O que fazer no Carnaval? Dicas para curtir sem gastar muito

Você sabe o que fazer no Carnaval sem gastar muito? Confira dicas de atividades e destinos para quem gosta de folia ou de calmaria.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura

Depois da virada do ano, é hora de planejar o que fazer no Carnaval. Após o isolamento do período pandêmico, a demanda por viagens está maior do que nunca, o que impacta diretamente nos preços de passagem e estadia.

Trazemos boas notícias para você que quer aproveitar o Carnaval, mas está com o dinheiro apertado: com planejamento e criatividade, é possível curtir o feriado sem comprometer seu orçamento familiar.

Confira agora as melhores dicas para aproveitar o Carnaval, seja na folia ou no conforto do lar!

Vamos lá?

O que fazer no Carnaval sem gastar muito dinheiro?

No começo do ano, a maioria dos brasileiros ainda está reorganizando suas finanças para o calendário que se inicia. As despesas do Natal e Réveillon juntam-se aos impostos e outras despesas da época, enxugando o dinheiro disponível na conta.

Entretanto, se você excedeu nas compras de fim de ano e se apertou com as contas de início de ano, saiba que a alegria do Carnaval não precisa ficar de lado.

Listamos as melhores opções econômicas para você se divertir sem preocupação!

Participe de blocos de rua

Os blocos de rua são uma preciosidade histórico-cultural brasileira. Estamos falando de uma das formas mais tradicionais de comemorar o feriado no país.

Pesquise quais são as opções de blocos gratuitos na sua cidade ou na região e planeje-se com antecedência.

Uma dica para montar sua programação é conferir as redes sociais ou plataformas online que disponibilizam os horários de agrupamento.

Além disso, não se esqueça de comprar bebidas nos mercados com antecedência, evitando assim os elevados preços do comércio local.

Pesquise a programação gratuita na sua cidade

Além dos blocos de rua, você pode aproveitar a programação cultural disponibilizada em seu município. Shows, peças de teatro, feiras e festivais: as opções variam conforme os costumes locais.

Caso sua cidade não tenha se organizado para oferecer eventos, é sempre uma boa ideia pesquisar pelas atrações turísticas locais gratuitas!

Atente-se aos horários de funcionamento e planeje um passeio em família ou com os amigos!

Utilize o salão de festas do condomínio

Já que mencionamos família e amigos: você pode organizar sua própria folia de Carnaval! Alugue o salão de festas do seu condomínio ou organize a confraternização no seu quintal. O que importa mesmo é comemorar com alegria.

Uma opção para tornar a festa mais econômica é combinar que cada um leve uma bebida ou comida. Além disso, lembre-se de elaborar uma playlist bem animada!

Dicas do que fazer no Carnaval para quem é caseiro

Se você é do time dos que preferem ficar em casa para recuperar as energias: a programação do feriado pode ser divertida e tranquila também!

Separamos algumas sugestões para você levar o feriado em um ritmo mais leve e de muito descanso.

Coloque as séries e livros em dia

Muitas pessoas são da opinião de que os feriados são feitos para maratonar filmes, séries e livros. A correria cotidiana muitas vezes nos deixa cansados demais para assistir televisão ou terminar de ler os livros que queremos.

Deste modo, o Carnaval é a oportunidade perfeita para fazer um balde de pipoca e assistir a todos os episódios de Wandinha, The Last of Us ou seja qual for a sua série preferida!

Amplie seus dotes culinários

Este é o momento para fazer aquela torta que você ama, mas nunca tem tempo para cozinhar com calma!

Caso esteja precisando economizar dinheiro, saiba que existem muitas receitas deliciosas e extremamente acessíveis. Pesquise nas redes sociais ou sites especializados pelas melhores receitas e divirta-se cozinhando para seus amigos.

Organize uma noite de jogos

Para quem ama jogos de tabuleiro e RPG: esta é uma ótima oportunidade de juntar os amigos, pedir uma pizza e jogar até tarde da noite.

Dica: pesquise no catálogo das lojas virtuais por novos jogos, aproveitando o feriado para inovar na brincadeira.

Caso os valores estejam fora do seu orçamento, o bom e velho baralho já é suficiente para garantir a diversão.

Para onde viajar no Carnaval?

Caso você não planeje passar o feriado na sua cidade, saiba que existem diversas formas de viajar com pouco dinheiro. O segredo para um bom passeio econômico é se organizar com antecedência.

Assim, é essencial que você monte um planejamento financeiro detalhado, definindo o teto máximo de gastos. Evite acumular dívidas além das suas possibilidades financeiras, dando preferência para pagamentos à vista.

Caso opte pelo parcelamento da viagem, mantenha o controle das faturas para não sobrecarregar sua renda familiar.

Se você constatar que viajar para longe está fora das suas possibilidades, é uma boa ideia considerar os locais turísticos da sua própria região.

Para auxiliar na decisão, separamos alguns dos possíveis destinos econômicos — tanto para quem é do agito quanto para quem é da calmaria!

Para curtir

Salvador e Rio de Janeiro são referências nacionais do Carnaval brasileiro.

No entanto, a alta procura, aliada às oscilações de preço, muitas vezes impossibilita conhecer estes lugares na época do Carnaval.

Para quem quer curtir o feriado de forma mais econômica, existem diversos destinos que oferecem eventos de Carnaval igualmente alegres e divertidos.

Se a sua intenção é fugir dos locais mais inflacionados, você irá se interessar pelas seguintes sugestões:

Olinda (PE)

Terra do frevo e maracatu, Olinda oferece um dos eventos de Carnaval mais icônicos do país, com fortes elementos da tradição regional.

Cartão postal da cidade, os enormes bonecos de Olinda já são parte da cultura pernambucana. Com mais de 3 metros de altura, os bonecos apresentam traços caricatos e divertidos, muitas vezes representando personalidades famosas.

Além disso, os blocos de rua são animadíssimos e com muita dança típica, uma verdadeira celebração da cultura brasileira.

Lembre-se de monitorar os preços nos buscadores online para assim conseguir comprar passagens aéreas baratas.

Santa Rita do Sapucaí (MG)

Há mais de 20 anos, a pequena cidade do sul de Minas Gerais sedia um dos eventos mais agitados desta época do ano. Milhares de pessoas se reúnem em Santa Rita do Sapucaí para celebrar o feriado, sendo que a região oferece preços mais acessíveis se comparados aos das capitais.

Os vários dias de festas trazem sempre grandes artistas do momento, criando uma atmosfera de festival. Além dos blocos, aproveite os restaurantes locais e experimente a tradicional culinária mineira.

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina é conhecida pelas suas belas praias, bem como pelos seus preços mais acessíveis.

O Carnaval organizado na Ilha da Magia atrai turistas do país todo, sendo que diversos blocos de rua são organizados em toda cidade. Por exemplo, o Berbigão do Boca é um dos blocos mais famosos e agitados da cidade!

Florianópolis é um dos destinos mais versáteis, pois oferece eventos jovens e agitados, bem como passeios mais tranquilos e em família.

Caso prefira maior comodidade para se deslocar na cidade, considere alugar um carro. Avalie a proposta das locadoras e defina qual a opção com maior custo-benefício.

Para fugir do agito

As viagens para a folia são preferência de muitos, mas os passeios tranquilos também fazem sucesso.

Se você está em busca de uma viagem para descansar o corpo e a mente, saiba que o contato com a natureza é a melhor opção.

Listamos algumas opções de viagens que vão recarregar suas energias:

Serra da Mantiqueira

A região da Serra da Mantiqueira está localizada entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por se tratar de uma região montanhosa, a serra possui inúmeras pousadas com experiências de integração com a natureza.

Para quem procura uma oportunidade para aquietar a mente, existem retiros que oferecem práticas de yoga, meditação zen e uma variedade de terapias holísticas.

Confira as opções de retiro na região e organize um feriado focado no autoconhecimento.

Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina abrange o território composto por diversos parques estaduais e áreas de proteção ambiental localizados no estado da Bahia.

A vista espetacular e as piscinas naturais são grandes atrativos para quem está em busca da sintonia com a natureza, sendo que o local é mundialmente reconhecido por sua biodiversidade.

Organize sua viagem para a Chapada Diamantina e não se esqueça de ver o pôr do sol no Morro do Pai Inácio: é uma experiência inesquecível!

Serra da Bodoquena (MS)

A região do Pantanal Sul é referência mundial para o ecoturismo, uma vez que abarca um dos biomas mais ricos do planeta.

A Serra da Bodoquena, localizada a 70 km de Bonito (MS), faz parte do Complexo do Pantanal, sendo famosa pelas suas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.

Ao visitar a Cachoeira Boca da Onça, você irá se deparar com uma queda d’água de quase 160 metros.

Bom, tudo isso mostra que aproveitar o feriado do Carnaval não precisa envolver grandes gastos. Fique firme no seu planejamento e evite gastar mais do que o estipulado.

Para isso, utilize ferramentas tecnológicas e as facilidades da conta digital para manter maior controle de gastos. Com disciplina e organização, garanta seu Carnaval sem dívidas!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO