Se você teve um problema com um Pix Automático, como uma cobrança não autorizada ou um valor diferente do combinado, você pode contestar a transação usando o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse recurso foi feito para casos de golpes, inconsistência na autorização ou transações sem a sua permissão. É importante saber que o MED não é válido para desacordos comerciais com o estabelecimento.
O prazo para pedir a contestação é de até 80 dias após o ocorrido. Para iniciar o processo no seu aplicativo Neon, siga os passos a seguir:
Na tela inicial, toque em "Saldo atual".
Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.
Verifique se a opção "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.
Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.
Toque em "Confirmar";
Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela)das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.
A instituição que recebeu o Pix será notificada e terá até 11 dias para analisar o seu pedido. Se o MED for aprovado e houver saldo na conta do recebedor, o valor será devolvido.