14 documentários e filmes sobre consumismo para refletir

Procurando filmes sobre consumismo para refletir sobre esse problema? Confira estas 14 opções e aprenda mais sobre esse tema tão importante.
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
Mulher sentada em poltrona segurando sacolas de compras

Assistir a filmes sobre consumismo pode ser bastante inspirador. O que é pensado inicialmente apenas como entretenimento, nos ajuda a perceber como o simples ato de comprar algo pode envolver temas complexos aos quais não prestamos atenção no dia a dia.

O consumo exagerado, geralmente induzido pela publicidade e pelo modo de vida atual, acaba gerando problemas como dívidas.

Em muitos casos, elas surgem da vontade de adquirir algo mesmo sem ter a real capacidade de pagar por ele. E aí, quando você se dá conta, o endividamento vira inadimplência — quando atrasos no pagamento adicionam juros e multas à conta.

Pensar sobre o consumismo não é apenas uma questão individual, mas também coletiva. Afinal, existe a questão do consumo sem preocupação com a sustentabilidade ambiental, levando a agressões importantes aos recursos naturais.

Por fim, há o drama social, pois nem todas as pessoas possuem os mesmos privilégios de poderem consumir o que desejam.

É para refletir sobre tudo isso que apresentamos neste conteúdo uma lista de documentários e filmes sobre consumismo.

Que tal preparar uma pipoca e assistir algum deles agora mesmo?

Filmes sobre consumismo: por que assistir?

O consumismo é a cultura do consumo excessivo, ou seja, quando você compra mais do que poderia ou deveria. Quando vemos documentários e filmes sobre o tema, conhecemos outras realidades e refletimos sobre questões às quais estávamos alheios.

A partir disso, podemos mudar comportamentos que podem ser prejudiciais não apenas no contexto individual, mas também no coletivo. Afinal, não são apenas as contas pessoais as afetadas pelo desejo de comprar por impulso. 

Existe um ciclo de produção em todo o planeta que envolve o descarte de produtos provenientes do consumo.

Com os filmes, podemos entender melhor essas questões e nos tornamos mais dispostos a rever hábitos e procurar formas de vivermos em uma sociedade melhor. 

Vale lembrar que consumo e consumismo são diferentes. Todo ser humano tem necessidade de consumir, mas o consumismo é o ato de consumir em exagero.

O que causa o consumismo?

O consumismo pode surgir por diversos fatores. Em primeiro lugar, podemos citar as mídias: televisão, revistas e até mesmo as redes sociais, nas fotos dos nossos amigos e de influenciadores.

O tempo todo somos impactados por propagandas de produtos e serviços. São gatilhos emocionais que te fazem gastar mais.

Também existem os casos relacionados à nossa saúde mental. Você sabia que, segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 36% dos brasileiros fazem compras com objetivo de aliviar o estresse cotidiano?

E não para por aí: 47,7% dos consumidores fazem compras para se sentirem bem, assim como 3 em cada 10 brasileiros acreditam que comprar pode melhorar o humor.

Com isso, muitos brasileiros estão sendo consumistas e comprando por ansiedade.

Descubra aqui como o controle financeiro pode te ajudar na ansiedade.

8 melhores filmes sobre consumismo

Conhecendo um pouco mais sobre o consumismo, chegou a hora da maratona!

Separamos alguns filmes para você aprender tudo sobre esse assunto: por que ele acontece, quais as consequências, os impactos sociais e ambientais, e muito mais.

Pega a pipoca que o filme já vai começar!

1. Wall-E

“Wall-E” é um filme infantil para assistir com a família toda.

Esse título traz uma boa reflexão sobre a produção excessiva de lixo, que também deriva do consumismo exacerbado.

Você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo? Além disso, nós, brasileiros, produzimos 224 mil toneladas de lixo por dia, segundo dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil”.

Voltando ao filme, na história, os humanos foram viver em uma nave gigantesca após entulhar o planeta Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos.

Wall-E é o último robô que vive na Terra e passa sua vida compactando o lixo existente. Tudo se torna mais interessante quando surge um novo robô, a Eva, que desperta a curiosidade e a paixão de Wall-E.

Assista ao trailer:

Leia também: 4 dicas de educação financeira infantil para seus filhos

2. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Você consegue imaginar alguém com dívidas e 12 cartões de crédito dando dicas sobre como economizar dinheiro?

O filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” é uma comédia que traz a história de uma jovem compradora compulsiva, Rebecca Bloomwood, que ironicamente é contratada por uma revista de finanças para ajudar as leitoras a controlar seus gastos.

Logo nos primeiros minutos do filme, descobrimos que o desejo dela pelo consumo excessivo começou quando era criança, pois ela observava mulheres adultas comprando com seus “cartões mágicos”.

Essa é uma história recheada de lições e que vale a pena assistir.

Assista ao trailer:

3. Clube da Luta

“A publicidade nos faz perseguir carros e roupas, trabalhos que odiamos para comprar coisas que não precisamos. Nós somos a criança do meio da história, cara. Sem propósito ou lugar”. (Clube da Luta)

Esse filme de 1999 traz uma crítica ácida sobre o capitalismo e o consumismo. Frases como “Você não é seu emprego” e “As coisas que você possui acabam se tornando suas donas” fazem parte da narrativa.

Na história, um homem sofre de insônia e recorre ao consumismo para preencher o vazio da sua vida, até que ele conhece o vendedor Tyler Durden, e juntos foram um clube com regras rígidas onde homens possam lutar.

A violência que existe no filme é uma válvula de escape para o discurso contra o consumo pregado pelo personagem Tyler.

Assista ao trailer:

Aproveite e descubra quantas horas você precisa trabalhar para comprar o que quer.

4. Na Natureza Selvagem

“É nas experiências, nas lembranças, na grande e triunfante alegria de viver na mais ampla plenitude que o verdadeiro sentido é encontrado”. (Na Natureza Selvagem)

Sabe aquelas histórias de quem largou tudo e foi viajar o mundo com uma mochila nas costas? Se você se encanta com essas narrativas, precisa assistir “Na Natureza Selvagem”.

Nesse filme, Christopher deixa seu carro, família rica, diploma e todos os bens materiais para trás, e embarca em uma jornada de autoconhecimento longe da sociedade capitalista.

Ao longo do filme, você vai refletir sobre a relação com o dinheiro e sobre o que realmente é importante para nossas vidas.

Assista ao trailer:

Entenda como uma vida minimalista pode te ajudar a economizar.

5. O Preço do Amanhã

“Eu não tenho tempo. Eu não tenho tempo para pensar como isso acontece. É o que é”. (O Preço do Amanhã)

No filme “O Preço do Amanhã”, os humanos vivem até os 25 anos. A partir dessa idade, eles precisam conquistar tempo de vida extra.

Em uma espécie de relógio de pulso que contém dígitos em contagem regressiva, eles conseguem ver quanto tempo de vida resta. Quando o contador é zerado, a vida acaba sem chances de retorno.

Nessa sociedade, não há mais dinheiro, mas sim tempo de vida, ou seja, quanto mais tempo de vida você tem, mais rico você é.

Esse filme traz uma reflexão sobre aquela frase clássica que todos nós já escutamos: “tempo é dinheiro”, e as críticas do filme são focadas na divisão de classes e na concentração de riquezas.

Assista ao trailer:

Leia também: 9 dicas para usar a economia colaborativa a favor do seu bolso 

6. Eles vivem

Com uma crítica ao conteúdo publicitário e televisivo que “aliena” os consumidores, este clássico de ficção científica tem um enredo cujo personagem principal é John Nada.

Ele é um trabalhador braçal que encontra um óculos após uma repressão da polícia em um bairro. Pelas lentes dos óculos escuros, ele pode ver alienígenas que estão disfarçados de seres humanos.

Ele também consegue perceber as mensagens subliminares transmitidas pela mídia, pois esses alienígenas controlam o planeta. Então, Nada e seu amigo Frank decidem criar um movimento contra essas forças ocultas.

É um filme de 1988 que estreou na Netflix em 2021.

Assista ao trailer:

7. Um dia de fúria

Neste filme, acompanhamos um dia na vida de um trabalhador, interpretado por Michael Douglas, que foi demitido de seu emprego bem remunerado depois de muitos anos de árduo trabalho.

O personagem está completamente frustrado enquanto enfrenta um engarrafamento e deixa o carro na rodovia.

Mais adiante, ele tenta comprar uma lata de refrigerante, mas se pagar pela bebida não terá dinheiro para fazer um telefonema. Diante disso, começa a destruir as mercadorias do estabelecimento.

Ao atravessar a cidade a pé, espalha destruição em um lapso de insanidade, mostrando os dilemas da vida urbana contemporânea que se refletem no desemprego e na necessidade do consumo.

Embora aborde uma reação exagerada, é um dos melhores filmes sobre consumismo para refletir sobre nossas atitudes de compra.

Assista ao trailer:

8. Ilha das Flores

O sistema de produção de mercadorias da atual sociedade e suas discrepâncias é o tema deste curta-metragem produzido no Rio Grande do Sul.

Ele reflete sobre tópicos como desigualdade social e pobreza ao mostrar a situação da Ilha das Flores, região que é um depósito de lixo em Porto Alegre.

O filme mostra o trajeto de um tomate desde a plantação até o seu respectivo descarte no lixão, onde crianças recolhem alimentos para sobrevivência.

É um filme que nos faz refletir sobre a diferença da capacidade de consumo entre diferentes classes sociais e nos ensina a promover o consumo consciente

Com apenas 13 minutos de duração, esse premiado clássico pode ser assistido pelo YouTube.

Assista ao filme completo:

Bônus: 6 documentários sobre consumismo

As dicas bônus são para quem realmente quer mergulhar no tema do consumismo e entender todas as suas consequências para nossa sociedade!

Vamos conferir as sugestões?

1. A história das coisas

Este documentário fala sobre o processo de produção das coisas e como o consumismo afeta o meio ambiente

Você vai descobrir mais sobre resíduos tóxicos que prejudicam inclusive a saúde da população.

Assista ao documentário completo:

2. Obsolescência programada

Esse documentário espanhol conta sobre uma técnica utilizada pela indústria para fazer com que consumidores comprem novos produtos, ainda que os atuais estejam em bom estado

Um exemplo são as impressoras, que se tornam descartáveis após certo tempo de uso.

Assista ao documentário completo:

Entenda o que é obsolescência programada e veja mais exemplos!

3. O verdadeiro custo

“O verdadeiro custo” traz a história por trás das roupas que possuem preços muito baixos, mostrando os bastidores da indústria de moda rápida (“Fast fashion”, em inglês).

Esse documentário também revela as condições de trabalho da indústria têxtil.

Assista ao documentário completo:

4. Vivendo com um dólar

Já imaginou como seria a experiência de viver na pobreza extrema da Guatemala? Quatro jovens amigos de faculdade resolvem descobrir como seria ter apenas um dólar por dia para cobrir todas as despesas de subsistência.

Eles moraram nessas condições durante dois meses no país, quando foram residir em uma cabana sem asfalto. No local, cultivaram rabanetes e entrevistaram moradores da região.

Assista ao documentário completo (em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=OLqAr-qsehM

5. O que Jesus compraria?

É a história de um pastor que defende o fim do consumismo descontrolado nos Estados Unidos. Ele parte em uma turnê de ônibus com um coral gospel de mais de 30 pessoas.

Os integrantes param em diversas cidades dos EUA para manifestarem suas bandeiras contra o consumismo, que seria a causa, por exemplo, da banalização do Natal, entre outros males.

O documentário aborda questões como dívidas no cartão de crédito e a situação dos trabalhadores de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Ao fazer seus atos de manifestação na Disneylândia, o reverendo Billy é detido e levado para a prisão por protestar contra Walt Disney.

Assista ao documentário completo (em inglês):

6. Bag It

Vivemos em um mundo no qual o consumo exacerbado do plástico e de outros produtos não biodegradáveis trazem grandes impactos com o acúmulo de lixo no planeta.

O documentário “Bag It” aborda essa questão com algumas doses de ironia.

Jeb Berrier e Suzan Beraza viajam pelo mundo para saber como diferentes países tratam o problema dos resíduos.

São apresentados dados sobre poluição dos oceanos, por exemplo, e os autores mencionam também a fauna e os malefícios da toxina bisfenol A para crianças.

Assista ao documentário completo (em inglês):

Então, pronto para evitar o consumismo? Se gostou dessa lista, vai se interessar também por 5 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa ver!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos