Portabilidade de chave Pix: como fazer passo a passo

A portabilidade de chave do Pix permite transferir chaves de um banco para o outro em poucos cliques. Veja como fazer isso passo a passo.
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
Mão segurando celular com cifrões na tela

A portabilidade de chave Pix é um jeito fácil de começar a usar seus dados em uma instituição financeira diferente. Sabe quando você cadastra todas as suas chaves em um só lugar e fica sem opções para usar em outro banco?

É justamente nessa hora que a portabilidade funciona como uma verdadeira mão na roda.

E não precisa nem se preocupar, pois é muito simples trazer uma chave que está cadastrada em outro banco para a Neon (e, se você quiser, também é fácil cadastrar uma chave daqui em outra instituição).

Neste texto, vamos explicar passo a passo como fazer e também como excluir uma chave da sua conta caso você não queira mais ela no app Neon, combinado?

Que tal começar assistindo a este vídeo com tudo o que você precisa saber a respeito do Pix na Neon?

Agora acompanhe o texto até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre a portabilidade e suas etapas.

O que é portabilidade de chave Pix?

A portabilidade do Pix é o processo feito para transferir uma chave que está em seu nome de uma instituição para outra. Então, caso você tenha uma chave e queira usá-la em um banco diferente, precisará fazer esse processo, que é bastante simples.

A portabilidade existe porque algumas pessoas acabaram cadastrando todas as suas chaves em um só lugar e, depois, precisam distribuí-las entre bancos diferentes, por exemplo.

Por isso, basta escolher onde você quer deixar cada uma delas e fazer a portabilidade.

Nada te impede de deixar seu CPF cadastrado na Neon, seu e-mail na instituição X e seu celular na instituição Y, por exemplo. Fica a seu critério determinar onde você usará cada uma das suas chaves.

Banner Com Cta Para Pix Neon

Leia também: Você sabe qual a diferença entre Pix, TED e DOC? Entenda

É possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

A portabilidade existe por uma razão muito clara: duas chaves iguais não podem ser cadastradas em instituições diferentes, afinal, elas são o “apelido” da sua conta em um determinado banco.

Assim, o seu CPF/CNPJ, e-mail ou número de celular não podem ser cadastrados mais de uma vez em instituições diferentes.

Você pode ter chaves cadastradas em diversos bancos, desde que elas não se repitam.

Como funciona a portabilidade do Pix?

A portabilidade de uma chave Pix é um processo rápido e descomplicado como o próprio sistema de pagamento instantâneo. Tudo pode ser feito online a partir do aplicativo do seu banco no smartphone.

De forma geral, o que você vai fazer no app é informar qual chave deseja transferir e seguir os passos solicitados na tela. Não precisa ir até um banco ou mesmo solicitar a troca para seu gerente.

A partir da confirmação da transferência, a chave Pix deixa de funcionar na instituição onde estava cadastrada e passa a ficar ativa na nova.

Lembrando que as chaves do Pix são códigos que identificam as contas dos usuários no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Com o Pix, é possível fazer transações com apenas uma chave de identificação, que pode ser justamente o e-mail, CPF/CNPJ, telefone ou a chave aleatória (gerada pela instituição).

A chave aleatória é composta por 32 dígitos entre números e letras. Para obter a sua, é só registrar o Pix e solicitar a chave para a própria instituição.

Lembrando que pessoa física pode ter até cinco chaves cadastradas, mas você não pode cadastrar a mesma chave em instituições diferentes.

Traga sua chave Pix para a Neon!

Cadastre sua chave Pix de CPF, e-mail ou celular na Neon para começar a aproveitar todos os benefícios da conta digital! Aqui você encontra cartão de crédito, empréstimo pessoal, cashback, CDB e muito mais.

Quanto tempo demora para fazer a portabilidade de uma chave Pix?

A portabilidade de uma chave Pix leva o tempo necessário para você solicitar no app de um banco e autorizar em outro. Inclusive, pode ser feita em segundos, pois depende só de você.

A seguir, vamos explicar passo a passo como fazer. Mas, desde já, saiba que você só precisa encaminhar o pedido e entrar no aplicativo da instituição onde a chave está registrada para confirmar a mudança.

Após solicitar a portabilidade, você tem até 7 dias úteis para confirmar a transferência, mas não é preciso aguardar e pode fazer na mesma hora.

Caso nada seja feito, o processo será automaticamente cancelado. Se isso acontecer, será preciso solicitar a portabilidade da chave Pix novamente.

Por que fazer a portabilidade da chave Pix?

Se o Pix é igual em qualquer banco, por que fazer a portabilidade da chave? Esse é um processo vantajoso porque permite a você escolher a instituição financeira preferida para usar determinada chave.

Vamos supor que você prefira usar seu CPF, por exemplo, mas hoje ele não está registrado como chave Pix na Neon. Então, conhecendo as vantagens da Neon, você quer transferir a chave para cá.

Que bom que existe essa tal portabilidade, não é mesmo? Além disso, muita gente prefere manter todo seu dinheiro em uma só conta, acreditando que isso facilita o controle.

E se você não quer ter várias contas bancárias, nada mais justo que ter as chaves do Pix registradas em uma só.

Como fazer a portabilidade das chaves do Pix?

Para fazer o pedido de portabilidade de chaves do Pix, é preciso iniciar a solicitação no banco em que você quer sua chave cadastrada. Ela notificará a instituição de origem da chave, solicitando a portabilidade.

Se você quiser que suas chaves cadastradas em outra instituição venham para a Neon, é preciso solicitar a portabilidade pelo nosso app e confirmar o processo no banco de origem da chave.

Isso é necessário para autorizar a portabilidade e garantir sua segurança.

Então, vamos ensinar como fazer na Neon, mas o processo é basicamente o mesmo em qualquer banco.

Veja abaixo o passo a passo.

1. Acesse o aplicativo e localize suas chaves

Entre no app Neon, clique na aba “Pix” e, depois, em “Minhas chaves”.

2. Escolha qual chave transferir

Dentro do app, defina a chave que você deseja realizar a portabilidade. Então, siga o fluxo de validação.

Aparecerá uma mensagem explicando que a chave está registrada em outro banco e pedirá que você confirme o processo. Basta clicar em “Solicitar portabilidade”.

3. Informe o código recebido no celular

Você receberá um código de confirmação para dar andamento à portabilidade.

Então, é só inserir ele no local indicado.

4. Confirme a portabilidade

Para terminar, confirme a portabilidade na instituição de origem da chave e aguarde a finalização do processo.

Lembre-se de que isso pode levar até sete dias corridos para ser concluído, mas pode ficar tranquilo que te avisaremos pelo app quando tudo estiver certo!

Na aba “Pix” > “Minhas Chaves” você também consegue visualizar o status do processo de portabilidade.

Como manter apenas uma chave cadastrada na Neon?

Como explicamos no começo deste artigo, você pode distribuir suas chaves do Pix da forma como for mais conveniente para você. Além disso, também entendemos que nossos clientes muitas vezes têm contas em mais de um banco.

Então, tudo bem deixar apenas uma chave cadastrada na Neon e as outras nas demais instituições. Para isso, você tem algumas opções.

Confira a seguir quais são elas.

Cadastro das chaves do Pix

Caso você ainda vá fazer o cadastro da chave na Neon, o caminho é o mesmo para solicitar a portabilidade.

Entre no app Neon, clique na aba “Pix” e depois em “Minhas chaves”. Em seguida, escolha a chave que você deseja cadastrar na Neon e siga o fluxo de validação.

Simples assim!

Veja aqui o passo a passo completo para cadastrar uma chave Pix na Neon.

Portabilidade das chaves do Pix para outro banco

Se você já tiver cadastrado as chaves aqui e quiser manter apenas uma na Neon, basta fazer a portabilidade das demais para a outra instituição.

Acesse o aplicativo do banco que irá receber a chave e solicite a portabilidade por lá. Em nosso app, você precisará apenas confirmar a portabilidade.

Vá até a aba “Pix” e clique em “Minhas chaves”. Ali você poderá consultar o status de solicitação de uma portabilidade feita para uma chave sua que estiver na Neon.

É só clicar em “Aceitar” para finalizar a operação.

Exclusão das chaves do Pix

Caso você ainda não saiba exatamente onde quer cadastrar suas outras chaves do Pix além da que vai ficar na Neon, você pode apenas excluí-las.

Clique nos três pontinhos do lado direito da chave e depois em “Remover”. Pronto! A chave estará excluída.

Não se preocupe: a exclusão não é definitiva. Você poderá cadastrá-la de novo quando quiser.

Diferença entre portabilidade e reivindicação das chaves do Pix

A portabilidade sempre será feita entre contas de mesma titularidade, enquanto a reivindicação é necessária quando você tenta cadastrar uma chave que já está vinculada a outra conta de titularidade diferente da sua.

Mas, como assim? As operadoras de celular, por exemplo, costumam reutilizar números desativados. Então, pode ser que você tenha um número que já foi de alguém e que já tenha sido cadastrado anteriormente no Pix.

Ao solicitar a reivindicação, você será o novo dono dessa chave após o prazo de análise. Porém, diferentemente da portabilidade, a reivindicação leva cerca de 14 dias para ser finalizada.

Importante lembrar que a reivindicação só está disponível para e-mail e telefone, pois CPF e CNPJ são dados pessoais e intransferíveis.

Como solicitar a reivindicação do Pix?

Você deve solicitar a reivindicação da sua chave na instituição de destino, pois ela fará o pedido desse processo para a instituição de origem da chave.

Assim, o dono atual da chave receberá uma notificação e poderá analisá-la dentro de sete dias corridos. No período de mais sete dias, totalizando os 14 dias do prazo máximo, por segurança essa chave não ficará vinculada a nenhuma das contas.

Nesse mesmo prazo, o dono atual da chave poderá recadastrá-la para recuperação. Caso não seja tomada nenhuma ação pelo dono atual da chave durante 14 dias, ela estará disponível automaticamente para você, que fez a solicitação.

Você consegue solicitar a reivindicação direto pelo app, tocando na aba “Pix”, basta seguir os passos abaixo:

  1. Escolha a chave que deseja realizar a portabilidade;
  2. Registre o código que será enviado para o número de telefone cadastrado;
  3. Toque em “Prosseguir” > “Reivindicar chave”.

Reforçando: esse processo pode levar até 14 dias corridos, e através da aba “Pix” > “Minhas chaves” você consegue visualizar o status do processo de reivindicação.

Você também será informado pelo app assim que for concluído!

Viu como é simples fazer a portabilidade de chave Pix, manter apenas uma chave cadastrada na Neon e também reivindicar uma chave sua? Agora é só distribuir as suas como for melhor para você.

Aproveite e confira como fazer um Pix na Neon!

Traga sua chave Pix para a Neon!

Cadastre sua chave Pix de CPF, e-mail ou celular na Neon para começar a aproveitar todos os benefícios da conta digital! Aqui você encontra cartão de crédito, empréstimo pessoal, cashback, CDB e muito mais.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Ana Gabriela Graças
Ana Gabriela Graças
Formada em Jornalismo, acredita no potencial de conteúdos para transformar a relação do brasileiro trabalhador com suas finanças.
NEON LOGO