Aprender como transferir dinheiro da conta digital é muito simples, já que todo o processo é pensado para simplificar sua vida.
Afinal, nada melhor do que movimentar sua conta corrente pelo celular, a qualquer hora e lugar, sem se preocupar com a burocracia bancária.
Hoje, você tem vários caminhos para fazer transferências entre contas — e vamos mostrar quais são os mais práticos e econômicos.
Então, continue a leitura e aproveite ao máximo as facilidades da sua conta digital.
Caso ainda não tenha uma, experimente abrir sua conta digital Neon.
Como transferir dinheiro da conta digital?
Existem, basicamente, três formas de transferir dinheiro de uma conta digital para outras contas: via Pix, TED ou QR Code.
Veja como funciona cada uma delas.
Transferência via Pix
A transferência via Pix é, de longe, a forma mais popular de enviar e receber dinheiro em uma conta digital.
Com o sistema de pagamentos instantâneos, pessoas físicas podem transferir valores a qualquer hora e dia da semana, em questão de segundos e sem pagar nada.
Hoje, já são feitas mais de 200 milhões de transações via Pix por dia no Brasil, segundo dados do Banco Central publicados na Exame.
Não à toa, tornou-se o meio de pagamento mais popular do país.
Traga sua chave Pix para a Neon!
Cadastre sua chave Pix de CPF, e-mail ou celular na Neon para começar a aproveitar todos os benefícios da conta digital! Aqui você encontra cartão de crédito, empréstimo pessoal, cashback, CDB e muito mais.
Transferência via TED ou DOC
Antigamente, a TED e o DOC eram as transferências bancárias mais comuns do mercado.
Porém, com a chegada do Pix e a digitalização do sistema financeiro, o DOC foi extinto em fevereiro de 2024.
Isso porque essa transferência só podia ser feita dentro do horário de funcionamento do banco e ainda podia ter custos para o cliente.
Como o Pix é instantâneo, funciona sem restrição de horário ou dia, e ainda é grátis, o DOC caiu em desuso.
No entanto, o TED segue ativo e se tornou a única opção de transferência para quem não tem Pix.
O TED só funciona em dias úteis e deve ser feito até às 17h para cair na conta de destino no mesmo dia.
Além disso, pode ser cobrada uma tarifa.
Acompanhe o passo a passo para fazer um TED na conta digital Neon:
- Acesse seu app Neon e selecione “Produtos”, depois “Transferências”
- Escolha um contato ou clique na opção “Ou envie por dados bancários”
- Escolha a opção “Enviar por TED”
- Se for um contato salvo, coloque o valor a ser enviado. Caso seja a primeira vez que você faz uma transferência para essa pessoa, informe os dados da conta
- Verifique todas as informações do resumo e clique em “Confirmar transferência”
- Escolha se você quer transferir hoje ou em outra data e se deseja transferir apenas uma ou mais vezes. Clique em “Confirmar transferência” e informe sua senha de 4 dígitos (a mesma que usa para fazer compras com os cartões).
Transferência via pagamento de boleto ou QR Code
Você também pode transferir dinheiro da sua conta digital solicitando um boleto ou QR Code à pessoa que vai receber o valor.
Nesse caso, o recebedor deve emitir um QR Code a partir de uma chave Pix ou um boleto bancário para pagamento.
Na conta digital Neon, por exemplo, você pode selecionar a opção “Escanear código QR” dentro da área Pix e apontar a câmera do seu celular para o QR Code recebido.
Na tela seguinte, é só revisar os dados da transferência e confirmar o envio do dinheiro com a sua senha.
Para pagar um boleto, você pode escanear o código de barras com a câmera do celular ou copiar a linha digitável.
Tudo sobre o pagamento de boletos usando a conta Neon.
Como transferir dinheiro da conta digital para poupança?
Para transferir dinheiro da conta digital para a poupança, normalmente, você pode fazer a movimentação dentro do próprio aplicativo bancário.
É só selecionar a área de conta poupança e procurar pela opção “Aplicar” ou “Transferir” para transferir o valor desejado.
No entanto, existem opções mais vantajosas para investir seu dinheiro, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), um produto de renda fixa com boa rentabilidade e baixo risco.
Para aplicar em um CDB, de modo geral, é só seguir estes passos:
- Acesse o CDB desejado no seu aplicativo bancário
- Faça a simulação de investimento
- Escolha o valor que quer aplicar e se deseja programar futuras aplicações;
- Confirme seu investimento e pronto!
Aproveite para simular um investimento no CDB Neon!
Como transferir dinheiro para a conta digital?
Para depositar dinheiro na sua própria conta digital, você tem duas opções: por transferência via Pix ou TED e via boleto.
Como vimos, a forma mais simples é compartilhar sua chave Pix (nome, CPF, CNPJ, telefone, e-mail ou chave aleatória) ou gerar um QR Code para a pessoa escanear.
Caso você ainda não tenha cadastrado a sua, veja o passo a passo para cadastrar sua chave Pix na Neon.
Se preferir receber uma transferência comum, os dados da sua conta estão no app Neon na aba “Meu Neon” — basta clicar em “Compartilhar” e enviar para quem você precisa.
Outra opção é fazer um depósito via boleto, seguindo os passos abaixo:
- Entre no app Neon e vá em “Depósitos” > “Depósito via boleto”
- Informe o valor a ser recebido e gere o seu boleto bancário
- Depois, vá em qualquer banco, caixa eletrônico, internet banking ou lotérica para fazer o pagamento.
Caso o pagamento do boleto seja feito presencialmente, é necessário levá-lo impresso.
Você também pode gerar um boleto para um terceiro transferir dinheiro para você, sem necessidade de compartilhar suas informações bancárias.
O melhor disso tudo? A conta Neon não tem tarifas para transferências bancárias e nem para depósitos via boleto.
E depois, para acompanhar o depósito feito na conta Neon, é só acessar a aba “Saldo” no app. Se o pagamento estiver agendado, clique em “Futuros”.
É importante ressaltar que, após o pagamento do boleto, o dinheiro cai na conta em até dois dias úteis.
Além disso, vale lembrar que é preciso fazer um depósito inicial de qualquer valor para começar a utilizar sua conta digital Neon.
Mas esse dinheiro é seu, não é uma cobrança: você pode fazer o que quiser com ele assim que estiver na conta.
Dados da sua conta
Você sabe encontrar as suas informações bancárias no app Neon?
Na tela inicial, basta clicar no círculo com a sigla do seu nome no canto superior direito.
Ali você encontrará o número da conta digital (536) Neon para transferência, a sua agência e a sua conta.
São esses dados que você deverá passar para quem for fazer uma transferência para você.
Quando alguém te perguntar “Qual o número da conta Neon?”, você já pode responder: “É o 536”.
Como agendar uma transferência da conta digital?
De modo geral, para agendar uma transferência digital, você só precisa seguir os passos comuns da transação e selecionar uma data futura.
Na conta digital Neon, por exemplo, basta escolher um dia diferente do atual para fazer o agendamento de forma automática.
Por exemplo: se você estiver fazendo o pagamento no dia 10 e deseja agendar a transferência para o dia 15, basta selecionar esse dia. Se a data escolhida for um final de semana, o pagamento cairá no próximo dia útil (caso a conta de destino não seja Neon).
Você poderá acompanhar os agendamentos e ver os respectivos comprovantes acessando a aba “Saldo” e clicando em “Futuros”.
Quanto tempo demora para transferir dinheiro da conta digital?
As transferências de Neon para Neon podem ser feitas a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, e leva apenas alguns minutos para a transação ser finalizada.
Para outros bancos, a transferência deverá ser realizada dentro do expediente bancário (em dias úteis das 7h30 às 16h), pois se trata de um TED. Fora desses horários será preciso agendar o pagamento.
Veja os principais cenários e os respectivos prazos de cada um.
Transferir dinheiro para outra conta de outro banco
Ao fazer uma transferência dentro do horário do expediente bancário, o pagamento será compensado no banco de destino até o final do mesmo dia útil.
Por exemplo: você fez uma transferência para um banco às 10h em um dia útil, então o valor será compensado pela instituição até as 23h59 do mesmo dia.
O dinheiro sairá da sua conta imediatamente, mas poderá chegar na outra conta até o final do dia, então não se preocupe caso o processo demore um pouco.
Vale lembrar que, normalmente nos demais bancos, apenas a transferência entre contas do mesmo banco não é cobrada.
Aqui na Neon, porém, nenhuma transferência é cobrada, seja qual for o banco de destino!
Transferir dinheiro de outras contas para a Neon
Da mesma forma, o prazo de compensação aqui na Neon é até o final do dia útil, no caso de TEDs.
O dinheiro cairá no mesmo dia se a transferência tiver sido feita dentro do horário de expediente bancário.
Além disso, podem ser realizadas transações acima de R$ 5 mil.
Transferir dinheiro entre contas Neon
Como mostramos há pouco, as transferências entre contas Neon caem praticamente na mesma hora e podem ser feitas em qualquer dia da semana.
Caso a transação esteja demorando mais do que o esperado, verifique novamente se todos os dados da operação estão corretos, cheque se a transferência não foi agendada e dê uma olhada se o comprovante já está disponível.
Lembre-se também de que, caso você tenha feito duas transações seguidas, não significa que elas compensarão simultaneamente.
É preciso esperar, pois uma pode demorar mais do que a outra.
Transferências via Pix
Seja entre contas da mesma instituição, como transferência entre contas Neon, ou transferência de Neon para outra instituição de pagamento, a opção mais rápida é o Pix.
Ele é ideal para situações que você não pode esperar nem um dia útil para receber seu dinheiro.
Se você optar por transferir pela sua chave Pix, a transferência será instantânea, já que o Pix funciona 24 horas por dia.
Aproveite e veja o passo a passo sobre como fazer um Pix na Neon.
Errei os dados ao transferir dinheiro da conta digital: o que fazer?
Se você fizer uma transferência comum e errar os dados, é provável que ela não seja finalizada e que você receba um estorno automaticamente.
Já no caso do Pix, você será avisado caso a chave seja inválida e não poderá concluir a transação.
Na Neon, por exemplo, se você errar os dados de uma transferência, o valor será automaticamente estornado na sua conta em até um dia útil, basta aguardar e checar sua aba “Saldo”.
Porém, atenção: se os dados estiverem corretos e a transferência tiver sido feita para outra conta, o valor não será estornado e você precisará entrar em contato com o destinatário, pessoa ou banco para pedir o dinheiro de volta.
Então, confira sempre todas as informações antes de finalizar uma operação! Isso poupará muita dor de cabeça.
Caso a transferência tenha sido agendada, então você poderá excluir a transação.
Vá até a aba “Saldo”, selecione “Futuros”, clique na transferência que está agendada, depois toque no ícone da lixeira para excluir e confirme.
Transferências para contatos no app Neon
Transferir dinheiro da sua conta digital Neon para seus contatos salvos é a forma mais segura de movimentar dinheiro, já que não haverá erro na digitação de dados.
Para isso, acesse a aba “Transferências” do app, selecione a aba “Todos” e procure pelo nome da pessoa.
Na aba “Cadastrados”, você verá aqueles que já têm os dados salvos.
Você pode favoritar contatos nessa aba clicando na estrela ao lado do nome; eles passarão a aparecer primeiro na listagem.
Por fim, na aba “Recorrentes” estão as pessoas para as quais você faz transferências com frequência.
Após selecionar o contato, insira o valor que será transferido e, então, coloque a data para a transação ser realizada.
Em seguida, você também poderá personalizar uma mensagem para a pessoa que vai receber o dinheiro, desde que ela tenha conta na Neon.
Depois, basta seguir o fluxo para terminar a transferência. O comprovante será gerado automaticamente ao término da transação.
Como adicionar um novo contato ou excluir um existente?
Os contatos salvos na sua conta bancária podem ser gerenciados livremente.
Geralmente, você vai encontrar os dados de pessoas cadastradas em uma área chamada “Meus contatos” ou dentro de “Transferências”.
Lá, será possível adicionar, excluir e editar contatos para transações financeiras.
Para adicionar novos contatos na conta digital Neon, você deverá acessar a aba “Transferências” do app e tocar no boneco no canto superior direito. Então, insira os dados do novo contato:
- CPF/CNPJ
- Banco
- Agência
- Conta corrente/poupança e a numeração
- Valor
- Data para transferência.
Você também pode apenas adicionar uma nova conta a um contato já existente.
Clique no nome da pessoa e depois selecione “Adicionar uma conta”.
Para excluir alguma conta de um contato ou deletá-lo completamente, selecione o nome da pessoa e depois o ícone do lápis.
Em seguida, clique na lixeira que aparecerá ao lado das contas cadastradas para aquele contato ou selecione “Excluir contato” para apagá-lo de forma definitiva.
Qual o limite para transferir dinheiro da conta digital?
O Banco Central determinou que as instituições financeiras devem estabelecer limites diários para o valor das transferências via Pix, por questão de segurança.
Naturalmente, o limite para o horário noturno (das 20h às 6h) é menor, seguindo um padrão de R$ 1 mil por transação, enquanto o limite para o horário diurno é maior e pode ser definido pelo cliente.
No entanto, você pode configurar seus limites Pix como quiser, respeitando duas regras:
- Mudanças para redução do limite do Pix são processadas imediatamente
- Mudanças para aumento do limite do Pix são processadas em um prazo de 24h a 48h, passando pela análise da instituição financeira.
A Neon tem limites transacionais diários diurnos e noturnos. Eles existem para garantir a segurança da sua conta, e são determinados de acordo com as informações que são passadas no momento do cadastro.
Para conferir seus limites diários, clique no seu nome e depois em “Limites”.
Nesta tela você poderá conferir seus limites de:
- Transferências – entre contas Neon, para outros bancos (mesmo CPF) e para outros bancos (CPFs diferentes)
- Pagamentos – contas de consumo (luz, gás, água etc.), boletos e guias de impostos
- Emissão de boletos Neon
- Saques na rede Banco24Horas
- Pix.
Dentro da tela de limites você também consegue pedir aumento ou reduzir o seu limite do Pix. Para isso, é só ir na opção “Gerenciar limites Pix”.
Para pedir o aumento de limite para TED, você precisa falar com nosso time de atendimento através do chat das 6h às 16h em dias úteis (segunda a sexta, sem contar feriados).
Se estiver no aplicativo, volte em “Ajuda” e fale com a Blue. Se não estiver, entre no aplicativo e fale com a Blue, nossa assistente virtual. O prazo de resposta é de até 24 horas.
Como sacar dinheiro da conta digital?
As contas digitais permitem o saque de valores em espécie na rede Banco24Horas, mediante o pagamento de taxas.
Você também pode sacar seu dinheiro sem taxas usando o saque Pix.
Saiba mais sobre o Pix Saque e Pix Troco.
É importante reforçar que, para fazer um saque, é preciso ter o cartão físico da Neon e usá-lo na função débito, pois só é possível sacar o valor que você tem disponível na sua conta.
Não é possível sacar dinheiro do cartão de crédito.
Qual o limite para saques?
Não existe uma lei que determine o limite para saques em caixas eletrônicos no Brasil, mas os bancos costumam determinar valores máximos por segurança.
Já o Pix Saque tem os limites de R$ 3 mil no período diurno e R$ 1 mil no período noturno.
É importante lembrar que os próprios caixas eletrônicos também têm limite de saque.
O Banco24Horas tem um limite de R$ 1 mil por saque, então, caso você precise sacar mais do que isso dentro do seu limite diário, será preciso fazer duas operações.
Viu como é simples depositar dinheiro em conta digital, fazer transferências e saques?
E nossos benefícios não param por aí: nossa conta digital é repleta de soluções pensadas especialmente para você.
Abra já sua conta digital Neon e aproveite todas as vantagens!
Conta digital completa na palma da sua mão
A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!