Funcionário do mês: o que é, como escolher e dicas para premiar

Você sabia que a antiga iniciativa de premiar o funcionário do mês ainda funciona muito? Veja como funciona e como criar o programa.
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Mulher feliz em frente a computador

O programa de funcionário do mês é uma iniciativa excelente e de fácil execução para valorizar e engajar os funcionários.

É um método tradicional praticado há bastante tempo pelas organizações, mas ainda bastante eficaz.

Para isso, é preciso arquitetar o programa de maneira cuidadosa, zelando para que a bonificação seja justa e satisfatória.

Para saber como colocar isso em prática, é só continuar acompanhando o artigo.

Nas próximas linhas, vamos explicar como você pode instituir o funcionário do mês na sua empresa e obter os resultados que almeja. 

Boa leitura!

O que significa funcionário do mês?

Como o nome já sugere, o programa de funcionário do mês é uma estratégia usada para reconhecer mensalmente um ou mais funcionários que obtiveram destaque em suas posições.

É uma forma de valorizar aqueles que desempenharam seu papel com excelência e atingiram resultados acima da média, contribuindo com o sucesso da empresa.

Ainda que o principal objetivo do programa seja atestar o funcionário pelos seus esforços, é sensato que o reconhecimento não seja apenas simbólico.

É importante ter uma recompensa que esteja alinhada às necessidades e desejos dos colaboradores.

Mais adiante, vamos tratar especificamente da premiação.

Siga em frente!

Por que criar um programa de funcionário do mês?

Talvez você não saiba, mas o reconhecimento é uma necessidade psicológica.

A busca por aceitação é algo que se inicia na infância e se prolonga até a vida adulta — essa validação é essencial na construção da valorização pessoal e é um dos pilares que move o ser humano na direção da evolução.

Incontestavelmente, a necessidade de reconhecimento também se aplica no ambiente profissional.

Segundo uma pesquisa da Gallup, funcionários que têm um maior incentivo são mais propensos a realizarem um bom trabalho.

O contrário também é verdadeiro: ou seja, a falta de reconhecimento é uma das principais causas que levam aos pedidos de demissão — o estudo constatou que 65% dos profissionais deixaram seus empregos por não se sentirem valorizados.

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Viu só por que é importante promover o reconhecimento dos funcionários?

Mas as vantagens não param por aí.

Veja a seguir mais alguns benefícios:

Mais engajamento e motivação

Não é só o funcionário reconhecido que fica mais envolvido e comprometido com a sua entrega.

A equipe toda tende a se dedicar mais para conquistar o prêmio.

De acordo com um estudo da consultoria Towers Watson (em inglês), o reconhecimento dos colaboradores leva a um aumento de mais de 60% no engajamento dos times.

E segundo a Deloitte (também em inglês), um crescimento de 15% no engajamento pode aumentar 2% nas margens de lucro de uma empresa.

Evolução pessoal e profissional

A busca pelo reconhecimento requer esforço, o que estimula os colaboradores a se desenvolverem cada vez mais para ampliar sua capacidade de produtividade

Segundo uma pesquisa da Gallup, o desempenho individual pode ser 147% superior ao habitual quando um funcionário é reconhecido.

Retenção de talentos

Colaboradores que se sentem valorizados costumam permanecer na empresa por mais tempo

Assim, é perceptível uma diminuição na rotatividade.

Para se ter ideia, apenas 1% de redução na taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa equivale a uma diminuição de US$ 5 milhões nos custos, conforme dados da Nielsen divulgados pela Fast Company (em inglês).

Recrutamento Moderno - Funcionário Do Mês: O Que É, Como Escolher E Dicas Para Premiar

Melhora no relacionamento interpessoal

O programa de funcionário do mês também tem impacto no clima da organização.

Faz com que as pessoas admirem e respeitem umas às outras, propiciando um local de trabalho mais humano e com uma forte cultura colaborativa.

Empresas com ambientes saudáveis enxergam um impacto positivo em suas finanças, uma vez que o lucro está diretamente ligado à produtividade.

Por sua vez, a produtividade está intimamente conectada à satisfação dos funcionários.

Um estudo (em inglês) da Universidade de Oxford na empresa de telecomunicações BT constatou um aumento de 13% na produtividade entre as pessoas que se sentiam felizes no trabalho.

Como escolher o funcionário do mês?

Lá no início deste artigo, mencionamos que, para ter um programa bem-sucedido, é preciso estruturá-lo adequadamente.

Pois bem, chegou a hora de tratar do assunto.

Para implementar o funcionário do mês na sua empresa, é de suma importância que o julgamento seja feito de forma transparente para evitar desordem e desconfiança.

Por isso, pense bem em como a apuração será realizada e estabeleça critérios claros para a avaliação.

Na lista abaixo, você encontra algumas formas de mensurar o desempenho dos seus funcionários.

Lembre-se de avaliar cautelosamente o que se aplica à realidade da sua empresa.

  • Bom trabalho em equipe
  • Comprometimento
  • Pontualidade
  • Metas atingidas e bom desempenho
  • Inovação e criatividade
  • Capacidade de resolver problemas
  • Disposição para se desenvolver
  • Atitudes positivas
  • Espírito de liderança.

Para finalizar este tópico, vale abordar um ponto importante: a divulgação do vencedor.

Depois de escolhido o funcionário do mês, certifique-se de difundir a informação por meio dos canais da sua empresa, como newsletters, murais, intranet, site, etc.

Como premiar o funcionário do mês?

Prêmios simbólicos, como troféus e placas de homenagem, podem ser utilizados para condecorar os funcionários do mês.

No entanto, é interessante que exista também um reconhecimento financeiro.

Não estamos falando necessariamente de dinheiro na conta, embora esse seja um excelente prêmio.

Há diversas formas de premiação financeira indireta, como vale-presente, vale-cultura, viagem, curso e/ou treinamento, jantar ou almoço, assinatura de serviços, dias de folga, etc.

Para escolher o prêmio ideal para os funcionários da sua empresa, uma dica é aplicar uma pesquisa com os colaboradores para entender quais são as necessidades e desejos do seu público.

Essa pesquisa pode, inclusive, fornecer informações valiosas para outras atuações do RH, como por exemplo, a revisão ou ampliação da carteira de benefícios.

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