Você tem três opções para fazer o pagamento dos DAS atrasados:
Pelo aplicativo Neon, gerando um boleto por vez: ao acessar a opção Imposto DAS na “Área MEI”, as guias já estarão atualizadas com a multa e podem ser pagas copiando o código de barras, compartilhando os boletos ou diretamente com a Conta Neon.
Pela Receita Federal, gerando boleto único: ao acessar o site da Receita Federal faça login com o Código de Acesso, clique em "Cálculo e Declaração", acesse o PGMEI, na aba de "Consulta Extrato/Pendências" selecione a opção "Consulta pendência no Simei", escolha quais DAS quer pagar de uma única vez e clique em “Gerar DAS”.
Pela Receita Federal, aderindo ao parcelamento: para parcelar você precisa estar com todas as declarações anuais entregues e ter pelo menos 6 DAS de anos anteriores em atraso.
No blog da MEI Fácil você confere o passo a passo para fazer o parcelamento gratuitamente. Se preferir, acesse o vídeo que preparamos no nosso canal no Youtube.
Quando você faz o parcelamento dos DAS atrasados, seu MEI começa a ficar regularizado e cada parcela paga conta como carência para a aposentadoria. É importante também manter em dia o pagamento dos impostos atuais.
Dica: depois de fazer a declaração anual, aguarde 2 dias úteis para tentar parcelar. Este é o prazo para que o Governo reconheça sua declaração.