
- Estabelecer programas de alinhamento com a identidade organizacional
- Promover eventos que reforcem a importância de preservar a identidade da empresa até nas menores ações cotidianas.
Implemente ferramentas tecnológicas
A implementação de ferramentas tecnológicas no departamento de RH é fundamental para promover a eficácia estratégica das operações.
Atualmente, algumas consultorias especializadas realizam a análise inicial do cenário da empresa, com a posterior implementação dos melhores softwares para gestão dos recursos humanos.
Por exemplo, existem programas para facilitar os processos seletivos e recrutamentos, a gestão de desempenho e o oferecimento de capacitação remota.
Avalie quais são suas possibilidades e opte pelas ferramentas de melhor custo-benefício.
Cuide do clima organizacional
Por fim, mas não menos importante: cuidar da atmosfera do ambiente de trabalho é fundamental para a promoção do bem-estar dos funcionários.
Afinal, locais com clima tenso e excessivamente competitivo geram desmotivação e desânimo entre os colaboradores.
Algumas possíveis estratégias são a adequação salarial, o cuidado com a infraestrutura provida e a criação de boas políticas de benefícios corporativos.
A seguir, explicamos as variadas vantagens de um portfólio robusto de benefícios corporativos flexíveis.
Por que investir em uma estratégia de benefícios corporativos?
Os benefícios corporativos são fundamentais para a promoção da qualidade de vida dos funcionários, zelando pela sua segurança financeira, alimentícia e até mesmo emocional.
O cuidado com os colaboradores promove climas organizacionais mais leves e unidos, tornando as equipes mais unidas e focadas nos objetivos em comum.
Para elaborar boas políticas de benefícios flexíveis, é preciso conhecer o perfil dos funcionários e suas necessidades e expectativas.
Atualmente, os melhores pacotes de serviços são aqueles que fornecem amparo às principais dificuldades do dia a dia.
É o caso, por exemplo, da inclusão de aconselhamento financeiro para reduzir as preocupações com dinheiro.
Nesse contexto, a consultoria da Neon é sinônimo de bem-estar financeiro de sua equipe.
Com o amparo de especialistas, os colaboradores montam um planejamento financeiro pessoal adequado, de forma a eliminar gastos inadequados e dívidas agressivas.
Interessante, não é mesmo?
Saiba que, ao cuidar das preocupações financeiras dos funcionários, as empresas estão investindo na qualidade de vida das equipes.
Por isso, se você estiver em busca de melhorar o clima organizacional de sua empresa, não tenha dúvidas: venha agora mesmo para a Neon Benefício!