Team building: o que é, quando fazer e dicas para executar

Você sabe o que é team building e sua importância para a performance da equipe? Veja dicas e o passo a passo para fazer com eficiência.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Cinco pessoas batendo as mãos e sorrindo

O team building é a ferramenta certa para empresas que precisam de equipes unidas, engajadas e de alta performance.

Com essa estratégia, você consegue formar times campeões e totalmente colaborativos a partir de algumas dinâmicas e atividades.

Então, quer aprender a construir equipes mais produtivas e impulsionar os resultados do seu negócio?

Continue lendo e saiba como aplicar o team building passo a passo.

O que é team building?

Team building é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para construir relações sólidas entre os membros de uma equipe e facilitar o trabalho colaborativo.

A expressão significa, literalmente, “construção de equipes”, mas também pode ser traduzida como consolidação ou formação de times — no contexto empresarial, o team building é uma ferramenta valiosa que os gestores utilizam para integrar os colaboradores de uma equipe.

Ele pode ser aplicado por meio de treinamentos, reuniões, vivências, dinâmicas e outras atividades, dependendo das necessidades do negócio e da configuração do time.

Além disso, o team building também é aplicado pelo RH estratégico, como parte das iniciativas de gestão de pessoas.

Recrutamento Moderno - Team Building: O Que É, Quando Fazer E Dicas Para Executar

Qual a importância do team building para as empresas?

O team building traz uma série de benefícios para as empresas que aplicam a técnica.

Veja os principais a seguir.

Aumento do desempenho

A principal vantagem do team building é o aumento do desempenho das equipes, uma vez que um time integrado e motivado consegue atingir metas com mais facilidade e impulsionar resultados.

O segredo está no desenvolvimento do trabalho em equipe, que permite somar as competências de profissionais diversos em torno de objetivos em comum.

Melhora na comunicação

A comunicação costuma ser um grande desafio da gestão de pessoas, e o team building é uma das ferramentas que permite estreitar laços e romper barreiras entre pessoas.

Com essa estratégia, os colaboradores passam a se comunicar com mais clareza e os conflitos são solucionados mais rapidamente.

Aumento da produtividade

O team building também torna as equipes mais produtivas, já que os profissionais integrados conseguem progredir mais em menos tempo.

Isso acontece porque um time consolidado é capaz de otimizar tarefas e processos, aumentando a produtividade no trabalho de forma coletiva.

Mais engajamento

Naturalmente, uma equipe unida desperta o engajamento de seus membros, disparando os níveis de motivação no ambiente de trabalho.

Além de melhorar os ânimos dentro da área, a estratégia de team building também tem o poder de tornar o clima organizacional mais positivo, quando são consideradas diversas equipes trabalhadas dentro da empresa.

Indo mais além, é possível dizer que a construção de times de alto desempenho ainda contribui para a redução do turnover e a melhora da retenção de talentos.

Quando fazer um team building?

O team building é indicado para todas as equipes estratégicas das empresas, sejam de uma mesma área ou multidisciplinares.

Toda vez que um grupo de pessoas trabalha em prol de objetivos em comum que afetam o negócio, seja no marketing, nas vendas, no financeiro ou em qualquer outro departamento, vale a pena investir na construção de equipes de alta performance.

No entanto, existem algumas situações que tornam o team building ainda mais urgente, tais como:

  • Baixa performance de times essenciais ao negócio
  • Problemas de relacionamento e comunicação entre colaboradores
  • Formação de novos times ou entrada de novos profissionais em equipes
  • Início de grandes projetos e eventos que exigem maior colaboração e foco
  • Mudanças na gestão, como mobilidade de cargos e contratação de novos líderes.

Em todos esses momentos, o team building deve ser utilizado para garantir uma integração eficiente entre os colaboradores e melhorar o relacionamento interpessoal.

Como fazer um team building? Passo a passo

Agora sim, podemos partir para a prática e aprender a fazer o team building passo a passo.

Acompanhe:

1. Mapeie as equipes

Para começar, você deve mapear as equipes mais estratégicas da empresa, ou seja, aquelas que atuam com questões mais críticas e metas diretamente relacionadas aos resultados do negócio.

Esses times, como vendas, marketing, RH e atendimento, devem ter prioridade no desenvolvimento do team building.

Na hora de selecionar os participantes, tenha em mente que é mais fácil trabalhar em grupos menores de cada vez, para que o processo de integração seja mais efetivo e haja mais proximidade entre as pessoas.

2. Escolha o formato

O team building pode ser feito em diversos formatos, de acordo com a estrutura da empresa e o número de pessoas envolvidas.

O mais indicado é que seja um treinamento imersivo que dure pelo menos um dia inteiro, combinando palestras, reuniões, dinâmicas e atividades em grupo.

Também é possível ter uma reunião semanal fixa dedicada ao team building, se for necessário um trabalho mais permanente.

Para as empresas que atuam com home office, as sessões podem ser feitas online, por meio de videoconferência.

3. Determine um local

O team building é mais efetivo quando realizado fora da empresa, uma vez que o ambiente externo favorece o foco e torna a vivência mais imersiva.

Isso porque, no dia a dia do trabalho, existem muitas distrações e as pessoas podem ficar pouco à vontade para desenvolver relacionamentos mais próximos.

Por isso, se possível, é indicado escolher um local como um salão, um resort, um espaço de conferências, um coworking ou até mesmo um restaurante.

Se for muito complicado sair da empresa, o team building pode ser aplicado normalmente em uma sala de reunião, desde que seja reservado um bom tempo para a atividade.

4. Defina as atividades

Na hora de definir as atividades do team building, vale usar a criatividade para criar momentos de interação entre os profissionais.

Veja algumas sugestões:

  • Iniciar com uma apresentação diferente, na qual os profissionais falem sobre hobbies e curiosidades
  • Usar a dinâmica “3 verdades e 1 mentira”, na qual cada participante conta três verdades e uma mentira sobre si mesmo e os outros têm que adivinhar o que é verdadeiro e o que é falso
  • Propor um jogo de combinações no qual os profissionais precisam encontrar gostos semelhantes entre seus colegas, seja para música, esportes, filmes e séries, comidas, etc
  • Fazer um brainstorming para solucionar um desafio da empresa, valendo algum prêmio.

5. Crie um cronograma

Os participantes devem chegar ao team building cientes da programação do dia e das atividades que serão realizadas, pois muitas exigem preparo.

Por isso, crie um cronograma com horários definidos, lembrando de deixar pausas para lanche, almoço e coffee break, dependendo do formato.

6. Crie um plano de ação

Como conclusão do team building, é preciso que o gestor crie um plano de ação com estratégias para melhorar a convivência e o trabalho em equipe.

A partir das atividades, será possível definir metas como “ter mais diálogos no cotidiano”, “compartilhar uma planilha de resultados” ou “dar mais feedbacks”.

7. Estabeleça uma periodicidade

Por fim, o team building deve se repetir periodicamente de acordo com as necessidades identificadas.

Ao final da atividade, defina se os encontros vão acontecer a cada quinzena, mês, bimestre ou outro período, conforme as demandas e o progresso do time.

Depois do team building: dicas para manter a equipe motivada

Para que o team building funcione, você deve acompanhar de perto as metas definidas no plano de ação e garantir que as resoluções façam parte do dia a dia da equipe.

Uma dica é abordar o tema nos 1:1 com cada um do time e também nas reuniões semanais, como parte das tarefas diárias.

Além disso, é importante documentar a experiência com um sistema de gestão de tarefas e compartilhar os avanços com a equipe.

Se você quer manter a equipe motivada para além do team building, lembre-se de que os benefícios corporativos são excelentes recursos para engajar os colaboradores.

Com a Neon Benefícios, você encontra vantagens relacionadas ao bem-estar financeiro que disparam a motivação dos profissionais, como empréstimo consignado e consultoria financeira.

Então, comece agora a aplicar o team building associado a um bom pacote de benefícios e veja a diferença na produtividade do seu time.

Venha agora mesmo para a Neon Benefícios!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO