Portabilidade: o que significa, como funciona e vantagens

Você sabe o que significa portabilidade? Conheça os principais tipos, saiba como funciona, veja as vantagens de cada um e como fazer.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Homem e mulher apertando as mãos

Você sabe o que significa portabilidade e como esse conceito é usado no mercado?

Desde que esse direito foi estabelecido, os consumidores podem migrar diversos produtos e serviços entre empresas com mais conveniência.

Assim, fica mais fácil aproveitar ofertas, conseguir juros mais baixos no crédito, obter vantagens em bancos e muito mais.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura e entenda o que significa portabilidade, quais são os tipos e como fazer.

O que significa portabilidade?

Portabilidade é a qualidade daquilo que é portável, ou seja, que você pode carregar com você para qualquer lugar.

No mercado atual, ela significa o direito de levar um número de telefone, um empréstimo, seu salário, entre outras propriedades para a empresa que você preferir.

Assim, a portabilidade se tornou uma possibilidade de migração de produtos e serviços para gerar mais conveniência para o consumidor e aumentar a competitividade entre as empresas.

Isso porque, dessa maneira, as organizações precisam oferecer condições mais vantajosas para manter seus clientes, evitando que eles migrem para os concorrentes que estão sempre de olho nas oportunidades de atrair novos públicos.

Como consequência, a portabilidade movimenta a economia e expande os direitos do consumidor.

Quais os tipos de portabilidade?

Conheça agora os principais tipos de portabilidade disponíveis no mercado:

Portabilidade telefônica

A portabilidade telefônica permite que os consumidores troquem de operadora de telefonia mantendo o mesmo número de celular.

Assim, temos a liberdade de decidir de acordo com os planos mais vantajosos oferecidos, sem ter dor de cabeça com mudança de número.

Foi uma das primeiras a ser estabelecida no mercado de serviços, abrindo espaços para outros tipos de portabilidade.

Portabilidade de salário

A portabilidade de salário é o direito de escolher em qual instituição financeira você prefere receber seu pagamento mensal. Dessa forma, é possível optar pela conta mais vantajosa e com os serviços mais atrativos.

Também é possível fazer portabilidade de chave Pix.

Portabilidade de crédito e empréstimo

Desde que a portabilidade de crédito foi instituída, você pode migrar empréstimos e financiamentos para qualquer banco do mercado que aceite essa operação.

Essa prática permite que consumidores busquem taxas de juros mais baixas em outras instituições financeiras, sem o compromisso de permanecer na instituição até o final do contrato.

Muitas vezes, trocar uma dívida cara por outra mais barata vale a pena.

Portabilidade de plano de saúde

Com essa opção, os consumidores podem migrar de operadora de plano de saúde sem precisar cumprir toda a carência novamente.

Assim, as coberturas que já foram conquistadas continuam válidas e não é preciso esperar novamente o prazo para ter direito aos procedimentos médicos.

Lembrando que é preciso verificar a compatibilidade entre diferentes planos e operadoras para fazer a migração sem carência.

Portabilidade de assinatura de telefonia

Hoje, também é possível fazer a portabilidade entre planos de internet, TV e telefone de grandes empresas de telefonia.

Dessa forma, o consumidor consegue aproveitar ofertas ou mudar para uma operadora que atende melhor suas necessidades.

Portabilidade de investimentos

No mercado financeiro, alguns investimentos podem ser migrados entre instituições. É o caso do plano de previdência privada, por exemplo, que pode ser transferido para outros bancos e seguradoras.

Assim, o cliente pode escolher a empresa que oferece as melhores condições e o melhor rendimento para a aplicação de longo prazo.

Como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário, como vimos, permite que trabalhadores com carteira assinada recebam sua remuneração na instituição financeira de sua preferência.

Geralmente, os bancos e fintechs oferecem vantagens para clientes que escolhem migrar seus salários.

Isso porque o recebimento do dinheiro mensal na conta facilita a análise de crédito e abre espaço para taxas de juros personalizadas e um melhor relacionamento com a instituição.

Por isso, a portabilidade de salário é encorajada pelos bancos e fintechs, tornando-se um atalho para conseguir benefícios.

Como fazer a portabilidade de salário?

Para fazer a portabilidade de salário, você vai precisar dos seguintes dados:

  • CNPJ e razão social da empresa na qual você trabalha (é só verificar na carteira de trabalho, no holerite ou no contrato de trabalho);
  • Nome e número do banco em que a empresa faz os pagamentos (se não souber, é só solicitar ao RH).

Então, é só preencher essas informações no aplicativo da instituição financeira ou conta digital, utilizando a opção de portabilidade de salário.

Como desfazer a portabilidade de salário?

Cada instituição financeira tem um procedimento próprio para o cancelamento da portabilidade de salário.

Geralmente, é preciso solicitar novamente a portabilidade para o banco anterior onde você quer voltar a receber.

Em alguns casos, você pode ter que entrar em contato por telefone ou mesmo ir pessoalmente a uma agência para fazer a solicitação.

Entendeu o que significa portabilidade e por que vale a pena utilizar esse recurso?

Aproveite e confira 5 dicas para ser aprovado no cartão de crédito Neon.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 31

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO