Informe de rendimentos: o que é, para que serve e como obter?

Você sabe o que é informe de rendimentos? Entenda para que serve esse documento emitido pelas empresas demonstrando os seus ganhos.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Cilindros, esferas e cubos azuis sobre fundo amarelo

Com certeza você já recebeu o informe de rendimentos da sua conta ou da sua empresa por e-mail, certo? Esse documento já funciona como um alerta de que a declaração do Imposto de Renda está próxima, pois ele é necessário para prestar contas à Receita Federal.

Neste artigo, vamos mostrar exatamente o que é o informe de rendimentos, para que ele serve e como conseguir o seu.

Vamos à leitura?

O que é informe de rendimentos?

Informe de rendimentos é um documento emitido por empresas e instituições financeiras que serve para comprovar os ganhos de pessoas físicas.

Ele é muito importante durante o período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), pois é usado pelos contribuintes para prestar contas de seus ganhos à Receita Federal.

Por isso, no início de cada ano, você recebe o informe de rendimentos das instituições financeiras nas quais você tem conta e da empresa na qual você trabalha, se for um trabalhador com carteira assinada.

Para os pensionistas da Previdência Social, o documento é emitido pelo próprio INSS. Desta forma, todas as pessoas que têm uma renda formal e possuem conta bancária recebem os informes de rendimentos das empresas.

No documento, são detalhados os ganhos obtidos durante o ano e informações essenciais ao Fisco, como impostos retidos na fonte, contribuições previdenciárias, rendimentos líquidos e proventos diversos.

Para que serve o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos serve principalmente para comprovar os ganhos da pessoa física na hora de declarar o Imposto de Renda. É a partir desse documento que o Fisco avalia qual foi a renda do contribuinte para calcular o imposto ou a instituição devida no ano.

Além disso, o informe também serve como base para que você avalie sua renda ao longo do ano e entenda as possíveis deduções.

No informe de uma instituição financeira, por exemplo, você poderá conferir detalhes sobre investimentos realizados, rendimentos totais, saldo final e deduções de impostos.

Já o informe de rendimentos da empresa mostra o salário total obtido, incluindo os valores de férias, décimo terceiro salário, ajuda de custo, indenizações, participação nos lucros, etc.

Nele, também é detalhado o imposto de renda retido na fonte, a contribuição previdenciária total e, se houver, a contribuição à previdência privada oferecida pela empresa.

Assim, você tem uma visão geral de quanto ganhou no ano e pode repassar esses dados de forma confiável para a Receita Federal, garantindo a regularidade da sua situação fiscal.

Como conseguir informe de rendimentos pela internet?

As instituições financeiras e empresas sempre disponibilizam o informe de rendimentos pela internet. O documento é recebido por e-mail no início de cada ano e fica disponível para consulta no sistema.

Na Neon, por exemplo, você pode obter seu relatório facilmente pelo aplicativo. É só entrar no app e selecionar a opção “Solicitar documentos” > “Informe de rendimentos”.

Então, você receberá uma notificação para autorizar o envio do documento solicitado para o seu e-mail. Por fim, é só tocar em “Sim, enviar” e pronto! Em instantes chegará no seu e-mail.

Da mesma maneira, outras instituições financeiras disponibilizam uma seção exclusiva para o informe de rendimentos e avisam seus clientes quando o documento fica pronto.

Saiba mais: Como faço para ver o Informe de Rendimentos da minha conta Neon?

Como conseguir informe de rendimentos do INSS

O informe de rendimentos do INSS é, na realidade, o Extrato de Pagamento dos benefícios recebidos.

Ele deve ser usado por aposentados e pensionistas para informar os ganhos obtidos em benefícios previdenciários na declaração do IR.

Para obter o informe de rendimentos da Previdência Social, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS;
  2. Faça login com a sua conta gov.br (se ainda não tiver uma, veja como criar conta gov.br);
  3. Na barra “Do que você precisa?”, digite “Extrato para Imposto de Renda”;
  4. Baixe seu informe de rendimentos do INSS.

Como declarar informe de rendimentos do banco?

Toda conta bancária com saldo acima de R$ 140 no último dia do ano-calendário do IR deve ser declarada no Imposto de Renda.

Dessa forma, os valores de contas do tipo corrente, de pagamento e poupança precisam ser informados na ficha “Bens e direitos” do programa da Receita.

Veja o passo a passo para declarar o informe de rendimentos do banco:

  1. Acesse a ficha “Bens e Direitos”;
  2. Para conta corrente, selecione o grupo 6 — Depósitos à vista e numerário e o código 01 — Depósito em conta corrente ou conta pagamento;
  3. Clique em “Novo”;
  4. Preencha o formulário com o CNPJ do banco, dados da agência e conta e nome da instituição;
  5. Preencha o valor do saldo da conta no último dia do ano vigente e anterior (ex.: 31/12/2021 e 31/12/2022).

Viu como é importante conhecer seu informe de rendimentos? Aproveite e confira também as dúvidas mais frequentes sobre a Declaração de Imposto de Renda.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos