Benefícios empresariais: o que são, importância e quais os melhores?

4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mulher sorrindo e batendo a mão na mão de outro homem

Os benefícios empresariais podem garantir os talentos certos para a sua empresa e manter sua equipe sempre motivada.

Além das vantagens obrigatórias por lei, você tem diversas opções adicionais à remuneração que tornam seu negócio mais atrativo para os profissionais.

Cabe ao RH montar um pacote de benefícios campeão e investir no capital humano da empresa.

Conheça a seguir os melhores benefícios empresariais para agregar valor às suas vagas.

O que são benefícios empresariais?

Benefícios empresariais, também chamados de benefícios corporativos, são vantagens que empresas privadas oferecem aos seus colaboradores para complementar o salário.

Alguns exemplos são o décimo terceiro salário, o vale-transporte, o vale-refeição, a assistência médica e o seguro de vida.

Logo, tudo o que não integra diretamente a remuneração acordada com o funcionário é considerado um benefício.

Na legislação trabalhista, existem alguns benefícios que são obrigatórios e outros que são oferecidos voluntariamente pelas organizações.

As férias remuneradas, por exemplo, são exigidas por lei, enquanto o plano de saúde é facultativo.

Dessa maneira, as empresas criam seu pacote de benefícios de acordo com a política de Recursos Humanos (RH), tendo como objetivo tornar as vagas atrativas para os profissionais e, assim, conquistar e reter os melhores talentos.

Qual a importância dos benefícios empresariais?

Como já mencionamos, os benefícios empresariais são os chamarizes que atraem talentos para trabalhar na empresa e contribuem com a retenção dos melhores profissionais.

De acordo com um levantamento da plataforma Empregos.com.br, os benefícios são o segundo critério mais importante para se candidatar a uma vaga, com 22,4% da preferência dos profissionais, atrás apenas do salário, que lidera com 70%.

Também vale ressaltar que os talentos das gerações Z e Y são os que mais valorizam os benefícios ao escolher um emprego, segundo uma pesquisa feita pela Swile.

Para esse segmento, é importante que a empresa ofereça flexibilidade e vantagens que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida.

Logo, se você quer garantir os funcionários mais competentes para o seu negócio e manter um alto nível de retenção de talentos, é fundamental ter uma boa política de benefícios empresariais.

Com esses atrativos, a tendência é que a empresa tenha um capital humano qualificado, disponha das competências necessárias para atingir suas metas e consiga formar lideranças inspiradoras.

E, obviamente, ter as pessoas certas no time é a receita para lucrar mais e crescer.

Quais são os melhores benefícios empresariais?

Para começar, vamos descartar os benefícios empresariais obrigatórios, que são:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que corresponde a 8% do salário do colaborador e deve ser depositado pela empresa sem nenhum desconto em folha
  • Férias remuneradas e mais um terço de férias adicional, calculados sobre o salário bruto
  • Décimo-terceiro salário proporcional aos meses trabalhados
  • Opção de vale-transporte pago pela empresa com desconto de até 6% na folha de pagamento
  • Adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, quando aplicável.

Além desses benefícios, algumas empresas podem ser obrigadas a oferecer vale-refeição e/ou vale-alimentação por convenção coletiva de trabalho.

Agora vamos conhecer os benefícios facultativos que podem fazer a diferença na atração e retenção de talentos:

1. Plano de saúde e odontológico

De acordo com o relatório Global Talent Trends, publicado pelo LinkedIn Talent Solutions, o plano de saúde é o benefício empresarial mais desejado pelos profissionais no mundo todo, com 92% de preferência.

O plano odontológico, geralmente oferecido em conjunto com a assistência médica, também é mencionado como uma vantagem de alto valor.

2. Vale-refeição ou alimentação

Embora não seja obrigatório, o vale-refeição ou alimentação já é um benefício clássico do mercado — e as empresas que não oferecem ficam para trás na corrida por talentos.

Enquanto o VR pode ser usado em restaurantes, o VA é mais abrangente e pode ser utilizado em supermercados, padarias, lanchonetes, etc.

A empresa também tem a opção de oferecer um refeitório no local de trabalho, como alternativa aos cartões de benefícios para alimentação.

3. Home office e horários flexíveis

O home office despontou na pandemia de COVID-19 e segue sendo um modelo de trabalho altamente desejado pelos profissionais.

Hoje, grande parte das empresas prefere apostar no trabalho híbrido, que combina alguns dias de trabalho presenciais e outros na modalidade remota.

De qualquer modo, benefícios ligados à flexibilidade como trabalho remoto total ou parcial, horários flexíveis e auxílio home office são excelentes opções para atrair e reter talentos, principalmente os mais jovens.

4. Empréstimo consignado

Benefícios empresariais ligados ao bem-estar financeiro também fazem sucesso entre os grandes talentos.

Um dos mais valorizados é o empréstimo consignado, aquele que tem desconto direto em folha, que pode ser oferecido aos funcionários de empresas privadas por meio de convênios com instituições financeiras.

Na Neon Benefícios, por exemplo, você tem acesso ao Neon Empréstimo Consignado, com as melhores taxas de juros do mercado e contratação online.

5. Salário sob demanda

Em um momento de crise financeira, tudo o que os colaboradores querem é a possibilidade de adiantar parte do salário.

Com uma solução desse tipo, sua empresa pode oferecer os adiantamentos sem juros para os colaboradores e descontar o valor em folha no mês seguinte.

Contratando o Salário sob demanda da Neon Benefícios, você oferece a opção de adiantar parte do salário sem precisar fazer cálculos complexos ou impactar o fluxo de caixa do negócio.

6. Assessoria financeira

Já pensou em ajudar seus colaboradores a colocarem as finanças em dia com um serviço de consultoria financeira?

Esse benefício está em alta devido ao avanço da educação financeira no país e pode ser muito valioso para equilibrar as contas dos funcionários.

Na Neon Benefícios, você tem a opção do serviço com atendimentos individuais, pelo WhatsApp, garantindo orientação personalizada sobre dívidas, economia, investimentos e muito mais.

Benefícios para 2024: ideias e como escolher.

Por que investir na saúde financeira como benefício empresarial?

A saúde financeira é um dos pilares que garantem a produtividade dos profissionais e também um poderoso motivador para o desenvolvimento da carreira.

Quando a empresa oferece benefícios empresariais relacionados às finanças, mostra sua preocupação com o equilíbrio do orçamento dos funcionários, sua prosperidade e planejamento para o futuro.

Além disso, colaboradores com as contas em dia não perdem noites de sono com dívidas, têm menos risco de desenvolver depressão e ansiedade, e também se tornam menos vulneráveis a ofertas salariais de concorrentes.

Então, ficou claro por que os benefícios empresariais são importantes para o seu negócio?

Aproveite e contrate agora as soluções da Neon Benefícios para tornar sua empresa o melhor lugar para se trabalhar!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos