O Auxílio Gás é um importante benefício do governo que ajuda a aliviar o orçamento doméstico das famílias que o recebem.
Para as mais numerosas, trata-se de uma ajuda providencial, levando em conta o consumo de gás de cozinha.
Quem tem direito ao Auxílio Gás não pode deixar passar essa oportunidade de reforçar o caixa.
Para fazer jus ao benefício, é preciso se enquadrar em certos requisitos determinados pelo Governo Federal.
Se você quer saber como solicitar, leia este artigo até o fim, pois vamos explicar em detalhes como funciona esse programa de distribuição de renda.
O que é Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa governamental que auxilia financeiramente famílias de baixa renda para a aquisição de gás de cozinha, um recurso essencial para o preparo de alimentos.
Esse auxílio é concedido em forma de um benefício monetário que pode ser utilizado exclusivamente para comprar botijões de gás.
Qual a importância do Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é uma importante medida para promover o bem-estar das famílias de baixa renda.
Isso porque os impactos do benefício vão além da simples redução de despesas mensais, promovendo também o acesso ao preparo de alimentos de maneira mais segura e saudável.
Dessa forma, o Auxílio Gás funciona como um marcante complemento dos benefícios sociais, estimulando a qualidade de vida da população mais vulnerável.
Qual o valor do Auxílio Gás?
De acordo com a Caixa Econômica Federal, que é responsável pela gestão dos pagamentos, o montante do auxílio será equivalente à metade da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13kg usado na cozinha.
Para isso, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicará mensalmente, até o décimo dia útil, a média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional desse botijão ao consumidor final, utilizando o Sistema de Levantamento de Preços ou outra fonte designada.
Portanto, quem quiser ficar sempre atualizado em relação ao valor do benefício deve acompanhar as publicações da ANP para assim poder ajustar o orçamento familiar.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Podem participar do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros as seguintes categorias de beneficiários:
- Famílias que tenham pelo menos um membro que receba o benefício de prestação continuada da assistência social, independentemente de estarem inscritas no CadÚnico
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, inclusive aquelas que recebem outros benefícios governamentais.
Os critérios para a concessão do benefício do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros são os seguintes:
- Famílias com registro no CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses
- Famílias com menor renda por pessoa
- Famílias com maior número de membros
- Famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família
- Famílias cujo cadastro foi qualificado pelo gestor através da averiguação de dados, quando disponível.
Será dada prioridade às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas de urgência.
Quem recebe Bolsa Família tem direito ao Auxílio Gás?
Sim, quem recebe o Bolsa Família tem direito ao Auxílio Gás.
Essa medida proporciona uma oportunidade de reforçar o orçamento, ao combinar dois benefícios sociais pagos pelo governo federal.
O Bolsa Família, no caso, é direcionado a famílias de baixa renda, que podem receber assistência financeira regular, inclusive com direito a décimo terceiro.
Com a inclusão do Auxílio Gás, essas famílias podem destinar parte desse auxílio especificamente para cobrir o custo do gás de cozinha, aliviando as despesas básicas.
Isso significa que, além de suprir necessidades alimentares, o Auxílio Gás permite que as famílias cubram as despesas com alimentação, garantindo o acesso ao gás para cozinhar.
O acúmulo desses auxílios aumenta a segurança financeira, melhorando a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que contribui para a redução da vulnerabilidade econômica.
Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás?
A cada bimestre, um processo automatizado realizado pelo governo identifica as famílias elegíveis para receber o benefício, seguindo os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A seleção das famílias leva em consideração as informações fornecidas pelas prefeituras no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal.
Você pode verificar o status do benefício através do aplicativo Bolsa Família, seguindo o passo a passo:
- Faça o download do aplicativo Bolsa Família, disponível na Google Play ou AppStore
- Acesse o programa com sua conta gov.br
- Na aba “Benefícios”, consulte as parcelas liberadas (caso o seu Auxílio Gás tenha sido aprovado, o valor estará listado.
Outra forma de consultar se você tem direito ao Auxílio Gás é por meio do aplicativo Caixa Tem ou ligando para o Atendimento Caixa no número 111.
Como receber o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses pela CAIXA, de acordo com o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família.
O benefício será disponibilizado da mesma maneira que o Bolsa Família, permitindo o crédito em:
- Conta Poupança Social Digital
- Conta Poupança Caixa Fácil
- Plataforma social, que possibilita o saque com um cartão social
Após receber o Auxílio Gás, não deixe de planejar seu uso para otimizar o benefício:
- Priorize a segurança, sempre armazenando o gás em local apropriado
- Faça também um planejamento para as suas refeições, economizando ao cozinhar em quantidades maiores
- Considere investir em utensílios de cozinha econômicos, como panelas com tampa, que levam menos tempo para cozinhar
- Vale ainda pensar em estratégias para diversificar a alimentação familiar, incluindo opções saudáveis e econômicas, como legumes e grãos
- Sempre que possível, busque orientações sobre nutrição para melhorar a qualidade das refeições.
Por fim, procure manter um controle financeiro para garantir que a renda extra do Auxílio Gás libere seu orçamento para atender outras necessidades essenciais da sua família.
Como sacar e utilizar o Auxílio Gás?
Com o cartão social do Bolsa Família, o dinheiro pode ser sacado diretamente nos caixas eletrônicos da CAIXA, nos correspondentes CAIXA Aqui e nas agências lotéricas.
Caso você não tenha o cartão social, é possível fazer a transferência do valor para sua conta bancária pessoal e depois sacá-lo normalmente nas agências e caixas eletrônicos.
Pelo aplicativo Caixa Tem, você também pode programar um saque e realizar a retirada apenas com o código gerado pelo app.
Quando cai o Auxílio Gás?
Como vimos, os pagamentos são feitos a cada dois meses, junto ao calendário do Bolsa-Família.
O cronograma de pagamento é organizado com base no último dígito do NIS dos beneficiários do programa, considerando os últimos 10 dias úteis do mês.
Como exemplo, veja como foi feito o pagamento do benefício no mês de abril/2024:
- NIS final 1 — 17 de abril
- NIS final 2 — 18 de abril
- NIS final 3 — 19 de abril
- NIS final 4 — 22 de abril
- NIS final 5 — 23 de abril
- NIS final 6 — 24 de abril
- NIS final 7 — 25 de abril
- NIS final 8 — 26 de abril
- NIS final 9 — 29 de abril
- NIS final 0 — 30 de abril.
Saiba como consultar o número do NIS.
Procure planejar para quando o auxílio for pago, de modo a destinar os recursos exclusivamente para a compra do gás de cozinha.
Você pode consultar o cronograma dos pagamentos do Bolsa Família no próprio site da Caixa.
Posso usar o Auxílio Gás para comprar outros produtos?
Sim, é possível usar o Auxílio Gás para outras compras, ainda que o objetivo do benefício seja reduzir as despesas mensais com gás de cozinha.
Isso porque o depósito é realizado na conta da CAIXA ou no cartão social do beneficiário, garantindo flexibilidade na utilização do dinheiro sem a necessidade de prestação de contas ao governo.
Por que não recebi o Auxílio Gás?
Em certos casos, pode ser que uma família elegível não receba o Auxílio Gás.
Caso isso venha a acontecer, não deixe de contatar o canal de atendimento da Caixa pelo número 111.
Quem já é beneficiário pode entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pelo telefone 121.