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Fiz um Pix Automático e tive um problema. O que posso fazer?

Se você teve um problema com um Pix Automático, como uma cobrança não autorizada ou um valor diferente do combinado, você pode contestar a transação usando o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse recurso foi feito para casos de golpes, inconsistência na autorização ou transações sem a sua permissão. É importante saber que o MED não é válido para desacordos comerciais com o estabelecimento.

O prazo para pedir a contestação é de até 80 dias após o ocorrido. Para iniciar o processo no seu aplicativo Neon, siga os passos a seguir:

  1. Na tela inicial, toque em "Saldo atual".

  2. Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.

  3. Verifique se a opção  "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.

  4. Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.

  5. Toque em "Confirmar";

  6. Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela)das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.

A instituição que recebeu o Pix será notificada e terá até 11 dias para analisar o seu pedido. Se o MED for aprovado e houver saldo na conta do recebedor, o valor será devolvido.