Como conseguir empréstimo com juros baixos? Veja as opções

Procurando um empréstimo com juros baixos? Entenda essa alternativa para sair do sufoco financeiro e veja as principais opções do mercado.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Pessoa colocando saquinho de dinheiro nas mãos de outra pessoa

Que tal um empréstimo com juros baixos para resolver sua vida financeira ou tirar seus projetos do papel? Esse recurso pode salvar qualquer pessoa do sufoco financeiro.

Antes de fechar um contrato, porém, é preciso analisar com cuidado a taxa de juros cobrada e buscar as opções mais econômicas do mercado.

Se você acha as taxas cobradas no empréstimo pessoal muito altas, saiba que existem alternativas no mercado com valores mais acessíveis, desde que sejam oferecidas garantias aos credores.

Neste artigo, apresentamos as opções de empréstimos com juros baixos e produtos que podem ajudar empresas e colaboradores na busca pelo bem-estar financeiro.

É só continuar lendo e escolher a linha de crédito mais adequada para os seus planos.

O que é empréstimo com juros baixos?

O empréstimo com juros baixos é um crédito que cobra uma taxa de juros menor em relação à média praticada no mercado no momento analisado.

Como os juros estão sempre oscilando no país, esse valor é relativo.

Por exemplo, a taxa de juros média para empréstimos pessoais nos principais bancos do país em setembro de 2023 foi de 7,98% ao mês, de acordo com um levantamento do Procon

Esse valor é considerado bem alto, mas esse resultado se deve ao fato de que a Taxa Selic estava alta no período (12,75% ao ano).

No entanto, se falarmos sobre esse momento da economia, taxas de juros abaixo desse patamar já seriam consideradas baixas.

Obviamente, quanto menor for a taxa de juros cobrada em um empréstimo, melhor para o seu bolso.

Existe empréstimo com juros baixos?

Sim, existem empréstimos com juros baixos, ou seja, inferiores à média praticada no mercado para o crédito pessoal.

O valor da taxa de juros é sempre relativo e depende da situação econômica do país.

Por exemplo, em outubro de 2023, a média de juros praticada no empréstimo pessoal foi de 7,97% ao mês, conforme estudo divulgado pelo Procon-SP — nesse cenário, qualquer taxa abaixo desse valor é considerada vantajosa.

No entanto, independentemente do contexto, uma regra é sempre válida: quanto menor o risco que a instituição financeira corre emprestando o dinheiro, mais baixos serão os juros cobrados na operação.

Por isso, empréstimos que envolvem algum tipo de garantia para o credor têm os menores juros do mercado.

Essas garantias podem ser bens de valor alienados, como imóveis e veículos, e também a chamada consignação, que permite o desconto das parcelas do crédito diretamente do salário ou benefício do contratante.

Dessa forma, como o risco de inadimplência diminui, a instituição credora pode praticar juros mais baixos e favorecer os consumidores.

Como conseguir empréstimo com juros baixos? 6 opções

Veja como conseguir um empréstimo com juros baixos analisando as principais opções do mercado.

1. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que tem suas parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.

Dessa forma, funcionários públicos e privados, aposentados e pensionistas podem fazer esse tipo de empréstimo vinculado ao seu holerite.

Como a instituição financeira tem a garantia da folha de salário, ela pode cobrar juros bem mais baixos nessa modalidade de crédito.

Em geral, as taxas do consignado variam entre 1% e 3%, em diversos períodos econômicos — um valor bem mais baixo do que o do empréstimo pessoal.

Na Neon, por exemplo, você pode solicitar o empréstimo consignado Neon, que tem a menor taxa de juros do mercado e uma análise de crédito rápida e 100% online.

Se a sua empresa ainda não é conveniada à Neon, é só indicar seu RH pelo nosso WhatsApp!

E se você tem uma empresa e quer oferecer esse benefício, é só contratar o empréstimo consignado empresarial.

2. Antecipação do FGTS

A antecipação do FGTS é um empréstimo que tem como garantia o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do trabalhador.

Nesse caso, os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário, uma retirada anual do FGTS no mês de seu aniversário, podem antecipar o valor que será sacado na forma de um empréstimo.

A taxa de juros cobrada nessa modalidade também é muito menor do que a do empréstimo pessoal, já que existe uma garantia e a instituição financeira pode acessar a conta do FGTS do cliente.

3. Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é conhecido como a modalidade de crédito com a maior taxa de juros do mercado, já que não existem garantias para a instituição financeira além da palavra do cliente e da análise de crédito.

No entanto, pessoas com um bom score de crédito, que pagam suas contas em dia e mantêm bons relacionamentos com instituições financeiras podem conseguir um empréstimo pessoal com juros mais baixos.

Geralmente, os bancos e fintechs oferecem taxas de juros promocionais no crédito pessoal pré-aprovado para os clientes que identificam como bons pagadores.

Ainda assim, é importante ter em mente que o empréstimo pessoal é sempre a modalidade mais cara e deve ser usada quando não há alternativas como o consignado.

4. Empréstimo pessoal com garantia

O empréstimo pessoal com garantia pode reduzir consideravelmente os juros, pois o cliente oferece um bem próprio para garantir o pagamento.

O mais comum é oferecer um veículo ou um imóvel — assim, a empresa credora pode, em último caso, tomar o bem oferecido se houver inadimplência.

Imóvel como garantia de empréstimo: quando vale a pena?

5. Cheque especial

O cheque especial é uma das linhas de crédito com a maior taxa de juros no mercado, o que o torna uma opção perigosa.

Os patamares cobrados só diminuíram no início de 2020, quando o Banco Central determinou que os bancos não podem cobrar acima de 8% ao mês nessa modalidade de crédito.

Ainda assim, se você precisa de um empréstimo com juros baixos para pagar em poucos dias, pode aproveitar a condição especial que alguns bancos oferecem: um pequeno período de uso do cheque especial sem cobrança de juros (geralmente, até 10 dias).

6. Financiamento

O financiamento tem juros menores porque é um empréstimo de longo prazo atrelado à compra de um bem de alto valor, como uma casa ou um carro.

Dessa forma, se você quer adquirir algo mais caro, vale a pena buscar por um financiamento específico para o produto, como o financiamento imobiliário.

Vale a pena pegar empréstimo com juros baixos para pagar dívidas?

Já ouviu falar em trocar dívida cara por uma mais barata?

Basicamente, significa pegar um empréstimo no valor total das suas dívidas para quitar tudo o que você deve de uma só vez e ficar somente com uma parcela mensal.

Essa estratégia só vale a pena se você conseguir um empréstimo com juros baixos, ou seja, que cobra juros menores do que aqueles que estão correndo nas suas dívidas atuais.

Além disso, você precisa ter certeza de que será capaz de pagar as parcelas do empréstimo, pois, caso contrário, pode acabar com o nome sujo novamente.

Onde fazer um empréstimo com juros baixos?

A Neon tem a conta digital mais descomplicada do mercado e também ajuda você com várias opções de empréstimos com juros baixos.

Uma das melhores opções é o empréstimo consignado Neon, que oferece taxas de juros baixíssimas e permite o desconto direto na folha de pagamento.

Você também pode usar a antecipação de FGTS da Neon, que antecipa o saque-aniversário de até 6 meses com uma das menores taxas do mercado.

Já imaginou um cartão de crédito com a fatura descontada direto da folha de pagamento? É mais uma facilidade para o bem-estar financeiro de colaboradores: o cartão de crédito consignado.

Para quem procura um empréstimo pessoal com juros baixos, vale fazer uma simulação do empréstimo pessoal Neon.

Ficou claro o que é um empréstimo com juros baixos e como conseguir um?

Veja também como funciona uma dívida de longo prazo e quando contratar um empréstimo vale a pena.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos