O golpe de aluguel de apartamento pode transformar em um pesadelo a sua busca por um imóvel.

Os criminosos aproveitam-se da popularização dos meios digitais, utilizando amplamente as redes sociais para divulgar falsos anúncios. As vítimas são atraídas por anúncios de apartamentos perfeitos a baixos valores.

Leia até o fim para entender como funciona este tipo de golpe e se proteja dos prejuízos financeiros!

O que é o golpe de aluguel de apartamento?

O golpe acontece quando o criminoso divulga falsamente um apartamento para locação, lesando financeiramente suas vítimas.

Apropriando-se de imagens e vídeos do apartamento de outra pessoa, o golpista publica anúncios enganosos nas redes sociais ou sites buscadores de locação. 

Ao notar os valores abaixo do mercado, as vítimas entram em contato com o falso proprietário, que solicita uma antecipação do aluguel para fazer a “reserva”. No entanto, uma vez feito o depósito, o golpista some sem deixar rastros. 

Exemplos do golpe de aluguel de apartamento

Os crimes de estelionato envolvendo aluguéis são muito frequentes nas regiões litorâneas, principalmente pela alta procura por locações durante as férias e feriados como o Carnaval.

É o que aconteceu no litoral do Rio Grande do Sul, onde mais de 34 pessoas foram vítimas nos últimos meses de 2022.

Os turistas foram atraídos por falsos anúncios nas redes sociais e levados a fazer o pagamento antecipado. Após a transferência, em todas as plataformas de contato o golpista bloqueia a vítima, que descobre ter caído em um golpe.

Outro exemplo foi um caso ocorrido em Santos, no litoral paulista. Como sempre, a “isca” foi o valor extremamente baixo para a localização do apartamento.

Sob a justificativa de elevado número de interessados no imóvel, o golpista então pressionava as vítimas a efetuarem o depósito antecipado o mais rápido possível.

Os golpes seguem um roteiro muito parecido, portanto, atentar-se aos principais elementos que compõem a estratégia dos criminosos evita que você seja enganado.

Confira agora as dicas para não cair no golpe do aluguel!

Como evitar o golpe de aluguel de apartamento?

Baixos valores, uso das redes sociais, antecipação de pagamento… são diversos os sinais que devem disparar seu alerta vermelho.

Prestar atenção a estes indícios pode poupar bastante dor de cabeça e evitar que seu orçamento familiar seja comprometido pelo golpe.

Veja como perceber se você está diante de um golpe imobiliário.

Desconfie de valores excessivamente baixos

Esta regra se aplica para negociações de qualquer tipo: sempre desconfie quando o valor for reduzido demais.

Afinal, oferecer preços desproporcionalmente baixos é a abordagem preferida dos golpistas, uma vez que faz o anúncio chamar muita atenção.

Portanto, sempre faça uma pesquisa dos valores de mercado referentes ao bairro ou região de interesse, para que você tenha uma ideia clara do valor médio. 

Visite o imóvel

Visitar o imóvel é a forma mais fácil de saber se ele de fato existe.

Se possível, peça para o proprietário acompanhá-lo na visita, para que você levante todas as informações possíveis a respeito da locação. 

Conversar pessoalmente com a pessoa também facilita perceber inconsistências e contradições no discurso.

Além disso, ao conhecer o local, você irá conferir com seus próprios olhos se as imagens condizem com a realidade, evitando alugar um imóvel em péssimo estado.

Para o caso de aluguel temporário para férias, muitas vezes não é possível visitar o imóvel com antecedência.  Nesta situação, peça ao proprietário fazer uma videochamada para mostrar o apartamento. 

Peça para mostrar também a frente do prédio, para que você compare com as imagens do endereço disponíveis na internet.

Não aceite vídeos prontos, pois estes podem ter sido roubados de algum outro anúncio.

Se houver resistência da parte do locador em efetuar a videochamada, desconfie e evite fechar negócio!

Suspeite dos anúncios nas redes sociais

Apesar de as redes sociais serem grandes ferramentas de divulgação, avalie cautelosamente os anúncios feitos em grupos do Facebook e do WhatsApp.

As divulgações falsas utilizam como isca imagens espetaculares e chamativas, mas que são totalmente enganosas.

No caso de aluguel por temporada, desconfie principalmente se o anunciante apresentar poucas avaliações e feedbacks. Não ter referências do imóvel ou anfitrião pode levar a cair em uma cilada.

Opte pelos serviços de imobiliárias ou corretores de confiança

Buscar indicações de imobiliárias seguras é uma ótima abordagem para evitar ser vítima de golpes. 

Confira no portal do Conselho Regional dos Corretores Imobiliários (CRECI) do seu Estado se os corretores da agência estão cadastrados.

Estar com os registros em dia é um bom sinal de que a imobiliária é segura, uma vez que o CRECI fiscaliza as práticas de corretagem.

Dicas de organização financeira para as férias

O segredo para organizar as suas férias é programar-se com antecedência. Assim, você terá tempo de conseguir os melhores valores de passagens, além de poder calmante buscar uma opção segura para alugar um apartamento.

Elabore seu planejamento financeiro familiar para saber o limite de gastos destinados à viagem, uma boa estratégia para evitar acúmulo de dívidas desnecessárias.

Uma ótima maneira de colocar suas finanças em dia é utilizando uma planilha de gastos mensais. Com ela, você poderá visualizar melhor suas principais despesas e oportunidades de guardar dinheiro.

Organizar suas férias não precisa ser estressante! Com paciência e atenção, você garante seu merecido descanso sem cair em ciladas!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.