CNAE marketing digital: profissionais da área podem ser MEI?

Quer saber qual é o código CNAE para abrir empresa de marketing digital? Descubra e confira dicas para empreender com sucesso.
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Mulher de blusa amarela em frente a computador

Quer descobrir qual é o CNAE de marketing digital para abrir empresa e, quem sabe, se tornar microempreendedor individual?

Seja para ter uma única fonte de renda ou para atuar como freelancer, estamos falando sobre uma área muito promissora para empreender.

O fato é que toda marca de sucesso precisa de boas estratégias de marketing e divulgação para atrair clientes, fechar vendas e escalar receitas. E se for pela internet, melhor ainda.

Não por acaso, segundo esta pesquisa, 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

Também 40,5% focam em demandas voltadas para marketing de conteúdo e nutrição de possíveis novos consumidores, como blog e e-mail marketing. 

Além disso, 95% das empresas reconhecem que suas estratégias de marketing podem evoluir ainda.

Com todo esse interesse pela área, existe muito espaço para profissionais de comunicação buscarem o sonho do empreendedorismo.

Você também se pegou pensando qual o código CNAE para marketing digital? E será que publicitário pode ser MEI? Ou agência de publicidade pode ser MEI?

Vem com a gente que responderemos todas as perguntas neste artigo!

O que é CNAE de marketing digital?

Primeiro, é preciso entender que CNAE nada mais é do que a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Trata-se do sistema código único que identifica o tipo de trabalho realizado, sendo que todo empreendimento no Brasil deve apresentar um CNAE de atividade principal. 

Essa informação é cadastrada no momento de abertura do CNPJ, porém é possível realizar alterações a qualquer momento. 

Por exemplo, o empreendedor pode incluir CNAEs secundários ao longo do tempo, ampliando o leque de atuação profissional.

Agora, falando especificamente sobre o CNAE para marketing digital, podemos citar uma série de códigos que informam que a empresa trabalha com publicidade, redes sociais, produção de conteúdo e diversas outras atividades.

Assim, a depender da área do marketing digital que você atuar, seu CNPJ terá um CNAE diferente no registro.

O que faz uma agência ou um profissional de marketing digital?

Basicamente, a área do marketing digital envolve um conjunto de estratégias de divulgação online de produtos, serviços e marcas. 

Isso inclui o uso das mais diversas plataformas de redes sociais e ferramentas específicas para análise de métricas e resultados. 

Assim sendo, os profissionais da área ficam responsáveis por coordenar estratégias, elaborar campanhas e, sobretudo, comunicar efetivamente mensagens que atinjam o público-alvo.

Veja algumas funções de quem trabalha com marketing digital:

  • Gerenciamento de redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e X
  • Marketing de conteúdo, com a produção de textos convincentes usando a técnica de copywriting
  • Marketing de afiliados, que inclui a divulgação de produtos e serviços de parceiros
  • Design gráfico, com a edição de imagens e ilustração de posts para redes sociais e campanhas publicitárias
  • Análise de SEO, para garantir melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como o Google.

Vale ressaltar que quem escolhe trabalhar com marketing digital pode seguir carreira individual ou abrir sua própria agência. 

Como explicaremos a seguir, essa decisão também impacta o tipo de CNAE escolhido pelo empreendedor.

Qual é o CNAE para marketing digital?

Não existe um código específico para a atividade de marketing digital, mas diferentes CNAEs que se aplicam a serviços relacionados a essa área.

Para ficar mais claro, veja a lista de possíveis códigos CNAE para marketing digital:

  • 7319-0/03: Marketing de propaganda política
  • 7319-0/03: Serviços de marketing direto
  • 7319-0/03: Serviços de marketing promocional
  • 7319-0/04: Assessoria em marketing
  • 7319-0/04: Consultoria em marketing
  • 8599-6/99: Cursos de marketing, inclusive digital.

Há, ainda, códigos CNAE relacionados à atividade publicitária, que também podem ser utilizados por uma empresa de marketing digital.

São opções:

  • 5911-1/02: Produção de filmes e vídeos para publicidade
  • 6319-4/00: Página de publicidade na internet
  • 6319-4/00: Sites de publicidade na internet
  • 7311-4/00: Serviços de criação de campanhas de publicidade
  • 7311-4/00: Empresa de publicidade
  • 7311-4/00: Agência de serviços de publicidade
  • 7319-0/04: Consultoria em publicidade e propaganda
  • 7320-3/00: Serviços de monitoração de propaganda e publicidade.

Lembrando que, além da atividade principal, é possível escolher até 15 CNAEs secundários. 

Isso é muito vantajoso para agências, por exemplo, que costumam atuar em diversas frentes, executando serviços diferentes.

Também abre possibilidades variadas de escolha do código CNAE no momento de formalização do negócio.

Marketeiros e publicitários podem ser MEI?

Se a sua ideia é utilizar o CNAE de marketing digital para abrir uma empresa MEI, está pensando de forma inteligente.

Afinal, há muitas vantagens em se tornar microempreendedor individual, já que esse é o mais barato formato de empresa no país e que dá direito a benefícios fiscais e previdenciários.

Porém, não são todas as ocupações que podem se registrar como MEI

Na área de marketing digital, por exemplo, nenhum dos códigos CNAE listados anteriormente está previsto entre as atividades permitidas ao MEI.

Nessa relação, você até encontra a atuação na área de publicidade, mas não digital e sim em bicicletas e carros de som.

Contudo, não desanime: como vamos ver a seguir, há outras atividades, estas sim previstas para a atuação como MEI, que podem ser utilizadas por profissionais de marketing para a sua formalização.

CNAE de marketing digital para ser MEI

Afinal, como MEI pode ser marketing se não há atividade relacionada na lista de permissões?

Os principais códigos CNAE a utilizar no registro do microempreendedor são os seguintes:

  • Editor de jornais diários e não diários
  • Editor de lista de dados e outras informações
  • Editor de vídeo independente
  • Fotógrafo
  • Digitador
  • Promotor de vendas
  • Instrutor de cursos gerenciais
  • Editor de livro
  • Editor de revista.

Vale reforçar que o MEI ainda não abrange novas profissões, como Social Media ou Influenciador Digital.

Por isso, é importante que você encontre a atividade (o CNAE) que mais se assemelha com o que deseja trabalhar.

Vamos conferir detalhes sobre cada ocupação permitida ao microempreendedor?

Editor de jornais diários ou não diários

Você pode começar atuando como editor de jornais diários. Sua atividade terá o CNAE 5812-3/01.

Já para atuar como editor de jornais não diários, sua atividade terá o CNAE 5812-3/02.

Nesses casos, você poderá atuar com edição diária de jornais. 

E o mais legal: inclusive publicitários. Seja na forma impressa, eletrônica ou na internet.

E você pode atuar também com a venda de espaços para publicidade.

Editor de lista de dados e outras informações

Parece complexo de entender? Vamos simplificar! 

O CNAE 5819-1/00 permite a edição de listas de dados e de outras informações.

Na prática, você pode atuar com mala direta, materiais publicitários, edição de estatísticas e de outras informações para divulgação na internet.

Editor de vídeo independente

Atuando nessa área, com o CNAE 5912-0/99, você poderá realizar atividades voltadas para a pós-produção de vídeos e de programas de televisão, inclusive.

Além disso, também poderá atuar na pós-produção cinematográfica, caso também seja uma atividade do seu interesse.

Fotógrafo

Gosta de fotos? Trabalha como Social Media e adora tirar as próprias fotos? Sabia que fotógrafos podem ser MEI?

Nesse caso, você pode usar o CNAE 7420-0/01 como uma das atividades permitidas, atuando com atividades de produção fotográfica para fins comerciais, de publicidade e pessoais.

Instagram para empresas: o que é, como usar e dicas de posts.

Filmador

Se você gosta de fazer frente como cinegrafista, ou realizar a captação de imagens para criação de vídeos, é possível ter MEI para a atividade.

O filmador pode atuar sob o CNAE 7420-0/04, desenvolvendo filmagem e gravação de vídeos em festas e eventos.

Digitador

Com o CNAE 8219-9/99, você pode atuar como digitador.

Ou seja, realizar serviços de digitação de textos, serviços de preenchimento de formulários, colocação de selos e despacho de correspondência, inclusive de material de publicidade, redação de cartas e resumos.

Promotor de vendas

O CNAE 7319-0/02 te permite trabalhar com promoção de vendas.

Tanto a promoção de e a publicidade no local da venda, quanto fazendo a distribuição ou entrega de material publicitário.

Saiba como fazer promoção e atrair mais clientes.

Instrutor de cursos gerenciais

Quer compartilhar todo seu conhecimento de marketing digital sendo MEI? Então, escolha o CNAE 8599-6/04.

Com instrutor de cursos gerenciais, você poderá oferecer treinamentos em desenvolvimento profissional e gerencial.

Vale lembrar que esse código CNAE não se aplica para educação de nível técnico e tecnológico, assim como educação de ensino médio e superior.

Editor de livro

Temos editores entre nós? Então, o seu CNAE é 5811-5/00.

Com essa atividade, você poderá atuar com a edição de livros, sejam eles literários, didáticos, infantis. 

E não para só nos livros: dicionários, atlas, enciclopédias, entre outros formatos, também estão na lista. 

Podem ser livros impressos e digitais. Legal, não é?

Ah, esse CNAE também inclui a aquisição de direitos autorais para a edição e disseminação de livros, assim como a gestão de direitos autorais de obras literárias.

Que tal trabalhar também com livros digitais? Saiba o que são infoprodutos.

Editor de revistas

O CNAE 5813-1/00 te permite atuar como editor de revistas. Ou seja, você poderá trabalhar com revistas periódicas impressas ou digitais.

Os conteúdos podem ser gerais ou técnicos, como revistas com programações de televisão, entre outros.

Apurador, coletor e fornecedor de recortes de matérias publicadas em jornais e revistas

O apurador, coletor e fornecedor de recortes de matérias publicadas em jornais e revistas é um profissional que pode atuar em diversas frentes no que diz respeito à área do marketing digital.

Entre as atividades desse profissional, está o serviço de clipping, por exemplo, que pode ser feito a partir de portais, sites de notícias, revistas digitais, plataformas de vídeos ou mesmo com a captação de informações das redes sociais.

Essa é uma atividade que pode ser MEI, e que está coberta pelo CNAE 6399-2/00.

Como escolher o melhor CNAE para marketing digital?

Por questões fiscais e regulatórias, é importante escolher o CNAE adequado às atividades que você executa. 

Isso porque o código informado no CNPJ poderá definir o regime tributário e o cálculo de impostos cobrados pelo governo.

Assim, não recomendamos o uso de CNAEs cuja descrição não esteja nem um pouco alinhada com o seu trabalho com marketing digital. 

Avalie cuidadosamente o perfil de cada opção disponível e verifique se pelo menos uma das atividades listadas corresponde ao seu negócio

Dessa maneira, você garantirá que sua empresa esteja corretamente classificada e evitará questionamentos da Receita Federal.

Por que escolher MEI para marketing?

Ser MEI é o tipo de CNPJ mais rápido e simples de ser aberto. 

Sua obrigação é basicamente pagar mensalmente o DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

É a partir desse pagamento mensal que o microempreendedor contribui com a Previdência Social e garante acesso a benefícios do INSS, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Abaixo, você confere algumas características desse formato de empresa que justificam a abertura de um CNPJ MEI:

  • Abrir MEI é gratuito (cuidado para não cair no chamado golpe MEI)
  • Limite de faturamento anual de R$ 81 mil
  • Pode contratar um funcionário, cujo valor deve ser igual ao salário-mínimo vigente ou no piso de sua categoria
  • Não paga nenhuma taxa para emissão de notas fiscais
  • Acesso a linhas de crédito e empréstimos.

Quem não pode ser MEI no marketing digital?

Infelizmente, uma agência de publicidade não pode ser MEI. 

Essa regra mudou em 2018, quando o CNAE Publicidade e Propaganda MEI 7319-0/03 saiu da lista de atividades permitidas pelo MEI.

Existe hoje o CNAE 7311-4/00 — Agências de publicidade, porém ele é destinado a outros formatos de empresa (como microempresa).

Com esse CNAE, é possível criar e produzir campanhas publicitárias, colocar materiais publicitários no ar, representar veículos de comunicação e prestar serviços de merchandising.

Outro segmento que também não se encaixa como microempreendedor individual é o marketing direto.

Embora com o CNAE 7319-0/03 possa exercer atividades como mala direta, publicidade por telefone, visitas de representantes de diferentes segmentos, como empresas farmacêuticas, de cosméticos, etc., a atividade não pode ser MEI.

A saída, nesse caso, mais uma vez, pode ser o enquadramento como microempresa (ME). 

De acordo com a regulamentação, também o profissional web designer não pode ser MEI.

Pessoas, ou empresas, que prestam serviços de web designer podem atuar sob o CNAE 6201-5/02, realizando tarefas como a criação de interfaces e design para a internet.

Encontrei meu CNAE: como posso abrir meu CNPJ MEI?

Agora, você já sabe que MEI para marketing digital é possível, mas não esqueça de ter muita atenção ao código CNAE perfeito para você.

Para abrir um CNPJ MEI, as exigências e etapas são as seguintes:

  • Não ser parte de outra empresa como sócio ou titular
  • Ter uma conta gov.br
  • Fazer o registro no Portal do Empreendedor, na opção “Quero ser MEI”
  • Escolher nome fantasia e o CNAE
  • Informar o endereço
  • Emitir o CCMEI para conseguir o CNPJ.

Não encontrei o CNAE de marketing digital que eu gostaria, e agora?

Você ainda pode abrir sua empresa, porém não no modelo MEI. 

O primeiro passo é você entender qual é o melhor CNPJ para você.

A alternativa mais comum é abrir uma ME (microempresa). A ME ainda é considerada uma empresa de pequeno porte, visto que seu faturamento anual máximo é de R$ 360 mil.

Ao se tornar uma microempresa, você precisa optar por qual regime tributário deseja — Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

Por isso, o empresário possui a opção de constituir uma sociedade e não precisa empreender sozinho se não quiser.

Uma boa dica é conversar com um contador e tirar todas as suas dúvidas, além de montar um plano de negócios para ter muito sucesso na atividade de marketing digital.

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