Mecanismo Especial de Devolução (MED): veja como acionar

Mecanismo Especial de Devolução (MED) é o recurso oficial para quem foi vítima de golpe e quer reverter um Pix. Veja como acionar.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Homem sério olhando para o celular

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é o recurso oficial para quem foi vítima de golpe e precisa reverter um Pix.

Com ele, você tem chances de recuperar seu dinheiro, ainda que a transação não possa ser cancelada

Então, se desconfiar que foi vítima de um golpe ou de uma falha operacional, a saída é acionar o MED o mais rápido possível.

Neste texto, descubra como solicitar o Mecanismo Especial de Devolução ao seu banco e quando é necessário.

O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um recurso de segurança que facilita a devolução do Pix em caso de golpes, fraudes e falhas operacionais. 

Por meio dele, as vítimas têm chances de reaver os valores enviados por transferência instantânea em casos assim.

Se você desconfia que sofreu um golpe do Pix ou teve alguma falha operacional em uma transação (duplicidade, por exemplo), pode acionar o MED para buscar a devolução do valor enviado. 

Como o Pix não pode ser cancelado, esse é o único recurso que permite o estorno do dinheiro.

Como estornar um Pix: o que fazer em caso de engano?

Quando acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

O MED deve ser acionado quando você faz um Pix e descobre que foi vítima de golpe ou fraude.

Alguns exemplos de crimes desse tipo são:

  • Criminosos se passando por conhecidos ou empresas para solicitar um Pix;
  • Golpes de phishing e smishing, que utilizam links maliciosos e páginas falsas para convencer a vítima a fazer um Pix (pode ser um produto falso em promoção, uma retirada de objeto dos Correios, um empréstimo que requer uma taxa para ser liberado, etc.);
  • Situações de roubo, em que a vítima é obrigada a fazer um Pix sob coerção de criminosos;
  • Solicitação de devolução de Pix: sempre desconfie de mensagens, ligações ou e-mails que solicitam a devolução de um valor via Pix.

Ainda sobre o golpe de devolução do Pix, se alguém solicitar a devolução de um valor alegando erro, entre em contato diretamente com a Neon para confirmar a situação antes de tomar qualquer ação.

Também não utilize números fornecidos por terceiros e não devolva o valor para conta de terceiros. Sempre utilize a opção para devolução através do nosso aplicativo: no Pix desconhecido, selecione a opção “Devolver Pix – Pix recebido por engano“.

Há ainda a possibilidade de falha no sistema do banco, que pode levar a um Pix em duplicidade ou com um valor errado, por exemplo. 

Nesse caso, você também pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução para reaver o dinheiro.

Pix errado: o que fazer? Dicas para reaver o dinheiro.

Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

A partir do momento em que o Pix é transferido, você tem o prazo de 80 dias para acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). 

No entanto, quanto antes ele for acionado, melhor, pois há mais chances de bloquear o saldo na conta de destino.

O processo funciona da seguinte forma:

  1. Você informa ao atendimento da conta que foi vítima de golpe ou fraude e solicita a devolução do Pix;
  2. A instituição financeira entra em contato com a conta de destino, solicitando o bloqueio imediato dos valores para análise via MED;
  3. A partir do bloqueio, ela tem 7 dias para analisar se houve realmente a fraude;
  4. Se o golpe for constatado, o dinheiro é devolvido à conta de origem (total ou parcialmente, conforme o saldo disponível) em até 4 dias. Se não for identificada a fraude, o valor é desbloqueado na conta do recebedor.

No caso de falha operacional do banco, o prazo para devolução do valor é de 24 horas.

Como acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

Para acionar o Mecanismo Especial de Devolução, você deve entrar em contato com seu banco ou fintech pelos canais oficiais o mais rápido possível. 

Geralmente, o atendimento é feito via chat online, e-mail, telefone ou WhatsApp.

Então, explique que foi vítima de golpe ou falha operacional e solicite a devolução do valor. Em seguida, a instituição dará início ao processo do MED.

Também é recomendado que você abra um Boletim de Ocorrência (BO) relatando o golpe sofrido, para auxiliar na análise e aumentar suas chances de ter uma decisão favorável.

Na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo, por exemplo, você tem a opção de abrir um BO de estelionato ou fraude cometida pela internet. 

Para registrar a ocorrência, reúna informações como:

  • Comprovante da transação Pix com data, hora, valor e chave utilizada;
  • Conversas, mensagens ou e-mails que você tenha recebido do golpista, se aplicável;
  • Quaisquer outros documentos ou informações que possam levar à identificação do autor do golpe.

E se o Mecanismo Especial de Devolução (MED) não der certo?

Nem sempre o Mecanismo Especial de Devolução funciona, uma vez que o banco pode entender que não houve golpe

Na análise, vários fatores são levados em consideração, como os hábitos financeiros do pagador e do recebedor, tempo de abertura de conta, histórico de infrações de cada um, etc.

De acordo com dados do Banco Central publicados no G1, foram registradas mais de 1,6 milhão de solicitações de devolução pelo MED em 2024. No entanto, somente 545.083 dos pedidos (33% do total) resultaram em estorno parcial ou total do Pix.

Muitas vezes, ocorre a devolução parcial por falta de saldo na conta do recebedor no momento em que o MED é acionado. 

Por isso, as instituições financeiras são obrigadas a monitorar a conta por 90 dias após o estorno inicial, para verificar se haverá saldo disponível para novas devoluções.

A expectativa é que, até o final de 2025, o MED seja aprimorado para facilitar ainda mais as devoluções e estender o bloqueio a outras contas. 

Dessa forma, será possível combater golpes em que os criminosos transferem o dinheiro para outras contas assim que recebem o Pix, justamente para evitar a devolução.

Por enquanto, as limitações do MED acendem o alerta para que os consumidores tomem muito cuidado ao fazer um Pix, pois há chances de nunca mais ter o dinheiro de volta.

Dicas para evitar golpes e fraudes com o Pix

Para evitar golpes e fraudes com Pix, siga nossas dicas:

  • Revise cuidadosamente os dados do seu Pix antes de confirmar a transação;
  • Se algum amigo ou parente solicitar um Pix pela internet, faça uma chamada de vídeo para confirmar, pois há grandes chances de ser um criminoso se passando por um conhecido para roubar dinheiro;
  • Nunca clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, SMS ou mensagem instantânea, especialmente quando trazem promoções atrativas ou mensagens alarmantes;
  • Se você vende online, antes de liberar qualquer produto ou serviço, verifique se o valor realmente entrou na sua conta. Não se baseie apenas no comprovante enviado pelo pagador, que pode ser falso;
  • Sempre desconfie de mensagens, ligações ou e-mails que solicitam a devolução de um valor via Pix, pois os criminosos também usam o MED para cometer fraudes.

Entendeu tudo sobre o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e como acionar? 

Aproveite e comece a fazer Pix pela Neon, onde você tem recursos exclusivos como a Lente Neon.

Banner Horizontal Com Cta Sobre Pix Neon

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul