Carreira em Y: o que é, como funciona, vantagens e dicas

A carreira em Y oferece duas opções de crescimento: cargo de gestão (líderes) ou especialização técnica. Entenda como funciona.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Ilustrações de três aviões azuis e um avião amarelo mudando de direção

Os planos de carreira em Y são conhecidos por permitirem o desenvolvimento profissional com mais flexibilidade, oferecendo opções de trajetórias técnicas ou de gestão.

Essa pode ser uma estratégia organizacional para promover o crescimento na empresa em caminhos muito mais naturais e alinhados às aptidões dos colaboradores.

Quando a preocupação com o futuro do funcionário é colocada em prática, crescem os índices de satisfação no trabalho e também de produtividade e engajamento. 

Neste texto, vamos explicar como se estruturam as carreiras em Y e quais as as vantagens para empresas e colaboradores!

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é um modelo de desenvolvimento profissional que oferece duas opções de crescimento: uma em cargos de gestão (líderes) e outra em especialização técnica (especialistas). 

Permite que profissionais escolham entre liderar equipes ou aprofundar-se tecnicamente, sem precisar assumir funções gerenciais.

O nome dessa abordagem faz referência à escalada profissional em duas possíveis trilhas, assim como a bifurcação da letra “Y”.

O plano de carreira Y surge no contexto de valorização de competências que vão além das tradicionais habilidades de liderança. 

Dessa forma, ao invés de automaticamente assumir funções de gestão, o funcionário promovido pode optar por seguir seu desenvolvimento exclusivamente na área técnica, sem assumir responsabilidades supervisionais.

Conheça também o conceito de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Como funciona o plano de carreira em Y?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o contexto no qual a modalidade em Y se insere.

Assim, devemos entender que a utilização de planos de carreira é, antes de tudo, uma estratégia de evolução profissional dos colaboradores. 

Ou seja, tratam-se de roteiros estruturados com a ordem dos cargos, seus pré-requisitos e as devidas responsabilidades assumidas. 

Existem diferentes metodologias que organizam a progressão de carreira. 

No caso do plano em Y, a proposta é permitir que os funcionários promovidos a cargos elevados escolham entre a área de gestão e a de especialização técnica. 

Isso significa que até mesmo os colaboradores que não se sentem confortáveis em liderar podem assumir posições hierárquicas superiores, ampliando as possibilidades de sucesso profissional a diversos perfis de competência.

Vantagens da carreira em Y para o funcionário

A carreira em Y oferece ao funcionário a possibilidade de crescer de acordo com suas habilidades e preferências, permitindo que ele escolha entre a gestão de equipes ou o aprofundamento técnico.

Isso traz maior satisfação profissional, já que o colaborador não precisa se tornar gestor para avançar na carreira. 

Ele pode se especializar e ser valorizado pelo conhecimento técnico, além de receber reconhecimento e recompensas por suas contribuições. 

Imagine a seguinte situação: um funcionário de extrema competência técnica simplesmente não consegue crescer na empresa em razão de suas habilidades de liderança não serem suficientes para ocupar um cargo de gestão. 

Essa é certamente uma situação frustrante para o profissional, concorda? 

A longo prazo, a insatisfação pode levar tanto à redução do rendimento quanto à saída do trabalhador para outra empresa. 

Portanto, os benefícios do plano em Y para os funcionários vão além do crescimento na carreira. 

Estamos falando em um planejamento que zela a própria qualidade de vida dos colaboradores, uma vez que as diferentes trilhas oferecem alternativas que se alinham às expectativas e sonhos pessoais, promovendo maiores índices de felicidade no trabalho.

Nesse sentido, é muito comum encontrar as carreiras em Y em abordagens organizacionais de Employee Experience (EX), cujo enfoque é garantir a melhor experiência profissional aos colaboradores.

Aqui explicamos melhor como funciona a Employee Experience!

Vantagens da carreira em Y para a empresa

Os planos de carreira mais flexíveis, como é o caso do modelo em Y, geram impactos positivos para todos os envolvidos.

Do ponto de vista da empresa, podemos mencionar a redução dos índices de turnover e a consequente diminuição de gastos com processos seletivos.

Além da retenção de talentos, veja outras vantagens da carreira em Y para a organização:

  • Incentivo à capacitação técnica e ao desenvolvimento de soft skills, ampliando a expertise do capital humano
  • Mais produtividade
  • Aumento da qualidade das entregas, considerando o engajamento dos colaboradores
  • Flexibilidade organizacional frente a necessidades de mudanças internas, já que esse tipo de plano de carreira permite realocar os colaboradores de maneira estratégica.

Entenda como o diagnóstico organizacional ajuda a entender o momento da empresa.

Diferença entre carreira em Y e W

Em tempos mais recentes, modalidades ainda mais flexíveis ganham destaque no mundo corporativo. 

Estamos falando, por exemplo, da carreira em W, cuja metodologia pode ser considerada uma “ampliação” do plano em Y. 

Basicamente, a ideia é oferecer mais opções de caminhos profissionais, incluindo a possibilidade de experiências interdisciplinares

Assim, ao invés de propor duas trilhas de carreira como no plano Y, o modelo em W fornece diversos caminhos dinâmicos e baseados em inúmeras competências, incluindo as habilidades técnicas e de gestão simultaneamente.

Um exemplo prático é o funcionário inicia sua carreira em uma função técnica, como engenheiro, depois assume um papel de liderança de gerente de projetos e, posteriormente, explora novas áreas, como marketing.

Como podemos observar, o trabalhador desenvolve diferentes habilidades e obtém experiências profissionais distintas, porém complementares. 

Vale lembrar que esse tipo de plano requer alto grau de organização de gerenciamento. 

Por isso, as empresas costumam adotar primeiro a carreira em Y para facilitar uma posterior transição para modelos mais flexíveis.

Como implementar a carreira em Y na empresa?

A implementação da carreira em Y requer um bom planejamento para que os cargos e critérios escolhidos estejam conforme a realidade corporativa. 

A seguir, explicamos o passo a passo para organizar os planos de desenvolvimento profissional na sua empresa. 

Análise interna

O primeiro passo é compreender a atual situação do organograma corporativo. 

Para isso, elabore o mapeamento das funções já existentes e visualize as lacunas nas oportunidades de crescimento profissional. 

Além do amparo dos gestores, é possível contar com o próprio feedback dos funcionários para identificar a abertura à implementação de cargos em Y.

Definição dos cargos e requisitos

Uma vez compreendido o cenário presente, avalie como criar as trilhas gerenciais e técnicas considerando as peculiaridades de cada departamento. 

Lembre-se de que as funções de gestão exigem pré-requisitos de competências relacionadas à liderança, comunicação assertiva e tomada de decisões estratégicas

Por sua vez, o caminho do especialista requer habilidades mais focadas na amplitude de conhecimento técnico e constante atualização nas ferramentas utilizadas na área.

Criação de planos de incentivo

Após a estruturação dos planos de carreira, é preciso incentivar os funcionários na escolha do caminho mais adequado. 

Para isso, cabe aos gestores identificarem nas avaliações de desempenho o potencial de cada colaborador e estimular a melhoria contínua

Além disso, a empresa pode oferecer programas de aperfeiçoamento específicos, como treinamentos técnicos e cursos de liderança.

E vale dizer: essa é uma excelente maneira de estimular a permanência dos profissionais mais engajados e produtivos.

Vale lembrar que também existem outras formas de garantir bons índices de satisfação no trabalho, incluindo a oferta de benefícios corporativos.

Por exemplo, o serviço de consultoria financeira da Neon permite que seus colaboradores aprendam a lidar melhor com o dinheiro, reduzindo as preocupações e desgastes com dívidas e orçamentos ultrapassados.

Agora que sabe tudo sobre o assunto, dê o próximo passo: una as vantagens da carreira em Y aos benefícios empresariais.

Conheça a Neon Benefício!

O benefício que você estava procurando, RH

Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul