O que é cartão virtual? Como usar nas transações do dia a dia?

Você sabe o que é e como funciona o cartão virtual? Entenda como usar esse meio que torna a vida dos consumidores mais fácil e segura.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mão segurando quadradinho azul com símbolo de cifrão ao lado de dois quadradinhos azuis com símbolos de lupa e carrinho de compras, todos sobre fundo amarelo

O cartão virtual veio para facilitar a vida dos consumidores e tornar as compras online e em estabelecimentos ainda mais práticas e seguras.

Em vez de ter um cartão físico na carteira, você pode simplesmente usar os dados de um cartão digital ou aproximar seu celular de uma maquininha para fazer o pagamento.

Quer saber como funciona esse meio de pagamento e por que ele está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros?

Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o cartão virtual.

O que é cartão virtual?

Cartão virtual é aquele que existe somente no meio digital, estando ou não vinculado a um cartão físico.

Ele pode ser de crédito, débito ou pré-pago e funciona da mesma maneira que um cartão físico, só que sem o instrumento concreto que costumamos guardar na carteira.

Dessa forma, cartões virtuais vêm com o nome completo do titular, numeração, data de validade e código de segurança (CVV), além das bandeiras e da marca da instituição financeira emissora.

Assim, eles podem ser utilizados em compras pela internet ou em estabelecimentos físicos, da mesma maneira que um cartão tradicional.

Hoje, todos os bancos tradicionais e digitais oferecem opções de cartões virtuais para seus clientes.

Entre as vantagens desses produtos financeiros estão a praticidade, segurança e possibilidade de emitir diversos cartões para usos distintos.

Leia também: Cartão virtual Neon: saiba como solicitar e aproveitar o seu

Banner com CTA para cartão virtual Neon

Para que serve o cartão virtual?

O cartão virtual serve para fazer compras online ou em estabelecimentos de forma prática e segura.

De acordo com dados da empresa Rede publicados no Metrópoles, o uso do cartão virtual cresceu 126% entre os brasileiros em 2022.

Eles já são utilizados em 21% das transações online e são mais comuns na geração Y (de 23 a 41 anos, com 51% das transações).

O crescimento das compras online e a busca por maior segurança em transações financeiras explicam esse crescimento.

Além disso, o cartão virtual também é muito útil para compras recorrentes, já que permite assinar produtos e serviços com facilidade.

Modelo de assinatura: 5 ideias para lucrar com a recorrência.

Como funciona o cartão virtual?

O cartão virtual funciona a partir de um aplicativo de uma instituição financeira. No caso dos cartões de crédito, por exemplo, o banco ou carteira digital costuma oferecer a opção de gerar cartões virtuais a partir do seu cartão físico.

Dessa forma, o cartão virtual funciona como um “espelho” do cartão físico: apesar de ter numeração, validade e CVV diferentes, as compras realizadas na versão virtual vêm na mesma fatura do cartão tradicional.

Assim, você não precisa pagar uma fatura separada para o seu cartão de crédito virtual e tem mais controle sobre seus gastos.

Na prática, basta utilizar os dados do cartão para fazer compras na internet ou em estabelecimentos físicos, sem precisar aproximar ou inserir um elemento com chip ou NFC em uma maquininha.

Outra possibilidade é o cartão virtual pré-pago, que não precisa de um equivalente físico (é opcional) e funciona como um cartão de débito que você carrega pela internet.

Da mesma forma, existem cartões de débito virtuais que permitem fazer compras apenas com os dados do produto, sem precisar da versão física.

Aqui explicamos todos os detalhes sobre o cartão de crédito virtual. Confira.

Como usar o cartão virtual?

Para usar o cartão virtual, você deve baixar e instalar o aplicativo da instituição financeira que oferece o produto. Então, o cartão será disponibilizado na sua tela mediante a autenticação com senha e outros recursos de segurança.

Para fazer uma compra em um site, por exemplo, você só precisa digitar os seguintes dados no checkout do e-commerce:

  • Nome do titular do cartão;
  • Número do cartão;
  • Data de validade;
  • Código de verificação;
  • CPF do titular.

Também existe a opção de salvar os dados do seu cartão virtual em carteiras digitais, sites e navegadores para utilizar mais rapidamente as informações e não precisar digitar.

Porém, esse recurso pode oferecer alguns riscos, como veremos mais adiante. Além disso, você ainda pode bloquear e desbloquear o cartão virtual quando quiser — uma camada extra de proteção contra o uso por terceiros e a clonagem. 

Tem como usar o cartão virtual na maquininha?

Sim, é possível usar o cartão virtual na maquininha por meio do pagamento por aproximação (NFC).

Se você tem um celular com essa tecnologia, basta ativar esse recurso no app do seu banco, acessar o cartão com a sua senha e aproximar o aparelho da maquininha quando for pagar uma compra em um estabelecimento físico.

Para quem não tem essa função nativa no aparelho ou no app, é possível utilizar uma carteira digital como Google Pay, Apple Pay ou PicPay para essa finalidade.

Veja o passo a passo completo para usar o cartão virtual na maquininha.

Dicas de segurança no uso do cartão virtual

Para usar com segurança seu cartão virtual, siga nossas dicas:

  • Nunca compartilhe dos dados do seu cartão virtual com ninguém, principalmente por meio de aplicativos como WhatsApp, que podem ter contatos clonados e contas invadidas;
  • Não salve os dados do seu cartão virtual em lojas online para pagamentos futuros. É melhor digitar os números toda vez do que correr o risco de ter suas informações roubadas;
  • Desbloqueie o seu cartão virtual quando for fazer compras e bloqueie novamente depois;
  • Nunca clique em links suspeitos, principalmente se tiverem ofertas “boas demais para serem verdade”. Há um grande risco de cair em golpes de phishing e ter os dados do seu cartão roubados.

Ficou claro o que é cartão virtual e como usar esse recurso na sua vida financeira? Veja também 5 dicas para ser aprovado no cartão de crédito Neon.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 26

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos