Pesquisa de clima organizacional: para que serve e como fazer?

Você sabe como fazer uma boa pesquisa de clima organizacional? Veja os objetivos, como definir as perguntas e melhorar os resultados.
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Lápis ao lado de bloco de notas em branco, ambos em frente a fundo verde-água

Elaborar uma pesquisa de clima organizacional é uma estratégia interessante quando o assunto é aumentar a satisfação e engajamento dos colaboradores.

Isso porque as pesquisas desempenham um papel importante ao identificar as características da atmosfera psicológica nos locais de trabalho, fornecendo às empresas insights valiosos sobre como melhor atender às necessidades de seus colaboradores.

A seguir, explicamos tudo sobre como elaborar boas pesquisas e como obter bons resultados a longo prazo. 

Continue lendo!

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das mais importantes ferramentas de avaliação dos ambientes de trabalho. 

Ela permite ao RH identificar os problemas e conflitos entre os funcionários, além mapear as expectativas em relação à empresa. 

Existem diversas possíveis abordagens para desenvolver uma pesquisa organizacional, desde o uso de formulários simples à contratação de agências certificadoras.

A escolha da melhor estratégia depende de vários fatores, incluindo o porte da empresa.

A seguir, explicamos mais sobre o papel desse tipo de pesquisa para o crescimento sustentável de uma empresa.

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Para que serve a pesquisa de clima organizacional?

Como mencionamos, a pesquisa é fundamental para compreender o que os colaboradores pensam sobre a empresa e a cultura organizacional. 

Pontos fortes, oportunidades de melhoria, incômodos… as informações coletadas facilitam a criação de um plano de employee experience, estratégia que concede enfoque no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.

Veja quais são os parâmetros avaliados pela pesquisa de clima organizacional:

  • Satisfação dos funcionários em relação aos benefícios corporativos e salário
  • Expectativa de permanência na empresa
  • Clareza na comunicação interna entre os diferentes graus níveis hierárquicos
  • Engajamento e qualidade das entregas dos colaboradores
  • Senso de pertencimento à cultura organizacional
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Continue lendo para saber a importância de ter esses dados em mãos.

Qual a importância da pesquisa de clima organizacional?

Em primeiro lugar, as informações coletadas na pesquisa de clima organizacional auxiliam os gestores na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

Ou seja, permitem que a empresa saiba como garantir o bem-estar de seus colaboradores e manter as equipes mais unidas.

Além disso, ao entender quais são as expectativas dos funcionários, os empregadores podem adequar melhor as oportunidades de crescimento na carreira, bem como as políticas de benefícios corporativos.

Todas essas medidas são fundamentais para a retenção de talentos e redução das taxas de turnover.

Conheça os problemas das altas taxas de turnover.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

A maneira mais prática de organizar uma pesquisa de clima organizacional é optar pelos formulários digitais anônimos.

Por meio de plataformas específicas, é possível criar questionários simples com proteção da identidade dos participantes, estimulando respostas mais espontâneas e sinceras. 

A seguir, explicamos como criar uma pesquisa bem elaborada em poucos passos.

Defina as perguntas

O primeiro passo é determinar o foco da pesquisa, selecionando as áreas de enfoque das perguntas.

De modo geral, sugerimos abordar questões vinculadas às seguintes áreas:

  • Nível de satisfação com o relacionamento interpessoal e colaboração em equipe
  • Grau de reconhecimento e valorização dos colaboradores
  • Contentamento com as oportunidades de desenvolvimento profissional
  • Adequação da faixa salarial
  • Qualidade dos benefícios corporativos
  • Satisfação com a infraestrutura e equipamentos de trabalho.

Lembre-se de que as perguntas devem ser elaboradas de maneira objetiva, para facilitar a compreensão.

Mais para frente listamos diversos exemplos de perguntas, continue lendo.

Defina a escala de resposta

Uma vez definidas as perguntas, é hora de determinar a escala de respostas.

Por questão de praticidade, a maior parte do formulário costuma envolver a opção de “múltipla escolha”.

É possível optar por respostas numéricas que vão de 0 a 5, ou escalas de frequência que vão de “nunca” a “sempre”.

Lembre-se de que também é importante permitir campos de respostas abertas, para que os colaboradores expressem livremente suas opiniões e sugestões.

Para não dificultar a análise dos formulários, utilize uma proporção mais reduzida de respostas abertas.

Escolha a plataforma

Como explicamos, o uso das plataformas digitais facilita muito o processo de análise de dados.

Afinal, em poucos passos, as informações podem ser organizadas para a interpretação dos gestores.

Certifique-se de usar plataformas seguras, como o Google Forms, que protejam o anonimato dos colaboradores.

Isso é essencial para que os funcionários se sintam confortáveis em compartilhar suas opiniões de maneira sincera.

Divulgue a realização da pesquisa

Para que a pesquisa seja representativa, é fundamental contar com a participação do maior número de colaboradores possível.

Por isso, vale a pena caprichar na divulgação interna do período em que o questionário estará disponível.

Dica: se essa for a primeira vez em que sua empresa fará a pesquisa, realize treinamentos para que os funcionários saibam como será o passo a passo.

Analise os dados

Por fim, encerre o período de entrega dos formulários e organize as informações coletadas.

Use planilhas e gráficos para tornar a apresentação dos dados mais visual e facilitar a interpretação.

Identifique as áreas de menor desempenho e elabore um plano de ações para reverter a situação. 

Saiba como melhorar o trabalho em equipe!

Exemplos de perguntas para a pesquisa de clima organizacional

A seguir, listamos algumas das perguntas mais frequentes nas pesquisas de clima organizacional. 

Pegue seu bloco de anotações e vamos lá!

Comunicação interna e feedback

  • Como você avalia a comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos na empresa?
  • Você recebe feedback regularmente sobre o seu desempenho?
  • Você se sente ouvido quando expressa preocupações ou sugestões?
  • Você se sente confortável para expressar suas opiniões e ideias no ambiente de trabalho?

Colaboração em equipe

  • Como você classificaria o nível de cooperação entre os colegas de trabalho?
  • Você se sente apoiado pelos membros da equipe?
  • Você sente que o nível de competitividade entre os colaboradores afeta seu desempenho profissional?

Reconhecimento e valorização dos colaboradores

  • Você se sente reconhecido pelo seu trabalho?
  • A empresa oferece incentivos ou prêmios para reconhecer o desempenho dos colaboradores?
  • Você se sente valorizado pela empresa como um todo?

Oportunidades de desenvolvimento profissional

  • Quais são as suas perspectivas de crescimento profissional nesta empresa?
  • Qual sua opinião sobre programas de treinamento para os funcionários?
  • Você se sente encorajado a buscar oportunidades de aprendizado?

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

  • Você acha que a empresa promove um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
  • Você consegue conciliar suas responsabilidades profissionais com seus compromissos pessoais?
  • A empresa oferece benefícios ou políticas que incentivam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?

Benefícios corporativos

  • Você está satisfeito com os benefícios oferecidos pela empresa (plano de saúde, vale-refeição, etc)?
  • Os benefícios atuais atendem às suas necessidades?
  • Quais os tipos de benefícios que você gostaria de adicionar à política da empresa?

Leia também: Como medir e aprimorar a qualidade de vida no trabalho?

Não gostou do resultado? Como melhorar o clima organizacional?

Se os resultados da pesquisa não foram positivos, saiba que é possível reverter a situação com medidas que favoreçam os colaboradores.

Em um primeiro momento, deve-se identificar quais são os pontos fracos da empresa.

Em seguida, criar um plano de ação de curto e longo prazo, para modificar a percepção dos funcionários.

Por exemplo, otimizar os benefícios corporativos é uma excelente forma de reverter o quadro de insatisfação dos funcionários com os serviços oferecidos pelo empregador.

Lembre-se de incluir benefícios que sejam vantajosos e realmente auxiliem os colaboradores com suas dificuldades reais.

Por exemplo, o aconselhamento financeiro tem sido adotado por grandes empresas como forma de reduzir o estresse vindo de problemas de dinheiro.

Nesse contexto, a consultoria da Neon pode ser a melhor amiga do bem-estar financeiro da sua equipe.

Nossos especialistas auxiliam seus colaboradores a criar um planejamento financeiro pessoal para conseguir quitar as dívidas e juntar uma boa reserva de dinheiro.

Não perca mais tempo: venha para a Neon e melhore o desempenho da empresa nas pesquisas de clima organizacional!

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